Card image
F1 Academy
Nova categoria para pilotas, F1 Academy revela calendário e formato das etapas

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/02/2023
  • Atualizado: 23/02/2023 às 10:35
  • Por: Leonardo Marson

A F1 Academy revelou nesta quinta-feira (23) o calendário e o sistema de disputa de sua temporada inaugural. O campeonato contará com sete etapas, todas realizadas em sistema de rodada tripla, e passará por sete autódromos em seis países. O primeiro encontro da categoria restrita a pilotas está marcado para os dias 28 e 29 de abril, e o último ocorre entre 20 e 22 de outubro. Antes, entre os dias 11 e 12 de abril, ocorrem os testes em Barcelona, na Espanha.

Abbi Pulling
Abbi Pulling correrá na F1 Academy. (Foto: Alpine)

O campeonato começará no Red Bull Ring, na Áustria, seguindo para duas etapas na Espanha no mês de maio, primeiro em Valência, e depois em Barcelona. Em junho, a F1 Academy visita a Holanda, no circuito de Zandvoort, seguindo para Monza, na Itália, e Paul Ricard, na França, em julho. Em outubro, haverá o fechamento da temporada em Austin, dentro da programação do GP dos Estados Unidos de F1.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Foi revelada também o formato do final de semana de corridas. As competidoras contarão com dois treinos livres, ambos com 40 minutos de duração. Na sequência, haverá a realização de duas classificações, sempre com 15 minutos de pista liberada, definindo os grids para as corridas 1 e 3, que terão 30 minutos de duração cada. A corrida 2 terá a inversão de posições das oito melhores da primeira classificação, e contará com apenas 20 minutos de duração.

LEIA MAIS:

Abbi Pulling disputa temporada inaugural da F1 Academy pela Carlin
Alemã Carrie Schreiner disputa F1 Academy com a ART
Nerea Marti vai disputar F1 Academy pela Campos
Carlin anuncia britânica Jessica Edgar na F1 Academy
Prema anuncia Bianca Bustamante para temporada da F1 Academy

O sistema de pontuação também será diferente para as corridas. As provas mais longas premiarão os dez melhores com pontos, com a mesma pontuação que é paga atualmente na F1. Assim, a vencedora receberá 25 pontos. Além disso, as poles positions faturam dois pontos. Na corrida 2, os oito melhores pontuam, com a vencedora levando para casa dez pontos.

Confira como ficou o calendário da temporada 2023 da F1 Academy:

28 e 29 de abril – Red Bull Ring
5 a 7 de maio – Valência
19 a 21 de maio – Barcelona
23 a 25 de junho – Zandvoort
7 a 9 de julho – Monza
29 e 30 de julho – Paul Ricard
20 a 22 de outubro – Austin

Deixe seu Comentário

Comentários