Card image
Fórmula 1
Russell bate tempo de Sainz e leva pole do GP da Hungria

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/07/2022
  • Atualizado: 30/07/2022 às 12:12
  • Por: Ana Oliveira

George Russell conquistou neste sábado (30), a pole position para o Grande Prêmio da Hungria, 14ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma atividade que aconteceu embaixo de nuvens e céu fechado, em Hungaroring, em Budapeste, o piloto da Mercedes anotou 1m17s377 no último instante da classificação.

Russell conquistou pole nos instantes finais (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Sainz, piloto da Ferrari que foi apenas 0s044 mais lento. Charles Leclerc, com o outro carro do time italiano, ficou com a terceira colocação, e terá ao seu lado na segunda fila Lando Norris, quarto com a McLaren. Esteban Ocon, com a Alpine, partirá da quinta posição.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Fernando Alondo, com a outra Alpine do grid, largará da sexta posição em Hungaroring, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, dividirá a quarta fila do grid com Valtteri Bootas, oitavo com o carro da Alfa Romeo. Daniel Ricciardo partirá do nono lugar com a outra McLaren, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, completa o top-10.

LEIA MAIS:
Caio Collet vence primeira na F3 em prova 1 da Hungria

A atividade foi palco do azar da Red Bull: Sergio Pérez chegou a ter seu tempo deletado, mas logo reestabelecido. Mesmo assim, o mexicano ficou de fora da disputa pela pole. Além disso, no Q3, o carro de Max Verstappen perdeu potência e o holandês perdeu a oportunidade de garantir a posição de honra.

O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 será realizado neste domingo (31), a partir das 10h. A Band mostra a corrida ao vivo. Confira como foi a classificação:

Q1

Os pilotos foram para a pista embaixo de um céu escuro, carregado de nuvens, porém ainda sem chuva. Vettel foi o primeiro a sair dos boxes, seguido pelos carros da Haas e o companheiro de equipe, Lance Stroll. Logo os carros começaram suas voltas rápidas.

Com menos de 15 minutos Lewis Hamilton tomou a volta rápida de Valtteri Bottas, mas Max Verstappen pulou para a ponta com 1m19s020. Neste momento, 13 dos 20 pilotos do grid já estavam no traçado húngaro.

Pouco tempo depois, Verstappen baixou seu tempo para 1m18s792, com Lando Norris logo atrás 0s206 mais lento. Lewis Hamilton também arranocu uma volta rápida e se encaixou em segundo, com vantagem menor que 0s200. Porém, Verstappen melhorou para 18s509 logo em seguida.

Faltando seis minutos para o fim do Q1, Mick Schumacher voltou para os boxes, alguns pilotos voltaram para os boxes, enquanto outros, principalmente os que estavam na zona de eliminação, continuaram para tentarem melhorar sua situação.

Kevin Magnussen foi o primeiro a se livrar da zona de risco, seguido por Mick Schumacher. Eles se colocaram em oitavo e nono, respectivamente. Guanyu Zhou também arrancou uma volta voadora e pulou para P5.

Enquanto Fernando Alonso abria volta rápida nos últimos minutos, Lewis Hamilton fazia todos os setores com tempos rápidos e marcava 1m18s374, com George Russell logo atrás, 0s033 mais lento.

Com o cronômetro zerado, Nicholas Latifi não conseguiu melhorar sua volta e recebeu a bandeirada em último. Já Sebastian Vettel finalizou em 18° e ficou de fora do Q2. Alexander Albon, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda também foram eliminados na primeira parte do classificatório.

Q2

Os pilotos saíram para a pista assim que o relógio começou a contar. Magnussen e Hamilton marcaram os primeiros tempos, mas foram superados por George Russell. Porém, a dupla da Ferrari assumiu em seguida. Não durou muito: Lando Norris conseguiu a marca de 1m18s121, superando Leclerc em 0s648. O britânico foi superado por Verstappen, que derrubou o tempo para 1m17s703.

Alonso conseguiu arrancar o tempo de 1m17s904 e assumiu a segunda posição com a Alpine. Enquanto isso, Lewis Hamilton se encontrava na zona de eliminação, assim como Sergio Pérez que teve sua volta deletada por limites de pista e ficou sem tempo registrado.

Hamilton conseguiu saltar para terceiro, enquanto Russell saiu de 10º para 5º. Enquanto Schumacher fracassava em melhorar seu tempo, a direção de prova anunciou que o tempo de Pérez seria reestabelecido. O mexicano pulou para a nona colocação.

Porém, com outros pilotos melhorando seus tempos, Pérez acabou ficando de fora do Q3. Além dele, Zhou, Magnussen, Stroll e Schumacher foram eliminados e ficaram de fora do Q3.

Q3

Carlos Sainz foi o primeiro piloto com três setores roxos, garantindo 1m17s505, enquanto Russell veio logo atrás 0s463 mais lento. Leclerc encaixou sua volta em terceiro. Logo os pilotos retornaram aos boxes para os últimos ajustes para a volta final.

Faltando três minutos para o fim, os pilotos retornaram à pista. Verstappen estava lento e logo veio o rádio do holandês dizendo que estava sem potência em seu carro e que estava com problemas. Os piloto começaram a abrir a volta voadora, com Sainz sendo novamente o mais rápido.

O espanhol melhorou para 1m17s421, enquanto Leclerc não conseguiu superar o companheiro de Ferrari. Mas, a pole de Sainz não se confirmou, já que Russell virou 1m17s377.

Deixe seu Comentário

Comentários