Card image
Fórmula 1
Verstappen domina e vence GP da Holanda

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/09/2022
  • Atualizado: 04/09/2022 às 11:53
  • Por: Ana Oliveira

Max Verstappen venceu neste domingo (4), o Grande Prêmio da Holanda, 15ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole e dominou a prova, perdendo a posição de liderança somente em momentos de parada para troca de pneus. É a segunda vez que o holandês vence em casa.

Verstappen foi dominante no GP em casa (Foto: Red Bull Content Pool)

George Russel foi o segundo colocado, conseguindo ultrapassar o companheiro de equipe, Lewis Hamilton, nas voltas finais. A terceira posição foi ocupada por Charles Leclerc com a Ferrari. Hamilton sustentou o quarto lugar, mesmo com um conjunto de pneus médios mais desgastado. Sergio Pérez finalizou em quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fernando Alonso até tentou ultrapassar Pérez, mas precisou se contentar com a sexta colocação. Lando Norris posicionou sua McLaren em sétimo, seguido por Carlos Sainz, que cruzou a linha de chegada em quinto, mas recebeu uma punição de cinco segundos. Esteban Ocon e Lance Stroll completaram o top-10 em Zandvoort.

LEIA MAIS:
F2: Drugovich vence em Zandvoort e coloca mão no título
F3: Maloney resiste aos ataques de Martins e vence na Holanda

A corrida contou com duas interrupções: uma do Safety Car virtual, causada por Yuki Tsunoda, e outra do carro de segurança real, que precisou entrar após a Alfa Romeo de Valtteri Bottas apagar no meio da pista.

A Fórmula 1 segue para Monza, na Itália, onde fará sua 16ª etapa da temporada 2022.

Confira como foi a corrida

O Grande Prêmio da Holanda começou com Max Verstappen mantendo a primeira colocação, apesar da tentativa de ataque de Charles Leclerc.Na parte de trás, Hamilton quase saiu da pista após toque de Carlos Sainz, mas se manteve na quarta posição.

Na segunda volta, Magnussen escorregou na pista suja e bateu levemente na barreira de proteção. A bandeira amarela foi acionada, mas o piloto da Haas conseguiu retornar para a pista sem grandes prejuízos para a prova.

As próximas voltas foram utilizadas pro Verstappen para abrir vantagem sobre Leclerc. O líder do campeonato chegou a abrir mais de um segundo na pista holandesa, enquanto o monegasco da Ferrari buscava reagir com voltas rápidas.

Após forçar Pierre Gasly na volta 9, Fernando Alonso conseguiu diminuir a distância e ultrapassar o francês da AlphaTauri na volta seguinte, subindo para a 12º colocação. O bicampeão mundial partiu para perseguir Yuki Tsunoda. A ultrapassagem veio duas voltas depois.

Daniel Ricciardo e Gasly inauguraram a janela de paradas, ainda na volta 12. Os dois pilotos optaram por compostos médios. Alonso foi de pneus brancos, enquanto Guanyu Zhou calçou macios para o segundo stint.

Carlos Sainz e Sergio Pérez foram para o pit ao mesmo tempo. Porém, o espanhol não contou com a sorte: os mecânicos não estavam posicionados com um dos pneus, fazendo com que Sainz voltasse em 11°.

Verstappen foi ao boz na volta 19, logo após Leclerc. Ambos os pilotos calçaram compostos médios. O holandês retornou em terceiro, à frente do piloto do carro #16. Lewis Hamilton e George Russell ocuparam temporariamente as primeiras posições.

Na volta 27, Verstappen passou a perseguir Russell mais de perto. Com pneus mais desgastados, o britânico com teve como reagir e acabou cedendo. Hamilton continuava na liderança com pouco mais de 2s de vantagem, mas logo foi para os boxes.

O heptacampeão mundial alcançou Sergio Pérez na volta 36. Os dois ficaram lado a lado em uma das curvas de Zandvoort, mas Hamilton recuou, evitando uma possível colisão. Ainda assim, o piloto da Mercedes continuou insistindo, até que conseguiu ultrapassar o mexicano.

Vettel acabou entrando na frente de Hamilton ao sair dos boxes, ajudando Pérez a reagir. Porém, o sete vezes campeão mundial resistiu e conseguiu manter a terceira posição. Uma volta depois, o mexicano seria também ultrapassado por Russell.

A volta 44 trouxe uma bandeira amarela após Yuki Tsunoda parou na pista, alegando que seus pneus estavam soltos. Porém, o engenheiro afirmou no rádio que estava tudo normal e o japonês da AlphaTauri retornou para a pista, mas precisou ir aos boxes para ajustar o cinto, que estava solto.

Ao sair dos boxes, ele alegou ter algo errado com a traseira do carro e parou, causando o primeiro Safety Car virtual da prova. Enquanto isso, várias equipes aproveitaram para realizar o segundo pitstop da corrida. A bandeira verde foi liberada na volta 50.

Com 15 voltas para o fim, o Safety Car real entrou após Valtteri Bottas parar na reta principal. Com isso, Verstappen foi para o boxes para um novo conjunto de pneus médios. Ele retornou na terceira posição, mas foi beneficiado pela parada de Russell e assumiu o segundo lugar.

O carro de segurança deixou a pista ao fim da volta 60, com Lewis Hamilton controlando a relargada. O hepta- campeão mundial foi atacado ainda na reta principal e Verstappen retomou a liderança da corrida na Holanda.

O final da prova foi marcado por Russell ultrapassando Hamilton pela segunda posição. Em seguida, Leclerc passou a atacar o heptacampeão, que conseguiu se defender até a reta principal, onde o monegasco se aproveitou do DRS para consolidar a ultrapassagem.

Verstappen conseguiu abrir mais de três segundos de vantagem para Goerge Russel e venceu com tranquilidade o GP da Holanda, garantindo sua 30ª vitória na carreira.

1) Max Verstappen (Red Bull), 72 voltas
2) George Russell (Mercedes), +4.071
3) Charles Leclerc (Ferrari), +10.929
4) Lewis Hamilton (Mercedes), +13.016
5) Sergio Pérez (Red Bull), +18.168
6) Fernando Alonso (Alpine/Renault), +18.754
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes), +19.306
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), +20.916
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +21.117
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +22.459
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), +27.009
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes), +30.390
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), +32.995
14) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), +36.007
15) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +36.869
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), +37.320
17) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), +37.764
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), +1 volta

Não completaram
Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)

Deixe seu Comentário

Comentários