Card image
Notícias
Vídeo: Karginov é excluído do Dakar após atropelar fã

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 12/01/2019
  • Atualizado: 12/01/2019 às 9:26
  • Por: Leonardo Marson

O russo Andrey Karginov foi excluído do Rally Dakar. O piloto, que estava na terceira colocação entre os caminhões após cinco especiais, atropelou um fã que acompanhava o estágio entre Tacna e Arequipa, no Peru, com o caminhão Kamaz que pilotava, e não parou para prestar socorro a vítima. O torcedor era um sul-africano de 60 que estava em um grupo assistindo os veículos passarem fora de uma zona para o público, e teve a perna fraturada.

LEIA MAIS:
Nikolaev vence quinta especial do Dakar nos caminhões

“O concorrente foi excluído do rali pelo júri dos comissários por não parar para prestar assistência ao espectador lesionado”, disse o A.S.O., entidade organizadora do Rally Dakar, justificando a desclassificação de Karginov, que corria ao lado de Igor Leonov e Andrey Mokeev. O trio venceu duas das cinco especiais da prova.

Vladimir Chagin, chefe da Kamaz e sete vezes campeão do Dakar, classificou como “muito dura” a exclusão de Karginov. De acordo com o dirigente, o piloto russo não percebeu que tinha atropelado um expectador no momento do acidente, e só foi avisado após chegar ao acampamento em Arequipa.

“Há muitos espectadores na rota, e nas partes mais difíceis há sempre muitos deles, espalhados em vários grupos. Enquanto Karginov subia uma das subidas, havia um grupo de cinco espectadores no caminho do caminhão. Quatro conseguiram se livrar, mas um deles tropeçou na areia e sua perna ficou presa sob a roda traseira do caminhão” disse Chagin.

“Andrey naturalmente não viu isso – foi uma subida e tudo o que você pode ver através do para-brisa é o céu e o topo da montanha. Então ele só descobriu sobre o acidente ao chegar ao acampamento”, seguiu o dirigente, se dizendo surpreso com a decisão pela exclusão.

“Foi investigado pelos comissários e, para nossa surpresa, os organizadores tomaram a dura decisão de desqualificar o caminhão. Estamos muito surpresos com a decisão, mas não podemos protestar aqui, só depois que a corrida terminar. Então temos que aceitar e continuar com três equipes”, completou.

Foto: Red Bull Content Pool

Deixe seu Comentário

Comentários