Card image
Notícias
Stock Car desembarca no RJ com expectativa para pista 100% concreto

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/04/2022
  • Atualizado: 07/04/2022 às 20:18
  • Por: Ana Oliveira

Neste final de semana, a Stock Car retorna ao Rio de Janeiro após quase dez anos da última corrida por lá.  A terceira etapa da temporada 2022 será disputada neste domingo (10) a partir das 13h20. A expectativa é grande para a estreia da nova pista, no Aeroporto Internacional RioGaleão – Tom Jobim. Um dos diferenciais do traçado é que ele é feito 100% de concreto, com nível de aderência mais alto do que o habitual asfalto.

Stock Car, Cacá Bueno, Rio de Janeiro, freios, reta, Pista, Aeroporto do Galeão, Rio
Pista recebe o nome de Cacá Bueno, maior vencedor da Stock Car no Rio de Janeiro. Foto: Luis França

A última vez que a Stock Car disputou uma prova no Rio de Janeiro foi em 15 de julho de 2012, no extinto Autódromo Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá. Apenas 12 pilotos dos 34 no grid atual estavam presentes na prova, dentre eles Allam Khodair, Thiago Camilo e Ricardo Maurício, que foram ao pódio na ocasião.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Pilotos experientes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e o atual campeão Gabriel Casagrande, irão acelerar um Stock Car na cidade maravilhosa pela primeira vez.

LEIA MAIS:
Porsche Show: campeonato dos supercarros alemães deu a largada

O traçado de 3.226 metros montado nas pistas de pouso e decolagem do Galeão deve ser a segunda mais veloz da temporada, atrás somente do oval de Goiânia. Outro desafio é a superfície 100% de concreto, que causa uma aderência mais alta, inclusive em situações de pista molhada.

“Por proporcionar uma aderência maior, o concreto vai permitir frenagens mais fortes a reduções mais rápidas de velocidade e, consequentemente, maior temperatura nos discos e pastilhas de freio”, explica André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais das pastilhas e discos de freio da categoria, materiais que suportam altíssimas temperaturas de trabalho – 840ºC nas pastilhas Fras-le e 720ºC nos discos Fremax.

Confira os comentários de Cacá Bueno sobre os desafios da etapa no Galeão:

A terceira etapa da Stock Car vai ser transmitida ao vivo pela Band, canais SporTV e YouTube da cateogoria. Além da Twitch da Tribo do streamer Gaulês.

Sábado, 9 de abril
9h55 – 1º Treino
12h50 – 2º Treino
15h40 – Classificação

Domingo, 10 de abril
13h20 – Corrida 1
13h57 – Corrida 2

Deixe seu Comentário

Comentários