Card image
Notícias
Manuel Sapag se destaca em etapa do TCR South America em El Pinar

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/08/2022
  • Atualizado: 08/08/2022 às 9:51
  • Por: Ana Oliveira

Com uma escalada de nono para terceiro na corrida 1 e vitória de ponta a ponta na corrida 2, o argentino Manuel Sapag foi o destaque em El Pinar, quinta etapa da temporada 2022 do TCR South America, realizado neste domingo, no Uruguai. Muito rápido desde os treinos livres de sexta-feira, o competidor do Lynk & Co #33 venceu pela primeira vez na categoria e fechou a jornada como o maior pontuador da rodada dupla.

Sapag venceu corrida 2 em El Pinar (Foto: Divulgação)

Seu compatriota Juan Ángel Rosso foi dominante na corrida 1 em que converteu pole em vitória com o Honda #26. O líder do campeonato, Fabricio Pezzini, se recuperou de um sábado conturbado no quali para duplo top5, fechando a corrida 1 em quinto e a 2 em terceiro, após punições impostas pelos comissários desportivos.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Exceto pelos dois vencedores, que abriram vantagem e controlaram as duas corridas, as provas de domingo tiveram movimentações intensas no restante do pelotão.

LEIA MAIS:
BRB F4 vê show de Clerot, Fefo Barrichello e Staico em Interlagos

A primeira bateria foi marcada por uma formidável largada do Peugeot de Enrique Maglione, avançando de quinto para segundo, à frente do Hyundai de Pedro Aizza. Reis tracionou mal e caiu de segundo para sexto, mas foi se recuperando durante a prova, bem como Sapag.

Na metade da prova, nada menos que cinco marcas diferentes ocupavam o top5, com Rosso (Honda), Maglione (Peugeot), Aizza (Hyundai), Reis (CUPRA) e Sapag (Lynk & Co).

O brasileiro do carro #35 sofreu problema no radiador e perdeu rendimento no fim da prova, quando Reis chegou a desafiar Maglione. Mas o #77 também teve queda de desempenho na volta final e acabou superado por Sapag pelo último posto do pódio. Pezzini, que havia largado do fundo do grid, completou o top5 após respeitável escalada.

A segunda bateria teve largada lançada e Sapag tratou de sustentar o primeiro lugar. Houve confusão logo atrás e o safety-car foi acionado, com Aizza, Maglione, Juan Manuel Casella e Rosso atrás do Lynk & Co #7.

Em questão de cinco voltas, Reis entrou no top5 passando Rosso e Franco Farina também vinha muito rápido, se recuperando de uma rodada no começo para aparecer em quarto.

Na metade da prova, ataque de Reis sobre Farina favoreceu a chegada de Alceu Feldmann, que se posicionou bem e superou seu companheiro de equipe -para levar o troco na passagem seguinte. Na volta 17 Feldmann mergulhou sobre Farina e os carros tiveram contato na curva 0. Reis aproveitou e passou os dois.

Na parte final da corrida, Reis alcançou Maglione para desafiar o uruguaio pelo terceiro lugar. Ele desenhou bem a trajetória na reta oposta e aplicou um preciso “X” na entrada da reta principal na abertura da penúltima volta.

Sapag venceu com autoridade, Aizza e Reis completaram o pódio. Maglione foi quarto, com Pezzini a seguir após superar Feldmann na volta final. Pela Copa Trophy, Maglione levantou as duas vitórias da etapa.

Depois da prova houve análise de incidentes pelos comissários, que resolveram punir Reis com 15s de acréscimo ao tempo de prova por queima de largada, Maglione e Rosso com 20s, respectivamente por causar um acidente e infração ao procedimento de safety-car. Os pilotos podem recorrer. Como consequência, o top5 da prova foi reordenado para Sapag, Aizza, Pezzini, Feldmann e Farina.

O TCR South America volta à ação no último fim de semana do mês, iniciando sua jornada argentina em Termas de Río Hondo.

Deixe seu Comentário

Comentários