A 13ª vitória de Max Verstappen na temporada de 2023 no Grande Prêmio do Japão serviu para dar à sua equipe Oracle Red Bull Racing o título do Mundial de Construtores da Fórmula 1 mais rápido de todos os tempos na história da categoria. O atual bicampeão mundial de pilotos largou na pole position em Suzuka, sobreviveu a uma primeira volta disputada com as duas McLaren tentando ultrapassar e seguiu para a vitória – apesar dos períodos de Safety Car e Safety Car Virtual – para ajudar a fazer história para a equipe Red Bull Racing.
Depois de cruzar a linha de chegada, o CEO e chefe da equipe, Christian Horner, disse pelo rádio: “Você estava 19s4 à frente do resto do pelotão e isso fez vencermos o nosso sexto campeonato de construtores”.
Max Verstappen respondeu: “Que campeonato inacreditável estamos tendo. Todos vocês podem estar muito orgulhosos na fábrica e aqui na pista. Vocês me deram um carro-foguete!”
A corrida do companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, terminou na volta 15 devido a colisões, No entanto, seus pontos até agora nesta temporada pela equipe somaram o suficiente para ajudar também nos títulos de construtores anteriores em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022.
Depoimento oficiais
MAX VERSTAPPEN – 1º colocado no GP do Japão 2023
“Que fim de semana incrível! Foi um enorme esforço da equipe, há muitas pessoas envolvidas para nos levar onde estamos hoje. Você vê muito poucas pessoas aqui na pista, há várias trabalhando incansavelmente na fábrica para ter certeza de que estamos sempre com o melhor desempenho. O que estamos mostrando este ano é puro domínio, todos podemos estar extremamente orgulhosos. Foi uma sensação incrível ver a equipe comemorando nos boxes. Definitivamente estamos curtindo onde chegamos”.
SERGIO PEREZ
“Teria sido bom conquistar o Campeonato de uma forma diferente, mas foi um ano incrível e estou muito feliz pela equipe hoje. Minha corrida acabou não sendo nada fácil; tivemos um começo ruim e tudo piorou. As colisões causaram muitos danos, então trouxemos o carro para avaliar. Depois de consertar o carro, tivemos de cumprir uma penalidade, e depois trouxemos o carro para os boxes. Apesar disso, foi realmente uma pena neste grande dia para toda a equipe que finalmente conseguiu esse título realmente especial. Estou orgulhoso de cada um dos membros do time, eles fizeram um trabalho realmente incrível.”
CHRISTIAN HORNER – CEO e Diretor de Equipe
“Mais uma vez foi um desempenho fenomenal da equipe. Tenho dito isso o ano todo, mas, na verdade, esse tipo de temporada seria impossível sem o trabalho duro que acontece nos bastidores de todos os diferentes departamentos, tanto em Milton Keynes, ING, e aqui na pista. Desde as horas loucas que eles trabalham até a busca incansável pelo melhor, é um verdadeiro esforço de equipe e do qual devemos nos orgulhar imensamente. Então, são seis títulos para nós e um momento incrível para a Red Bull. Vamos aproveite esta conquista para comemorar, mas já se reagrupar amanhã, quando olharemos para o Catar e um possível título campeonato do Mundial de Pilotos também. Um piloto da Red Bull pode vencer a F1 este ano, então haverá mais comemorações por vir, no que poderá ser descrito como uma temporada monumental na história da equipe. Ichiban Red Bull Racing! Arigato Japão!”
Texto original: Red Bull Content Pool / divulgação
Fotos: Red Bull Content Pool / Getty Images / divulgação
Deixe seu Comentário