Jorge Martín venceu neste domingo (18) o Grande Prêmio da Alemanha, sétima etapa da temporada 2023 da MotoGP. O piloto da Pramac Ducati travou ótimo duelo com Francesco Bagnaia no circuito de Sachsenring, se defendeu de todos os ataques do atual campeão do mundo e seguiu para vencer a corrida no travado autódromo alemão.
A segunda posição ficou com Bagnaia, piloto da Ducati que acabou derrotado por apenas 0s064 por Martín. A terceira colocação ficou com Johann Zarco, piloto da Pramac Ducati que fez uma corrida de recuperação, sendo seguido pelos dois representantes da VR46, que viu Marco Bezzecchi ser o quarto, e Luca Marini, o quinto, fechando um top-5 apenas com motos Ducati.
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Jack Miller, com uma KTM, terminou em sexto depois de liderar a corrida por algumas curvas na primeira volta. Álex Márquez, com uma Ducati da Gresini. Enea Bastianini, da Ducati, foi o oitavo colocado, enquanto Fabio Di Giannantonio, da Gresini, e Miguel Oliveira, com uma Aprilia da RNF, completaram o top-10.
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A corrida não contou com tantas quedas, mas viu Brad Binder cair quando ocupava a terceira colocação, se distanciando ainda mais dos líderes do campeonato. Já Marc Márquez sequer correu. O piloto da Honda sofreu uma queda no warm up, fraturou o polegar de uma das mãos e, mesmo liberado para correr, optou com a Honda em não participar da prova em Sachsenring.
A MotoGP dá sequência à temporada 2023 no próximo domingo, quando será disputado o Grande Prêmio da Holanda, corrida marcada para o circuito de Assen.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Jack Miller pulando para a liderança, sendo seguido por Francesco Bagnaia e por Luca Marini. Jorge Martín despencou da primeira para a quarta colocação, sendo seguido por Brad Binder. No complemento da primeira volta, porém, Miller foi superado pelos três pilotos que correm com motos Ducati, e Bagnaia recuperou o primeiro posto, seguido por Martín e Marini.
No segundo giro, Aleix Espargaró superou Brad Binder, que deu o troco algumas voltas depois, recuperando o quinto lugar. Na terceira volta, Martín superou Bagnaia para tomar a liderança da corrida, abrindo meio segundo rapidamente. Marini, o terceiro, passou a atacar o atual campeão enquanto abria vantagem sobre Binder, que superou Miller para tomar o quarto lugar.
O australiano seguiu perdendo posições, e acabou superado por Johann Zarco na sexta volta, caindo para o sexto lugar. Um pouco mais atrás, Enea Bastianini passou por Fabio Quartararo, entrando no grupo dos dez primeiros. O francês da Yamaha, porém, deu o troco sobre o italiano algumas curvas depois, retomando a posição.
Martín mantinha a liderança da prova, mas sem conseguir abrir grande vantagem em relação aos adversários. Bagnaia, o segundo colocado, mantinha a diferença na casa de seis décimos na oitava volta. No giro seguinte, a Aprilia de Maverick Viñales apresentou problemas, causando o abandono do espanhol em Sachsenring.
Binder abriu ataque sobre Marini na décima volta, trazendo consigo Zarco. A ultrapassagem veio no giro seguinte, com o sul-africano tomando a terceira colocação. Na 12ª volta, foi a vez de Zarco superar Marini para ocupar o quarto lugar. Mais atrás, Quartararo acabou superado não apenas por Bastianini, mas também por Fabio Di Giannantonio, caindo para o 12º lugar.
Bagnaia cortou um pouco a diferença em relação a Martín, passando a pressionar o líder da corrida, ainda que sem condições de buscar um ataque. Álex Márquez, por sua vez, superou Aleix Espargaró na 16ª volta, tomando o oitavo lugar da prova. O piloto da Aprilia passou a ser pressionado também por Bastianini, que conseguiu a ultrapassagem na volta seguinte.
Marco Bezzecchi entrou no grupo dos cinco primeiros ao conseguir a ultrapassagem sobre Marini na volta 18. Brad Binder, que vinha em terceiro, caiu no terceiro setor da pista no 19º giro, deixando a disputa quando ocupava a terceira colocação. A corrida entrou nas dez voltas finais com Bagnaia superando Martín para tomar a liderança da corrida.
Martín seguiu atacando Bagnaia, enquanto Zarco, em terceiro após a queda de Binder, aparecia mais de cinco segundos atrás. Na volta 24, o piloto da Pramac retomou a liderança com uma ultrapassagem na curva 12 do circuito. Restando quatro voltas para o final, o campeão do mundo tentou retomar a ponta, mas foi fechado por Martín.
Bagnaia e Martín se tocaram na abertura da última volta, e o piloto da Pramac abriu uma pequena vantagem, suficiente para garantir a vitória.
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