Card image
MotoGP
MotoGP confirma corridas sprint em todas as etapas em 2023

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/08/2022
  • Atualizado: 20/08/2022 às 8:17
  • Por: Ana Oliveira

A Dorna, organizadora da MotoGP e a FIM confirmaram na manhã deste sábado (20), que a categoria contará com corrida sprints durante toda a temporada 2023. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa após o terceiro treino livre em Spielberg, na Áustria. Todos os fabricantes e equipes são favoráveis à decisão.

Pilotos demonstraram não apoiar a mudança (Foto: MotoGP)

As corridas sprint acontecerão no domingo, antes da prova principal. Para isso, uma das sessão de treinos do fim de semana e os 20 minutos de warm-up da classe rainha serão removidos. De acordo com a organização, o tempo de pista das motos não será afetado.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Além disso, foi confirmado que as provas curtas não vão influenciar no grid de largada para a corrida principal, prevalecendo o resultado da classificação, diferente da configuração utilizada pela Fórmula 1, que realiza uma classificação para a sprint e utiliza o resultado da prova para o domingo.

LEIA MAIS:
Com Pol Espargaró, GasGas estreia na MotoGP em 2023

Apesar do acordo entre equipes e fabricantes, os pilotos não se mostraram muito favoráveis ao novo formato do fim de semana. Fabio Quartararo, campeão de 2021 e atual líder do campeonato, chamou a ideia de “totalmente estúpida” na sexta-feira (19).

“Acho totalmente estúpido”, disse Quartararo. “Não sou eu quem toma decisões sobre formatos de corrida, mas acho que estamos entrando em um formato totalmente estúpido. Se fizermos isso de vez em quando, como na Fórmula 1, acho que pode ser interessante, mas todo sábado… honestamente, há circuitos muito exaustivos, como Assen, Mugello.”

“Quando terminamos a corrida, estamos exaustos. Honestamente, não acho certo fazer isso sem pedir a opinião dos pilotos. Ou pelo menos não me perguntaram”, concluiu o piloto da Yamaha. Outros pilotos também demonstraram não terem sido consultados sobre a mudança na classe.

Deixe seu Comentário

Comentários