Card image
Notícias
Verstappen sobrevive ao caos, vence na Holanda e iguala recorde de Vettel

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/08/2023
  • Atualizado: 27/08/2023 às 12:29
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (27) o Grande Prêmio da Holanda, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position, viu uma rápida chuva o tirar da ponta da prova nas voltas iniciais, mas retomou a ponta na 13ª das 72 voltas no circuito de Zandvoort. O resultado representa a 11ª vitória do holandês no ano, e a nona vitória seguida, igualando o recorde de Sebastian Vettel.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A corrida contou com uma longa bandeira vermelha por conta de uma forte chuva que atingiu o circuito na 61. Após uma batida de GuanYu Zhou, a direção de prova acionou a bandeira vermelha para que as condições do traçado melhorassem. A corrida foi paralisada na volta 65, e seguiu até o complemento das 72 voltas sem maiores problemas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

A segunda colocação ficou com Fernando Alonso, com a Aston Martin, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, completou o pódio com a terceira colocação, beneficiado por uma punição contra Sergio Pérez por excesso de velocidade nos boxes. O mexicano terminou em quarto, enquanto Carlos Sainz, da Ferrari, foi o quinto colocado.

A F1 retoma a temporada 2023 no próximo domingo, com a disputa do Grande Prêmio da Itália, corrida marcada para o Autódromo Nacional de Monza, na Itália.

Confira como foi a corrida

Ainda durante a volta de apresentação, a chuva chegou em Zandvoort, mas os pilotos ainda seguiram com pneus slicks. Na largada, Max Verstappen manteve a liderança da prova, sendo seguido por Lando Norris. Fernando Alonso passou por George Russell para tomar o terceiro lugar. Ainda durante o primeiro giro, a chuva chegou de vez, e Sergio Pérez foi o primeiro a visitar os boxes, colocando pneus intermediários.

Outros pilotos optaram por seguir o mexicano da Red Bull, como GuanYu Zhou, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e Liam Lawson. Na volta seguinte, Verstappen e Alonso também trocaram os pneus slicks pelos intermediários, o que foi feito também por Carlos Sainz e Esteban Ocon. Ainda na volta 3, Pérez passou por Russell para tomar a liderança da corrida.

Lando Norris e Lewis Hamilton foram aos boxes no quarto giro da corrida, enquanto Zhou tomou a segunda colocação. A partir da sexta volta, Verstappen começou a avançar, passando por Gasly, na volta 6, e pelo chinês da Alfa Romeo, no giro seguinte, para tomar o segundo lugar. Mais do que isso, o holandês começou a se aproximar rapidamente de Pérez.

A chuva passou e a pista começou a secar rapidamente, e os pilotos que colocaram pneus intermediários, e quem insistiu em ficar com pneus slicks, caso de Albon. Kevin Magnussen foi aos boxes na volta 10, colocando pneus macios, o que foi seguido por todos que usaram os compostos para chuva na sequência. Zhou foi o único que colocou pneus médios. Verstappen parou na volta 12, e tomou a liderança no giro seguinte, após Pérez fazer sua parada.

A chuva voltou a cair na região do pit lane na volta 15, enquanto Logan Sargeant parou no muro na curva 8 do circuito uma volta depois, provocando a entrada do Safety Car. Russell aproveitou para trocar os pneus macios pelos duros no giro seguinte. O grupo dos cinco primeiros colocados era formado por Verstappen, Pérez, Alonso, Gasly e Sainz.

A relargada veio na volta 22 com Sainz atacando Gasly pela quarta posição. No giro seguinte, Albon passou por Magnussen para tomar a sétima posição. O dinamarquês acabou ultrapassado também por Ocon no giro seguinte, caindo para o nono lugar. Na frente, Verstappen rapidamente começou a se distanciar, disparando dois segundos de frente em relação a Pérez na volta 26, mesmo momento em que Hamilton tomou a 12ª posição de Leclerc.

Albon e Ocon seguiram avançando e se valeram dos pneus macios, ainda que no caso do tailandês, mais desgastados, para superar Zhou, que tinha pneus médios. Hamilton seguiu avançando e tomou a 11ª posição de Magnussen na volta 29, enquanto Yuki Tsunoda foi mais um a superar o chinês da Alfa Romeo, tomando o oitavo lugar. Na volta seguinte, foi a vez de Norris passar pelo asiático, que caiu ao décimo lugar.

Verstappen abriu quatro segundos de vantagem para Pérez na abertura da volta 33, enquanto Hamilton passou por Zhou e entrou na zona de pontuação pela primeira vez na corrida. No pelotão de trás, Russell passou por Valtteri Bottas para ganhar a 16ª colocação. Norris, por sua vez, passou a atacar Tsunoda pela oitava colocação, trazendo consigo Hamilton.

Russell passou por Leclerc para tomar a 14ª colocação, enquanto Zhou foi aos boxes para receber pneus macios. No pelotão intermediário, Tsunoda seguia segurando os ataques de Norris. Na frente, Verstappen disparou sete segundos de vantagem em relação a Pérez na volta 41, enquanto Liam Lawson passou por Leclerc, tomando a 15ª posição. Metros depois, o monegasco deu o troco no neozelandês, retomando o posto no top-15.

Enquanto Russell superava Hulkenberg para tomar a 12ª colocação, Sainz foi aos boxes para colocar um novo jogo de pneus macios. Já Leclerc abandonou a corrida com problemas no assoalho do carro. Outro que parou nos boxes foi Norris, também ganhando um jogo de pneus macios, o que acabou seguido por Ocon, que fez a mesma coisa na volta 44.

Albon, que ainda não havia feito nenhuma parada nos boxes durante a corrida, trocou os pneus macios pelos médios na volta 45. Pérez, então, fez seu pit stop no 46º giro, ganhando um novo jogo de pneus macios, o que também ocorreu com Hamilton. Gasly e Piastri trocaram pneus na volta 47. Na passagem seguinte, Sainz deixou Tsunoda para trás, ganhando o quarto lugar do japonês da AlphaTauri.

Alonso foi aos boxes na volta 49, mas viu a Aston Martin fazer uma parada lenta. Um giro depois, foi a vez de Verstappen trocar pneus, passando a ter compostos macios novos e voltando na liderança. Gasly, então, passou por Tsunoda, tomando o quinto lugar. Pouco depois, na volta 52, Alonso superou Sainz, assumindo a terceira colocação.

Russell, por sua vez, passou por Tsunoda, tomando a sexta posição mesmo após um toque entre os dois. Albon também tomou a posição do japonês na volta 53. O piloto da AlphaTauri, com pneus muito desgastados, se tornou presa fácil para os rivais, sendo superado por Ocon, enquanto Hamilton abriu ataque sobre Norris, e ambos deixaram Tsunoda para trás, avançando para a nona e a décima posições, respectivamente.

Albon, com pneus mais novos, passou por Russell para tomar a sexta colocação. Hamilton foi outro que passou pelo inglês, assumindo a sétima posição. Mais na frente, Gasly tomou a quarta posição de Sainz na volta 61. A chuva chegou e Pérez foi aos boxes no mesmo momento para colocar pneus intermediários, sendo seguido por Gasly, Sainz, Hamilton, Russell, Piastri, Tsunoda, Stroll e Hulkenberg.

Verstappen entrou nos boxes na volta 62, o que foi seguido por Alonso e Albon. Pérez escapou da pista e perdeu a segunda posição para o espanhol da Aston Martin. Zhou bateu na volta 64, enquanto Bottas escapou da pista. O Safety Car Virtual foi acionado e Verstappen e Pérez trocaram os pneus intermediários pelos compostos de chuva extrema. A bandeira vermelha foi acionada.

Após uma interrupção de mais de 40 minutos, a corrida foi retomada com o Safety Car à frente do pelotão. A relargada veio na volta 67 com Verstappen mantendo a liderança e rapidamente abrindo vantagem para Alonso. Russell, por sua vez, passou por Norris para tomar a sétima posição. Pérez passou a ser investigado por excesso de velocidade nos boxes, sendo punido em cinco segundos.

Russel foi aos boxes por conta de um toque com Norris no momento da ultrapassagem, despencando para a 17ª colocação. Hamilton, por sua vez, passou a atacar Sainz pelo quinto lugar. Na frente, Verstappen seguiu para vencer pela 46ª vez na carreira.

Deixe seu Comentário

Comentários