Card image
Notícias
MotoGP: Aleix Espargaró vence GP da Catalunha marcado por acidente

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/09/2023
  • Atualizado: 03/09/2023 às 10:10
  • Por: Leonardo Marson

Aleix Espargaró venceu neste domingo (3) o Grande Prêmio da Catalunha, 11ª etapa da temporada 2023 da MotoGP. Em uma corrida marcada por uma bandeira vermelha e que teve uma batalha caseira da Aprilia, o espanhol superou Maverick Viñales nas voltas finais para dar a primeira vitória de sua equipe no Circuito de Barcelona, na Espanha.

Aleix Espargaró
Foto: Aprilia

A segunda posição ficou com Viñales, que liderou a corrida inteira, mas acabou superado por Aleix na 20 das 23 voltas da prova. Jorge Martín, com uma Ducati preparada pela Pramac, completou o pódio com a terceira colocação, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Johann Zarco. Miguel Oliveira, com uma Aprilia da RNF, completou o grupo dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Álex Márquez, com uma Ducati da Gresini, fechou a disputa com a sexta posição, sendo seguido por Fabio Quartararo, sétimo com uma Yamaha. Jack Miller, da KTM, cruzou a linha de chegada na oitava posição, enquanto Fabio Di Giannantonio foi o nono, enquanto Augusto Fernández, com a GasGas, completou o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Bagnaia derrota Aleix Espargaró e fatura pole da MotoGP na Catalunha
MotoGP: Aleix Espargaró puxa 1-2 da Aprilia na Catalunha no TL2
Aleix Espargaró lidera primeiro treino para o GP da Catalunha de MotoGP

A corrida foi marcada por uma bandeira vermelha. Enea Bastianini errou na frenagem para a primeira curva e acertou a moto de Johann Zarco. O lance causou um acidente múltiplo, com Fabio Di Giannantonio, Marco Bezzecchi e Álex Márquez caindo no lance. A direção de prova puniu Bastianini pelo lance. Pouco depois, Francesco Bagnaia sofreu um highside e acabou atropelado por Brad Binder, que o atingiu nas pernas. Pecco está consciente.

A MotoGP dá prosseguimento à temporada 2023 no próximo domingo (10), quando será disputado o Grande Prêmio de San Marino, marcado para o circuito de Misano, na Itália.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Francesco Bagnaia mantendo a liderança nos metros iniciais, com Jorge Martín pulando para segundo, se aproveitando de um início ruim de Aleix Espargaró. Ainda na primeira curva, um grande acidente envolveu Álex Márquez, Enea Bastianini, Johann Zarco, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi caíram.

Ainda no primeiro giro, Bagnaia sofreu um highside e foi catapultado de sua Ducati. O italiano caiu ainda na pista e foi atingido na perna direita por Brad Binder. A bandeira vermelha foi acionada imediatamente, com o restante do pelotão se dirigiu aos boxes.

A corrida contou com um novo procedimento de largada para a corrida, que agora passou a contar com 23 voltas. Na largada, Martín tomou a ponta, sendo seguido por Maverick Viñales e Aleix Espargaró. Ainda no primeiro giro, Viñales tomou a liderança da prova, enquanto Pol Espargaró abandonou a disputa com problemas mecânicos em sua GasGas.

Miguel Oliveira, em quarto, passou a pressionar Aleix Espargaró pelo terceiro lugar, enquanto Zarco, de volta à prova com uma moto reserva, aparecia em quinto. Na frente, Viñales começou a abrir vantagem em relação aos adversários, ao passo que Aleix passou por Martín na terceira volta para tomar a segunda colocação.

Brad Binder abandonou a disputa na quarta volta, ao ter um pneu furado em sua KTM, enquanto Oliveira passou por Martín para tomar a terceira colocação. Na frente do piloto da RNF, Aleix passou a se aproximar de Viñales. Mais atrás, Marc Márquez passou a ser pressionado por Augusto Fernández, em disputa pela décima colocação.

Oliveira não conseguia se aproximar da dupla da Aprilia que vinha nas duas primeiras posições, mas conseguia abrir vantagem para Martín. Mais atrás, Augusto Fernández conseguiu a ultrapassagem sobre Marc Márquez, tomando a décima posição. Álex Márquez, por sua vez, passou por Jack Miller, tomando a sexta posição da corrida.

Oliveira fez uma décima volta ruim e permitiu a Martín retomar a terceira colocação. Raúl Fernández foi outro a abandonar a prova com problemas mecânicos. Na frente, Viñales abriu mais de um segundo de frente para Aleix. Quem começou a aparecer na disputa foi Fabio Quartararo, que passou por Miller e tomou a sétima posição com a Yamaha.

Na 13ª volta, Augusto Fernández e Fabio Di Giannantonio passaram a trocar ultrapassagens, com o piloto da Gresini mantendo a nona posição. Aleix, por sua vez, voltou a cortar a diferença em relação a Viñales para menos de um segundo, enquanto abria vantagem em relação a Martín. No pelotão intermediário, Quartararo passou a duelar com Álex Márquez pela sexta posição.

Aleix Espargaró abriu ataque sobre Viñales restando cinco voltas para o final da prova. Os dois dispararam mais de quatro segundos de diferença para Martín, o terceiro. Zarco superou Oliveira para tomar a quarta colocação na 19ª volta. Na abertura da 20ª volta, Aleix partiu para a manobra sobre Viñales, que escapou da pista, perdendo a primeira posição.

Aleix abriu frente para Viñales, chegando aos nove décimos na abertura da 21ª volta, e seguiu para vencer a prova ao final das 23 voltas.

Deixe seu Comentário

Comentários