Card image
Notícias
NASCAR dos EUA anuncia piloto brasileiro da NASCAR Brasil em seleção de talentos

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/10/2023
  • Atualizado: 09/10/2023 às 15:15
  • Por: Venicio Zambeli

A NASCAR e equipe Rev Racing anuncia hoje os nomes de 15 pilotos participantes do Advance Auto Parts Drive for Diversity Combine, que acontecerá de 9 a 11 de outubro em Concord, N.C., e Florence, S.C., nos EUA. Esta ação marca o segundo ano da Advance Auto Parts, uma empresa automotiva líder fornecedora de peças de reposição e varejista oficial de peças automotivas da NASCAR, atuando como patrocinadora principal da Advance Auto Parts Drive for Diversity Combine. Entre eles, o piloto de 18 anos, Arthur Gama, que compete na NASCAR Brasil Sprint Race.

Nascar Drive For Diversity
Advance Auto Parts Diversity Combine 2023 – Foto: NASCAR divulgação

 

Pilotos de diversas regiões dos Estados Unidos e de vários países se inscreveram no Programa de Desenvolvimento de Pilotos NASCAR Drive for Diversity na esperança de serem selecionados. Depois de passar por um processo cuidadoso, 15 pilotos foram escolhidos para viajar para Concord, N.C, e Florence, S.C, nos EUA, para serem avaliados por juízes de toda a indústria da NASCAR. Cada participante será avaliado em diferentes áreas, desde aptidão física e desempenho na pista até habilidades de mídia e marketing.

Nascar Drive For Diversity
Arthur Gama foi campeão da Sprint Race em 2022 – Foto: SigCom / NASCAR Brasil / divulgação

 

“Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com os pilotos selecionados este ano. É um grupo forte de jovens talentos e estamos entusiasmados com o nível de competição que esperamos ver ao longo dos três dias”, disse Brandon Thompson, vice-presidente de Diversidade e Inclusão da NASCAR. “Também estamos entusiasmados por ter a Advance Auto Parts conosco pelo segundo ano consecutivo. Eles compartilham nossa paixão por promover a inclusão e a representação na próxima geração de pilotos; é uma parceria baseada em valores compartilhados”, ressalta.

Nascar Drive For Dignity
Brandon Thompson, vice presidente de Diversidade e Inclusão da NASCAR nos EUA – Foto: NASCAR / divulgação

 

“Não poderíamos estar mais entusiasmados com o crescimento da nossa equipe de corrida nos últimos anos”, disse Max Siegel, proprietário da equipe Rev Racing. “Temos uma visão sólida para a Rev Racing avançando para o futuro e, como organização, nunca estivemos tão posicionados para o avanço e o sucesso. Estamos entusiasmados com o alto nível dos atletas participantes e esperamos construir a melhor classe de pilotos para 2024.”

Nascar Drive For Diversity
Arthur Gama – Foto: SigCom / NASCAR Brasil / divulgação

 

O Programa de Desenvolvimento de Pilotos NASCAR Drive for Diversity foi criado em 2004 para desenvolver e treinar pilotos de ponta de diversas origens e experiências, dentro e fora da pista. Os pilotos da NASCAR Cup Series Bubba Wallace, Daniel Suárez e Kyle Larson são ex-alunos do programa, que é operado pela Rev Racing em Concord, N.C.

“Nossa equipe está muito satisfeita por participar de um programa tão significativo que oferece oportunidades valiosas para a próxima geração de talentos do automobilismo”, disse Samantha Avivi, Diretora de Marketing da Advance. “Diversidade, equidade e inclusão são pilares da marca Advance, e estamos ansiosos para trabalhar com NASCAR e a impressionante classe de pilotos deste ano para ajudar a construir suas carreiras no esporte”.

Nascar Drive For Diversity
O brasileiro Arthur Gama quer trilhar a carreira na NASCAR – Foto: SigCom / NASCAR Brasil / divulgação

 

Patrocinador titular da NASCAR Advance Auto Parts Weekly Series (NAAPWS) e do Advance My Track Challenge, a Advance se dedica a aprimorar a experiência para fãs de corrida, pilotos e equipes nas Home Tracks da NASCAR em toda a América do Norte. Como parceira da Advance Auto Parts Drive for Diversity Combine, a varejista continua expandindo sua presença no esporte.

Piloto representante brasileiro

O piloto gaúcho de 18 anos, é primeiro selecionado para vaga na maior categoria do automobilismo das Américas vindo da NASCAR Brasil. Os selecionados deste ano foram avaliados com base em candidaturas, referências e desempenho anterior na pista por um painel composto por executivos da NASCAR e membros da indústria.

A nova categoria NASCAR Brasil Sprint Race, braço da categoria norte-americana aqui no país e que fez sua estreia este ano, em parceria com a Sprint Race, promovida por Thiago Marques, abriu as portas para que pilotos brasileiros tenham a possibilidade de seguir carreira na principal categoria de turismo dos Estados Unidos. Um dos objetivos é levar competidores da NASCAR Brasil para chegar à NASCAR Cup, a divisão principal nos Estados Unidos, no futuro.

Nascar Drive For Diversity
Thiago Marques criou a Nascar Brasil com apoio oficial da Nascar dos EUA e abre caminho para pilotos brasileiros correrem na categoria principal internacional – Foto: SigCom / Nascar Brasil / divulgação

 

ENTREVISTA COM O PILOTO ARTHUR GAMA

RACING conversou com exclusividade com o piloto brasileiro Arthur Gama, que contou um pouco sobre a importância de participar desta seleção da NASCAR representando a NASCAR Brasil e nosso país:

Nascar Drive For Diversity
Arthur Gama – NASCAR Drive For Diversity – Foto: NASCAR / divulgação

 

RACING – Qual a sua expectativa para participar da seleção do programa de pilotos da NASCAR do Advance Auto Parts Drive for Diversity Combine?

Arthur Gama – Quando eu recebi o anúncio que eu iria participar eu fiquei muito feliz, se eu passar na seleção da NASCAR para mim será uma vitória, já está sendo um sonho chegar até aqui. Eu nunca pensei em sair do Brasil, mas quando apareceu esta oportunidade da NASCAR, eu comecei a sonhar mais alto. Sei que não ia ser fácil, mas estou trabalhando e as peças estão se se encaixando e estou conseguindo ir cada vez mais longe. Hoje em dia eu sonho em chegar na NASCAR, uma categoria gigantesca, que eu assisto e acompanho desde criança, então esta oportunidade está sendo uma experiência muito legal.

 

RACING – Você vem mostrando talento no automobilismo brasileiro, com vitórias em competições de turismo, incluindo o título da Sprint Race em 2022 e correndo e vencendo corrida na NASCAR Brasil também este ano. Como você vê esta oportunidade de se aprimorar e seguir o desenvolvimento de sua carreira de maneira profissional por meio da NASCAR nos Estados Unidos, que é uma das categorias de turismo mais competitivas do mundo?

Arthur Gama – O automobilismo norte-americano é bem diferente do brasileiro. Mesmo eu tendo conquistado bons resultados no Brasil, aqui nos Estados Unidos é bem diferente, principalmente pela questão dos ovais. É uma experiência totalmente nova para mim. Mas com certeza eu vou tentar tirar todo o proveito desta nova fase para me aprimorar e levar comigo o aprendizado. Meu foco é ficar aqui nos Estados Unidos e na NASCAR e construir uma carreira unindo a bagagem que eu já tenho até agora com os aprendizados que já comecei a ter com a equipe que está fazendo o processo aqui na NASCAR.

 

RACING – Você começou no kart e diferente da maioria dos pilotos brasileiros que buscam continuar a carreira nas categorias de fórmula, você seguiu para categorias de turismo. Fale sobre a importância de termos no Brasil a categoria NASCAR Brasil, que assim como para você, pode ser a porta de entrada de maneira profissional para quem quer fazer carreira nos carros de turismo.

Arthur Gama – Falando um pouco da minha história, meu pai foi um piloto não profissional, correu em vários carros no Brasil e quando eu decidi também partir para as corridas, comecei no kart e já pensava em ir para as categorias de carros de turismo. Ir para as categorias de fórmula era muito caro e minha família não tinha como bancar uma carreira deste tipo, então foquei mais nos carros. Então sai do kart e fui para as categorias de turismo, que hoje no Brasil tem uma base para se trilhar um caminho com muitas possibilidades de se profissionalizar. E foi o que a NASCAR Brasil Sprint Race mostrou, uma categoria nova no país que agora abre esta porta para os pilotos de turismo irem para fora do Brasil correr nas suas categorias, não só na classe principal da NASCAR norte-americana, mas na NASCAR europeia ou NASCAR mexicana. E a NASCAR Brasil faz hoje este papel gigantesco em abrir esta experiência na Nascar americana para os pilotos brasileiros, que é o que está acontecendo comigo. Com certeza eu hoje não estaria aqui nesta oportunidade se não fosse a minha passagem de desenvolvimento pela NASCAR Brasil.

 

RACING – O Brasil teve grande sucesso com pilotos nas categorias internacionais Fórmula 1 e na Fórmula Indy. Você acha que agora pode ser a vez de termos – em um futuro próximo – um piloto brasileiro brilhando também na NASCAR?

Arthur Gama – Com certeza acho que isso pode sim acontecer e eu mesmo vou batalhar muito para que aconteça e a NASCAR Brasil está abrindo as portas para tenha a chegada de um piloto brasileiro na categoria principal a NASCAR Cup Series. Vou trabalhar bastante para que quem sabe isso já aconteça comigo!

Nascar Drive For Dignity
Arthur Gama vai participar da seleção do programa NASCAR Drive For Diversity nos EUA – Foto: SigCom / NASCAR Brasil / divulgação

 

Texto Original: SigCom / NASCAR Brasil / divulgação

Entrevista: Venício Zambeli / Revista RACING

Fotos: SigCom / NASCAR / NASCAR Brasil / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários