Card image
Fórmula E
Pilotos da F-E destacam traçado técnico de Punta del Este

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/03/2018
  • Atualizado: 16/03/2018 às 18:22
  • Por: Leonardo Marson
Nelsinho Piquet destacou necessidade de pilotagem agressiva em Punta del Este. (Foto: FIA Formula E)

Os pilotos da Fórmula E enceram neste final de semana o ePrix de Punta del Este, sétima etapa da temporada 2017/2018 da categoria dos carros elétricos. O circuito retorna ao calendário após um ano fora do calendário, e é considerado muito técnico pelos competidores que irão à pista neste sábado (17).

LEIA MAIS:

Após pontuar no México, Di Grassi busca pódio em Punta
Piquet mira primeiro pódio com a Jaguar em Punta del Este
Nissan apresenta visual de seu carro da Fórmula E
Fórmula E apresenta nova geração de carros

Antonio Felix da Costa, português que defende a Andretti Autosport, destacou algumas características do traçado no litoral uruguaio. O lusitano destaca ainda que a pista sofreu algumas alterações em relação a última vez em que a Fórmula E passou pelo Uruguai, em 2016.

“O circuito é técnico, muito fácil de cometer um erro que pode custar caro. Os muros estão muito perto e é um circuito muito rápido, o de maior média do ano. Muitas coisas eu vi que mudaram quando chegamos aqui. Mas a dificuldade do circuito é igual para todos. Tem dois ou três pontos bons de ultrapassagem”.

De acordo com Lucas di Grassi, atual campeão da Fórmula E, o fato de o circuito estar localizada próxima a praia faz com que a aderência da pista seja menor em relação a outros traçados. As chicanes, que são velozes na pista uruguaia, ampliam os riscos de acidentes.

“A pista de Punta del Este é muito peculiar, pois é logo na beira do mar, tem muito vento e muita areia, o que faz o grip da pista ser muito limitado. Mas isso é igual para todo mundo. Isso deixa muito difícil nosso trabalho na pista. Além disso, as chicanes são de alta velocidade, e o risco de acidente é muito alto”, disse Di Grassi.

Para Nelsinho Piquet, atual quinto colocado na tabela de pontos da Fórmula E, o circuito de Punta del Este não é complicado, mas as características do traçado fazem com que os pilotos tenham que ter uma direção mais agressiva. O representante da Jaguar também ressalta a importância dos freios.

“A pista não é muito difícil, a questão é que você tem que atacar muito as freadas, tem muita chicane, quatro ou cinco. Então é uma pista em que você tem que ser um pouco agressivo, confiar bastante nos freios”, explicou Piquet, primeiro campeão da categoria dos carros elétricos.

Os treinos para o ePrix de Punta del Este começam às 8h deste sábado. A corrida está marcada para 16h, e terá transmissão do canal de TV por assinatura Fox Sports.

Foto: FIA Formula E

Deixe seu Comentário

Comentários