Card image
Notícias
Massa dá passo inicial em ação contra FIA e F1 sobre título de 2008

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/08/2023
  • Atualizado: 17/08/2023 às 13:54
  • Por: Leonardo Marson

Felipe Massa deu o primeiro passo para tentar reverter o resultado da temporada de 2008 da Fórmula 1, vencida por Lewis Hamilton por apenas um ponto de vantagem sobre o brasileiro. De acordo com o “GE”, a defesa do atual piloto de Stock Car enviou uma carta à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM), antes do ajuizamento da ação. Isso é uma exigência no Reino Unido.

Felipe Massa
Massa foi vice-campeão mundial em 2008. (Foto: Rodrigo Guimarães)

O vice-campeão mundial de F1 de 2008 é motivada após 15 anos por conta de uma declaração de Bernie Ecclestone, então chefe da categoria, de que sabia da batida proposital de Nelson Piquet Jr. em Singapura para beneficiar Fernando Alonso, seu companheiro de Renault, ainda durante a temporada de 2008. O ex-dirigente e Max Mosley, então presidente da FIA, optaram por não agir para “proteger o esporte de um grande escândalo”.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Ainda segundo declarações de Ecclestone, a entidade diz que havia “informação suficiente” para investigar o caso, que ficou conhecido como Singapuragate, e que, de acordo com o estatuto da categoria na época, a prova deveria ser cancelada. Neste caso, o GP de Singapura não contaria pontos e Massa venceria o Mundial daquele ano, e não Hamilton, na época piloto da McLaren.

LEIA MAIS:

Massa diz que vai buscar formas de reverter resultado da F1 em 2008

A defesa de Massa diz que o piloto seria campeão por direito daquele ano, e de que o brasileiro foi vítima de uma conspiração de FIA e FOM, que não teriam investigado o caso deliberadamente. Os advogados ainda alegam que a perda do título de 2008 prejudicaram Massa financeiramente com a perda de “dezenas de milhões de euros”, além de causar danos morais. A carta diz que, se não conseguir uma resposta satisfatória àquilo que reivindica, entrará com uma ação judicial.

No momento, Massa foi orientado por sua equipe de advogados a não dar informações sobre o caso.

Deixe seu Comentário

Comentários