A FIA e o Automóvel Clube do Oeste (ACO) anunciaram na noite dessa sexta-feira (1) uma mudança profunda no Campeonato Mundial de Endurance. O torneio, que realiza neste final de semana a quinta etapa de 2017 no México, passa a ser disputado em temporadas de dois anos e com oito etapas neste período, quatro em 2018, e mais quatro em 2019.
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A próxima temporada será aberta nos dias 4 e 5 de maio, com a realização das 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O torneio segue com as 24 Horas de Le Mans, marcada para os dias 16 e 17 de junho, e segue com duas provas na Ásia, marcadas para os circuitos de Fuji, no Japão, e de Xangai, na China, fechando a primeira metade do WEC.
O Mundial de Endurance será retomado em fevereiro de 2019 com a realização de uma etapa em um circuito a ser definido, e seguirá com uma novidade: o retorno das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. O circuito, aliás, receberá no mesmo final de semana, duas provas de 12 horas, uma válida pelo WEC, e outra que contará pontos para o IMSA, torneio americano de protótipos.
As últimas duas corridas da edição 2018/2019 do Mundial de Endurance acontecem nos dois circuitos que abrirão a temporada. Spa-Francorchamps recebe uma prova de seis horas de duração no mês de maio, enquanto as 24 Horas de Le Mans fechará a temporada entre os dias 15 e 16 de junho de 2019.
A mudança foi motivada pela debandada das montadoras que mantinham equipes na classe LMP1, a principal do FIA WEC. Em menos de dois anos, o Mundial de Endurance viu a Nissan ter um projeto mal-sucedido, e a Audi e a Porsche – esta última ainda na ativa – trocarem a competição de protótipos pela Fórmula E. Assim, apenas a Toyota segue no campeonato, mas avalia a sua permanência.
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