Max Verstappen foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa do Grande Prêmio dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada no Circuito das Américas nesta sexta-feira (20), o já campeão de 2023 e piloto da Red Bull registrou 1min35s912 na melhor das suas voltas, usando pneus macios.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s156 mais lento em relação ao holandês. Lewis Hamilton, com a Mercedes, terminou a atividade com a terceira colocação, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco melhores foi completado por Kevin Magnussen, da Haas.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
George Russell, com a Mercedes, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Alexander Albon, sétimo com a Williams. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, anotou o oitavo tempo, enquanto Nico Hulkenberg, da Haas, foi o nono melhor. A lista dos dez mais rápidos foi completada por Pierre Gasly, com a Alpine.
LEIA MAIS:
GP de São Paulo de F1 terá venda de ingressos nesta sexta-feira
F1: Red Bull apresenta novo layout no carro para o GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen espera por final de semana agitado nos Estados Unidos
F1: Band exibe Sprint do GP dos Estados Unidos em VT. BandSports mostra prova ao vivo
F1: Haas exibe layout especial para o GP dos Estados Unidos
F1: veja a programação e onde assistir na TV ao GP dos Estados Unidos
A partir das 18h será realizada a classificação que determinará as posições de largada para o domingo (22), quando o Grande Prêmio dos Estados Unidos terá será disputado. A prova tem início marcado para 16h.
Confira como foi o treino
A única sessão de treinos livres no Circuito das Américas começou com temperatura em 31°C e umidade em apenas 17%. O asfalto estava em 37°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista para suas primeiras voltas no final de semana, inclusive Daniel Ricciardo, de volta ao grid após algumas etapas fora.
Max Verstappen se colocou na frente nos minutos iniciais, marcando 1min39s736 com a Red Bull equipada com pneus duros, sendo seguido por Nico Hülkenberg, da Haas, e Valtteri Bottas, da Alfa Romeo. Com seis minutos de treino, Carlos Sainz colocou a Ferrari na quarta posição, enquanto Oscar Piastri apareceu em quinto, logo à frente de Sergio Pérez.
George Russell pulou para a liderança com a Mercedes, mas acabou superado por Hulkenberg pouco depois. Então Verstappen se colocou na frente com 1min37s687. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, apareceu na segunda colocação, distante 0s916 do tempo obtido pelo campeão da temporada. O holandês, então, marcou 1min37s498 com a Red Bull.
Com 14 minutos de atividade, Hamilton melhorou seu tempo, ficando 0s044 distante do tempo de Verstappen, em um top-5 que ainda contava com Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez. Lance Stroll, por sua vez, via a Aston Martin trabalhar em seu carro visando resolver um problema nos freios do equipamento.
Hamilton se colocou na liderança da sessão com 1min37s394 no fechamento do primeiro terço do treinamento, batendo Verstappen por 0s104. Pouco depois, Lando Norris avançou ao terceiro lugar com a McLaren. Chamava atenção também o desempenho de Logan Sargeant, que se colocou em 11º, uma posição à frente de Alexander Albon, seu companheiro de Williams.
O treinamento chegou à metade sem que os pilotos usassem pneus macios, e com Hamilton na frente, seguido por Verstappen, Norris, Tsunoda e Magnussen. Com 34 minutos de sessão, o Piastri escapou da pista, sem causar problemas ao carro ou ao andamento da sessão. A Aston Martin, por sua vez, seguia trabalhando no carro de Stroll.
Com 40 minutos de sessão, Norris tomou a ponta da tabela de tempos ao marcar 1min37s256m usando pneus médios. Fernando Alonso, por sua vez, pulou para a nona posição com a Aston Martin pouco depois. O espanhol seguiu avançando e pulou para quarto quando restavam 15 minutos para o final do treinamento, aparecendo à frente de Carlos Sainz, da Ferrari.
Sargeant foi o primeiro a partir para a pista com pneus macios, e cravou o quarto tempo, distante apenas 0s386 de Norris. Albon foi ainda melhor, marcando 1min36s535 para tomar a liderança da sessão. Aos poucos, outros pilotos começavam a dar voltas com os compostos de faixa vermelha. Verstappen virou líder com 1min35s912.
Único americano do grid, Sargeant avançou para o terceiro lugar, caindo uma posição após Hulkenberg tomar seu posto. Magnussen, então, cravou o segundo tempo restando seis minutos para o encerramento do treino, sendo seguido por Russell. Pérez se colocou em segundo, mas foi batido por Charles Leclerc instantes depois.
Hamilton avançou para a terceira colocação com três minutos para o final da sessão. O treinamento, contudo, terminou com Verstappen na frente, seguido por Leclerc.
Deixe seu Comentário