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Copa Truck
No calor de Goiânia, freios podem decidir o título da Copa Truck 2022

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  • Publicado: 03/11/2022
  • Atualizado: 03/11/2022 às 10:15
  • Por: Leonardo Marson

Tudo pronto para a grande final da Copa Truck 2022 na pista mais quente do calendário e uma das que mais exige cuidado com os freios. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será o palco da grande final da temporada na nona e última etapa do campeonato dos brutos neste fim de semana. As duas corridas decisivas acontecem no domingo (6), mas a disputa já começa a valer no sábado (5), com a classificação, que decide a ordem no grid de largada. As corridas do fim de semana têm transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e YouTube oficial da categoria.

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Foto: Rafa Catelan

Quem chega na frente ao Centro-Oeste é Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, que lidera o campeonato com 234 pontos, apenas cinco tentos a mais que Beto Monteiro, da Volkswgen, que ocupa a segunda colocação. Na sequência estão Roberval Andrade (Mercedes) e Felipe Giaffone (Iveco), que precisam tirar uma diferença de 10 e 11 pontos, respectivamente, para conquistar o campeonato.

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O traçado de Goiânia é conhecido por ser muito exigente com o sistema de freios. Além das retas longas, o miolo sinuoso do circuito costuma colocar máquinas e pilotos à prova. Cuidar dos freios na pista mais quente da temporada pode ser um fator decisivo para o campeonato. Ao fim da reta principal, que tem extensão de mil metros (dos 3.835m totais do traçado), os caminhões fazem uma redução de 190 para 100 km/h, tendo cerca de 200 metros para essa redução.

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O miolo do circuito também é bastante técnico, com a freada da última curva do traçado, que antecede a reta, em que os pilotos reduzem de 170 para 80 km/h em apenas cinco segundos e 180 metros.

A programação prevê dois treinos livres para sexta-feira (4) e uma sessão livre mais a classificação às 15 horas de sábado (5). No domingo (5), a primeira largada acontece às 11h40 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e pelo YouTube oficial da Copa Truck.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!
“Goiânia tem uma das retas mais longas da temporada e um miolo bem sinuoso que exige bastante dos nossos freios, tanto pela intensidade das frenagens quanto pelo uso prolongado e temperaturas elevadas. Em se tratando de um lugar quente e seco, como é Goiânia, o nosso trabalho de uso dos freios será fundamental para ter uma grande performance, regularidade e um bom resultado”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE
“O circuito de Goiânia tem como principal fator o de possuir uma das maiores retas do Brasil, que mesmo com o radar de 160 km/h, ainda permite o desenvolvimento de velocidades de até 220 km/h. E para que se alcancem essas velocidades, os freios precisam estar ‘em dia’ para fazer essa frenagem mais ‘brusca’ e garantir o contorno seguro da curva 1. As demais curvas, combinadas com o clima quente de Goiânia, irão dificultar o resfriamento do sistema, porém, certamente as pastilhas da Fras-le darão conta do recado e irão garantir a performance, durabilidade e segurança a todos os pilotos”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

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