Card image
Notícias
Marcelo Medeiros confirma participação no Dakar 2023

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/12/2022
  • Atualizado: 20/12/2022 às 12:20
  • Por: Ana Oliveira

O piloto maranhense Marcelo Medeiros inicia a contagem regressiva para a quinta participação no maior e mais desafiadora prova de off road do mundo, o Rally Dakar. O piloto da TAG Racing e tetracampeão do Sertões, inscrito na categoria Quadriciclo, está pronto para seguir para a disputa no deserto do Oriente Médio.

Piloto maranhense disputará Rally Dakar pela quinta vez (Foto: Duda Bairros)

O 45ª Rali Dakar, que acontece pela quarta vez consecutiva na Arábia Saudita, terá uma prova maior que a edição passada. Estão previstos quase 8,6 mil km de percurso total, sendo aproximadamente 5 mil km cronometrados em 16 dias de evento, com 70% do percurso inédito. As etapas terão média de 450 quilômetros por dia.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O Dakar terá início no sábado, 31 de dezembro, e prossegue até 15 de janeiro, partindo de um acampamento às margens do Mar Vermelho (litoral de Tabuk) e terminando no lado oposto da Península Arábica, onde os competidores descobrirão a costa do Golfo Pérsico (Dammam) após uma aventura de quatro dias pelo Bairro Vazio, incluindo a etapa maratona, a edição do Dakar é a mais dura desde que o rali chegou à Arábia Saudita há quatro anos.

LEIA MAIS:
Felipe Fraga volta a Stock Car e defende a Blau Motorsport em 2023
Enzo Vidmontiene conquista título do SSKC nos Estados Unidos
Rafael Câmara disputa a FRECA com a Prema em 2023

Marcelo Medeiro conta sobre a preparação para encarar o desafio com uma rota que é um verdadeiro teste de resistência extrema. “Treinamos muito tanto com o equipamento quanto fisicamente desde o final do Dakar deste ano. Tenho um veículo muito bom em mãos, para todo o tipo de terreno que iremos encontrar. O nosso principal objetivo é terminar entre os três primeiros dos quadriciclos”, antecipou. “Haverá muita areia pelo caminho, além de calor e poeira. O Dakar é a prova mais longa e difícil do calendário”, continuou.

O piloto brasileiro estará a bordo da Yamaha Raptor 700, sob o número #159. A equipe seguirá nesta semana de São Luís (MA) a São Paulo (SP), depois ao litoral de Tabuk, na Arábia Saudita, até o acampamento inicial, onde ficará concentrada a prova e ficarão instalados com a estrutura no parque de apoio. Na próxima semana serão realizadas as atividades prévias no Sea Camp como as vistorias técnicas e administrativas, briefing e ajustes finais no veículo de competição.

O primeiro dia de disputas, com realização do prólogo com definição da ordem de largada, em forma de anel, em torno de Sea Camp servirá de aquecimento dos motores para o enorme desafio. Este ano, todas as etapas também contam com passagem por dunas. A primeira etapa no domingo, 01, também terá retorno a Sea Camp, após 602.56 quilômetros percorridos.

Dentro do Dakar, Marcelo Medeiros participou no ano passado e completou em sexto, sendo sua estreia na Arábia Saudita. O piloto de São Luís (MA) conta com outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.

Deixe seu Comentário

Comentários