Após muitas especulações sobre seu futuro na Fórmula 1, o tetracampeão Sebastian Vettel anunciou que vai se aposentar da categoria ao final da temporada 2022. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28), através de um vídeo divulgado no recém-criado instagram do piloto alemão.
O longo depoimento se inicia assim; “Eu estou aqui para anunciar minha após a temporada 2022 da Fórmula 1. Eu deveria começar com a longa lista de pessoas a quem devo agradecer, mas eu sinto que é mais importante explicar as razões por trás da minha decisão.”
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
“Eu amo o esporte. É algo central na minha vida desde que eu consigo me lembrar. Mas assim como existe a minha vida dentro da pista, existe a vida fora dela. Ser um piloto de corridas nunca foi minha única identidade”, continua o alemão.
LEIA MAIS:
Fórmula 2 desembarca na Hungria; confira horários e onde assistir na TV
“Eu acredito muito em identidade por quem somos e como tratamos os outros mais do que pelo que nós fazemos. Quem sou eu? Eu sou Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Eu sou curioso e facilmente fascinado por pessoas apaixonadas e talentosas.”
“Eu sou obcecado pela perfeição. Eu sou tolerante e sinto que todos temos o mesmo direito de viver, não importa como nos parecemos, de onde viemos ou quem amamos. Eu amo sair para fora e amor a natureza e suas maravilhas.”
“Eu sou teimoso e impaciente. Eu posso ser bem chato. Eu gosto de fazer as pessoas rirem. Eu gosto de chocolate e o cheiro de pão fresco. Minha cor favorita é azul. Eu acredito na mudança e no progresso e toda pequena coisa que faça a diferença. Eu sou otimista e acredito que as pessoas são boas.”
Em seguida, Vettel falou sobre sua relação com a Fórmula 1: “Eu iniciei uma família e amo estar ao redor deles. Criei outros interesses além da Fórmula 1. Minha paixão por corridas e F1 vem com muito tempo longe deles e retira muito da minha energia.”
“Me comprometer com a minha paixão do jeito que eu fiz e do jeito que eu acho certo não compactua com o meu desejo de ser um bom pai e marido. A energia que requer se tornar um só com o carro e a equipe para alcançar a perfeição exige foco e comprometimento.”
“Minhas metas passaram de vencer corridas e lutar por campeonatos para ver meus filhos crescerem, passar meus valores, ajudar eles quando eles precisarem, ouvir eles quando precisarem de mim, não ter que dizer adeus, e mais importante, ser capaz de aprender com eles e deixar eles me inspirarem. Crianças são o nosso futuro.”
“Eu acredito que há muito o que explorar e aprender. Sobre a vida e sobre eu mesmo. Falando do futuro, eu sinto que nós vivemos em tempos muito decisivos. E como nós vamos moldar esses próximos anos vai determinar nossas vidas.”
“Minha paixão chega com muitos aspectos que eu aprendi a não gostar. Eles podem ser resolvidos no futuro, mas a vontade de aplicar a mudança precisa crescer muito mais e precisa ser colocada em prática hoje.”
“Falar não é o bastante e nós não podemos esperar. Não existe alternativa. A corrida está em progresso. Minha melhor corrida? Ainda está por vir. Eu acredito em seguir em frente, para frente. O tempo é uma via de mão única e eu quero segui-lo.”
O tetracampeão mundial encerra seu longo texto dizendo que quer explorar novos caminhos e enfrentar novos desafios. “As marcas que eu deixei nas pistas ficarão até o tempo e a chuva removerem elas. Novas marcas virão. O amanhã pertence aos que fazem o hoje.”
“Eu acredito que ainda há uma corrida para vencer. Adeus e obrigada por me deixar compartilhar a pista com você. Eu amei cada parte disso.”
Sebastian Vettel fez sua estreia na Fórmula 1 no GP dos Estados Unidos, pela BMW Sauber. Era apenas o início de uma carreira que traria quatro títulos mundiais ao alemão: 2010, 2011, 2012, 2013, todos com a Red Bull.
O piloto também passou seis temporadas com a Ferrari, onde chegou a disputar títulos, mas não conseguiu bater os pilotos Mercedes. Em 2021, Vettel se transferiu para a Aston Martin, onde fica até o fim da temporada 2022.
Deixe seu Comentário