Card image
Formula 1
Zhou declara que halo foi responsável por salvar sua vida em Silverstone

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/07/2022
  • Atualizado: 04/07/2022 às 14:53
  • Por: Ana Oliveira

Guanyu Zhou viveu um dos momentos mais apreensivos de sua carreira no domingo (3). O chinês foi lançado para fora da pista durante a largada do Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra. Após o susto, Zhou declarou que um dos grandes fatores para sair ileso foi a proteção do halo.

Zhou não sofreu lesões após acidente assustador em Silverstone (Foto: Getty Images)

O piloto da Alfa Romeo teve seu carro arremessado após toque com George Russel na largada. O monoposto de Zhou foi catapultado, indo para o chão ao contrário e se arrastando pela brita até bater na barreira de pneus, onde ainda foi novamente catapultado, indo parar nas grades de proteção, muito próximo ao público.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O halo teve papel importante ao evitar que a cabeça do piloto colidisse com o chão, já que a peça conhecida como “santo antônio” quebrou durante a queda. Além disso, o halo ajudou a pressionar a barreira de proteção, deixando um espaço para a cabeça de Zhou após o carro ficar preso entre a grade e a barreira.

LEIA MAIS:
Carlos Sainz Jr., pilotando uma Ferrari, vence seu primeiro GP na Fórmula 1
Zhou capota e causa bandeira vermelha na largada do GP da Inglaterra

A retirada do piloto levou cerca de 50 minutos. Em seguida, Zhou foi levado ao centro médico para uma avaliação, onde foi constatado que o piloto estava bem e não havia sofrido lesões graves. A Alfa Romeo divulgou uma declaração do chinês, onde ele comenta brevemente o acidente:

“Foi um grande acidente e estou feliz por estar bem”, iniciou o piloto. “Os comissários e a equipe médica da pista foram fantásticos com sua resposta rápida, e também devo meus agradecimentos à FIA e à Fórmula 1 por todo o trabalho que fizeram e continuam fazendo para melhorar a segurança de nossos carros: o Halo me salvou hoje e mostra que cada passo que damos para melhorar nossos carros tem resultados reais e valiosos.”

“Estou mais ansioso do que nunca para voltar aos trilhos e fazer o que amo: estou em forma e estou ansioso pela Áustria na próxima semana”, finalizou Zhou.

Comentários