Card image
Notícias
Saiba como foi a temporada internacional dos pilotos que correram na F4 Brasil em 2022

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/11/2023
  • Atualizado: 13/11/2023 às 18:49
  • Por: Leonardo Marson

Com o encerramento do campeonato da F4 Espanhola, ocorrido no último domingo (12), em Barcelona, terminou também o 2023 dos pilotos que correram no exterior após integrarem o grid da primeira temporada da história da F4 Brasil. O saldo foi de um título, algumas vitórias e pódios para quem se aventurou fora do País.

Nic Giaffone
Foto: Gavin Baker

O principal destaque foi Nic Giaffone. Diferente da maioria dos outros pilotos que foram ao exterior, sempre em categorias europeias, o filho de Felipe Giaffone foi para os Estados Unidos e conquistou o título da USF Juniors, categoria de entrada para quem visa correr na Indy. Com seis vitórias e 11 pódios, o paulista foi dominante no campeonato, fechando a fatura no Circuito das Américas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Ainda nos Estados Unidos, Nicholas Monteiro disputou a temporada da USF Pro 2000, defendendo duas equipes: a NeoTech, até a 15ª corrida do ano, e a TJ Speed, nas últimas três provas. Com duas 11ª colocações nas corridas disputadas em Toronto como melhores resultados, o brasileiro completou o ano com a 19ª posição.

LEIA MAIS:

Veja a programação e onde assistir ao GP de Las Vegas de F1 na TV
Ferrari exibe layout especial no carro para o GP de Las Vegas de F1
F1: FIA rejeita pedido da Haas e mantém resultado do GP dos Estados Unidos

Na Europa, Pedro Clerot foi quem teve o melhor desempenho. Correndo na F4 Espanhola, o campeão da temporada inaugural da F4 Brasil começou o ano com duas vitórias e uma pole position, e chegou a liderar a tabela de classificação. O piloto completou o campeonato com a sexta colocação com três pódios e dez chegadas entre os cinco melhores.

O Campeonato Espanhol de Fórmula 4 ainda contou com outros dois pilotos que estiveram no grid F4 Brasil em 2022. Ricardo Gracia conseguiu se colocar no top-10 em sete corridas, e terminou a temporada na 13ª posição. Já Fernando Barrichello, o Fefo, teve um sétimo lugar na abertura do campeonato, em Spa-Francorchamps, mas não voltou a pontuar, e terminou o ano com o 17º lugar. O filho de Rubens Barrichello ainda retornou à F4 Brasil com a temporada em andamento.

Única mulher do grid da F4 Brasil em 2022, Aurelia Nobels migrou para a fortíssima F4 Italiana, onde defendeu a Prema. A brasileira, selecionada pelo programa FIA Girls on Track – Rising Stars, passou perto de pontuar na estreia, mas um acidente na saída dos boxes em Misano, na segunda etapa, a tirou de algumas corridas. Aurelia não pontuou no campeonato geral, mas conquistou oito vitórias no campeonato feminino.

Por fim, Lucas Staico optou por correr na GB3, a antiga F3 Inglesa, defendendo a Douglas Motorsport. Ainda assim, o vice-campeão da F4 Brasil em 2022 conquistou dois pódios com terceiros lugares em Snetterton e Brands Hatch, além de três top-5, terminando a temporada entre os 20 melhores da tabela de classificação, e obtendo os melhores resultados do time no ano.

Deixe seu Comentário

Comentários