Card image
Notícias
Porsche Cup decide temporada com final de semana de gala e asfalto novo em Interlagos

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/10/2024
  • Atualizado: 31/10/2024 às 17:46
  • Por: Leonardo Marson

A Porsche Cup Brasil decide neste sábado (2) e domingo (3) os títulos do campeonato sprint, de corridas curtas. E a decisão dar-se-á em um final de semana de gala: a categoria corre em Interlagos como parte da programação oficial do GP São Paulo de Fórmula 1. Além do autódromo com as arquibancadas absolutamente tomadas pelo público, os pilotos terão outros diferenciais que podem, inclusive, influenciar nos resultados.

Foto: Beto Issa

O primeiro é o novo asfalto nos 4.309 metros do principal autódromo do país. O circuito foi completamente recapeado, trazendo uma nova superfície e algumas incógnitas aos pilotos quando forem à pista pela primeira vez para descobrirem o real nível de aderência – a expectativa é que seja maior, já que a camada antiga já tinha dez anos de uso.

“Com o novo recapeamento do Autódromo de Interlagos, os pilotos agora terão uma pista com maior aderência, o que significa um aumento no atrito entre os pneus e o asfalto. Esse atrito extra oferece vantagens, como mais estabilidade e tração, especialmente nas curvas, permitindo uma pilotagem mais segura, eficiente e, também, rápida”, destaca Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia e Produto da Fremax, fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup.

No entanto, segundo Ronaldo, traz também alguns desafios importantes, que ficarão a cargo dos pilotos: “Isso deverá proporcionar uma melhor eficiência de frenagem, já que com o aumento de aderência, os pneus conseguem traduzir a desaceleração gerada pelos discos de freio para o asfalto com mais eficiência, reduzindo a necessidade de uso intenso dos freios, mas ao mesmo tempo, reduzindo a distância de frenagem”, afirma.

Em uma volta rápida, os carros chegam ao final da reta principal a uma velocidade próxima aos 260 km/h e diminuem para uma mínima de 82 km/h ao contornar a primeira perna do S do Senna, aplicando uma força de aproximadamente 188 kg/cm² no pedal de freio, gerando uma desaceleração de 2,16 G. O pé do piloto fica no freio por aproximadamente 4,2 segundos em uma distância aproximada de 190 metros.

A Fremax fornece discos de freio com tecnologias inovadoras a serviço do desempenho e da segurança. A categoria usa, por exemplo, discos de ‘slotados’: estes ‘slots’ são ranhuras projetadas para aprimorar o desempenho do sistema de frenagem, especialmente em situações de alta exigência, exatamente como na Porsche Cup Brasil. As ranhuras atuam na limpeza da superfície de fricção das pastilhas, eliminando detritos, resíduos e gases gerados durante o processo de frenagem.

Essa função de limpeza é crucial para garantir um contato eficaz entre pastilha e disco. Além disso, os discos slotados tendem a ser mais resistentes a trincas em comparação aos discos perfurados, uma vez que as ranhuras ajudam a dissipar tensões, diminuindo o risco de falhas. Por essas razões, eles são frequentemente preferidos por proprietários e entusiastas de veículos esportivos e superesportivos.

Outro aliado dos pilotos durante o processo de frenagem é mais uma tecnologia exclusiva da Fremax: a Carbon+ (Carbon Plus). “O que torna essa tecnologia única é o elevado teor de carbono na composição do disco, o que garante uma performance única e superior a outros discos de freio. A adição do carbono cria uma estrutura chamada grafita, que auxilia na troca de calor e no resfriamento do conjunto após cada frenagem”, explica Jaison de Picoli, engenheiro de Processos da Fremax. “Esta técnica utilizada na fabricação dos discos de freio evita o empenamento da peça, melhora o desempenho, a segurança e aumenta a durabilidade, garantindo uma vida útil mais longa ao sistema”, complementa.

O outro diferencial ao dispor dos pilotos no final de semana é a ausência do BOP (Balance of Performance), que é o peso adicional nos carros dos líderes do campeonato. Assim, todos correm em condições mecânicas 100% iguais.

São 56 pontos em jogo para decidir os títulos em Interlagos. No campeonato da Carrera Cup, dois gaúchos na liderança e empatados: Miguel Paludo e Marçal Müller somam 214 pontos cada, com Christian Hahn em terceiro com 174 e Werner Neugebauer em quarto com 164. Estes são os únicos pilotos com chances matemáticas de título.

Na Sprint Challenge, Miguel Mariotti lidera a disputa com 199 pontos, apenas quatro a mais que Antonella Bassani, que luta pelo bicampeonato. Célio Brasil é o terceiro com 173, seguido por Gerson Campos com 159 e Sebá Malucelli, o último com chances matemáticas, com 146 pontos.

A programação da Porsche Cup Brasil em Interlagos começa na sexta-feira (1) com os treinos livres da Sprint Challenge às 13 horas e da Carrera Cup às 14. No sábado (2), os pilotos da Sprint fazem a classificação às sete da manhã e, às 7h55, é a vez dos pilotos da Carrera Cup acelerarem os Porsche 992 pela pista na definição do grid de largada.

A primeira corrida tem largada também no sábado, às 12h30 ,com a Sprint Challenge e logo depois, às 13h35, é a vez da Carrera Cup. No domingo (3), às 8h45 largam os carros da Sprint Challenge e logo depois, às 9h45, é a vez da definição do título da Carrera Cup.

Deixe seu Comentário

Comentários