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Turismo Nacional abre temporada 2023 cheia de novidades em Goiânia

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  • Publicado: 29/03/2023
  • Atualizado: 29/03/2023 às 16:10
  • Por: Ana Oliveira

A Turismo Nacional inicia seu campeonato nesta semana, entre 31 de março e 2 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Essa é a sétima temporada da categoria, que reúne em seu grid os modelos mais vendidos da indústria nacional.

Programação da Turismo Nacional contempla seis corridas no fim de semana
(Foto: Cleocinei Zonta/Turismo Nacional)

Organizadora da TN, a Vicar implementou mudanças importantes este ano: pacote técnico mais robusto e acessível, aumentando a potência dos carros para 200cv, premiação para os vencedores de corridas e a definição de duas classes, nascidas para simplificar a competição e também para tornar os grids ainda mais competitivos.

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Outro grande atrativo reservado para a Turismo Nacional neste ano é a chance de inserir a categoria no meio de grandes competições do automobilismo sul-americano. A etapa de abertura do campeonato da TN compõe o cronograma que contempla também a jornada de abertura da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, a principal categoria do esporte a motor na América Latina. E outras três rodadas do calendário serão realizadas em conjunto com o TCR South America e o TCR Brasil.

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A última temporada trouxe à Turismo Nacional um dos elementos mais importantes adotados pelo automobilismo de competição nas últimas décadas: o câmbio paddle-shift, acionado por borboletas atrás do volante. Em 2022, o pacote técnico, que também contemplou motor de competição de capacidade cúbica de 2 litros, entrou em vigor na nova categoria TN PRO, que teve como campeão o catarinense Juninho Berlanda.

Para 2023, o conjunto de equipamentos vale para todas as categorias do grid. De maneira simplificada, a Turismo Nacional adota para a nova temporada as classes ‘A’ e ‘B’. A primeira divisão reúne os pilotos mais experientes, enquanto a classe ‘B’ será destinada aos competidores novatos. Permanece, contudo, a subdivisão Sênior, que agrega pilotos com mais de 54 anos, e a Rookie, destinada aos estreantes na competição. Ao todo, cada categoria vai contar com um máximo de 42 inscritos.

O pacote técnico da Turismo Nacional para 2023 reúne um amplo kit, desenvolvido pela Audace Tech, empresa do Grupo Veloci — dono da Vicar — especialista em equipamentos de competição. Além do câmbio paddle-shift, as equipes farão leasing de peças compostas também por motor, radiadores, volante de competição com borboletas de troca de marchas, sistema de exaustão e consumíveis do veículo. A medida tem como principal objetivo a redução de custos, mas busca garantir também corridas sem quebras desses sistemas, proporcionando um equipamento mais confiável para os pilotos.

O calendário conta com seis etapas. Mas a mudança está no número de corridas em cada rodada. A jornada de abertura do campeonato traz na programação shakedown, dois treinos livres e sessão classificatória na sexta-feira, além de seis corridas durante o fim de semana, sendo quatro no sábado e outras duas no domingo. As categorias ‘A’ e ‘B’ vão correr em conjunto, mas vão somar pontos separadamente.

A Turismo Nacional será transmitida, além do YouTube oficial da categoria, também pela Tribo do Gaules, em mais uma novidade para a categoria em 2023.

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