Card image
Notícias
Porsche Endurance acelera em Goiânia neste fim de semana

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/10/2022
  • Atualizado: 14/10/2022 às 17:23
  • Por: Ana Oliveira

Apenas uma semana após uma movimentada etapa de sprint que afunilou o campeonato para a definição dos campeões da Porsche Cup na preliminar do GP São Paulo de F1 em um mês, os carros de competição mais produzidos no planeta aceleram novamente em Goiânia para a segunda das três jornadas do Porsche C6 Bank Mastercard Endurance Challenge em 2022.

Corrida de 300 km marca a segunda das três etapas do campeonato em 2022 (Foto: Luca Bassani)

São 62 pilotos confirmados, compondo 31 tripulações na prova de 300 km que tem largada prevista para 12h45 deste domingo.

O campeonato de longa duração da Porsche Cup teve início na pista argentina de Termas de Río Hondo, com vitória do carro #1, de Alceu Feldmann e Gui Salas. Mas a dupla que aparece na liderança do certame é a do Porsche #26, formada por Christian Hahn e Diego Nunes, que terminou a prova argentina em terceiro lugar após um safety car no final comprometer sua estratégia.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Isso se deve a uma das novidades do regulamento desta temporada. A exemplo do que acontece na Nascar, as corridas de endurance deste ano premiam os competidores com pontuação no fim do primeiro segmento.

LEIA MAIS:
Porsche Endurance: Sanchez e Abreu buscam em Goiânia segundo pódio consecutivo

Com a intenção de deixar a disputa ainda mais interessante e aumentar as chances de mais equipes disputarem o título até a última volta, foi instituído um sistema de segmentação da corrida. Na metade das provas, uma pontuação parcial (40% dos pontos) será dada às equipes que tiverem completado 75% das voltas do “segmento inicial”. Para conquistarem os pontos é necessário que tenham realizado pelo menos um pit stop obrigatório válido e que cada um dos pilotos possuam no mínimo uma volta válida.

Em Goiânia, a corrida tem previsão de 79 voltas, com o primeiro segmento terminando na volta 40.

No melhor estilo das grandes competições de endurance do mundo, o Porsche C6 Bank Mastercard Endurance Challenge manda para pista simultaneamente carros de diversas categorias. Os novos bólidos da geração 992 correm juntos com os anteriores, da safra 991.2. São os carros usados, respectivamente na Carrera Cup e na GT3 Sprint Challenge no campeonato de sprint. Como no campeonato de corridas curtas, cada classe é composta de três divisões: Geral, Sport e Trophy, nas quais os pilotos são enquadrados conforme critérios da organização.

Na liderança do campeonato da Challenge aparece a dupla do carro #199, composta por Nelson Marcondes e Renan Guerra. Eles venceram tanto o segmento inicial quanto a corrida de Termas de Río Hondo na categoria, obtendo a pontuação máxima em jogo na Argentina.

As atividades oficiais da segunda etapa começam neste sábado, com dois treinos livres. Todos os pilotos registram tempos nos qualis, com a ordem de largada estabelecida pela média das melhores voltas de cada um em sua sessão.

A corrida de 300 km tem largada programada para 12h45, com transmissão ao vivo na íntegra pelos canais Sportv, no Sportv 3 e pelos canais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em mídias sociais. A Band exibe trechos da prova ao vivo em TV aberta.

Deixe seu Comentário

Comentários