Card image
Notícias
Interlagos recebe a etapa final da Stock Car neste fim de semana

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/12/2023
  • Atualizado: 14/12/2023 às 10:17
  • Por: Leonardo Marson

Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta são os pilotos que podem gravar o nome na história da principal categoria do esporte a motor nacional. O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo (SP), será o palco do capítulo final da temporada 2023 da Stock Car Pro Series nos dias 16 e 17. Como o circuito paulistano é exigente com as frenagens, fazer um bom uso do equipamento pode ser crucial para que pilotos e equipes alcancem seus objetivos.

Gabriel Casagrande
Foto: Luís França

Interlagos é a pista que traz a freada mais forte de todo o calendário com o S do Senna, em que os carros reduzem de 240 km/h para cerca de 70 km/h em poucos metros em uma freada de apenas cinco segundos, na maior desaceleração da temporada, com 1,5G. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro têm seu sistema de freios composto pelas pastilhas de freio da Fras-le e os discos Fremax.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

“A freada do S do Senna é a mais forte do circuito de Interlagos e também de toda a temporada. É onde a gente chega com a maior velocidade e para mim é a freada mais complexa também, porque a pista tem uma certa inclinação e você tem que frear no ponto certo para não deixar o seu carro escapar um pouco da entrada da primeira perna do S do Senna, porque se você não fizer ela muito bem, perde toda a segunda perna e também a reta oposta, então acho muito importante a freada do S do Senna. Ali é muito fácil também travar os pneus, então quanto mais você tiver o controle sobre o freio, melhor vai ser a sua freada e assim você consegue já começar a volta muito bem”, explica Gabriel Casagrande, que chega a Interlagos na liderança da tabela com 286 pontos.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV e na internet a decisão da Stock Car

Enquanto alguns pilotos buscam o seu primeiro título na categoria, outros querem adicionar mais um troféu em sua estante. Na lista dos que querem debutar como campeões da Stock Car estão Thiago Camilo, que ocupa a quarta colocação com 250 pontos, seguido por Rafael Suzuki, que é o quinto colocado e soma 243 pontos. Ricardo Zonta fecha a lista dos que podem erguer o troféu pela primeira vez, ocupando a sétima colocação com 237 pontos somados.

Gabriel Casagrande, campeão em 2021, quer o bicampeonato e lidera o ranking com 286 pontos, uma vantagem de 16 para Daniel Serra, que coleciona três títulos na categoria. Felipe Fraga também busca o seu segundo título, com 253 pontos ocupa a terceira colocação na sua temporada de retorno à Stock Car. Atual campeão e detentor de dois títulos na categoria, Rubens Barrichello é o sexto colocado com 239 pontos somados e corre por fora para tentar mais um título na carreira.

Das 22 corridas da temporada, os postulantes ao título venceram metade delas. Casagrande conquistou três vitórias (Interlagos, Velopark e Buenos Aires), o mesmo número que Serra (Goiânia, Cascavel e Velocitta). Depois vem Camilo com duas vitórias (Goiânia e Tarumã), empatado com Zonta (Interlagos e Velocitta). Barrichello tem uma vitória na temporada, em Tarumã. Fraga e Suzuki não venceram nenhuma prova na temporada.

A programação da 12ª etapa da Stock Car Pro Series prevê a classificação para definição do grid de largada no sábado (16) às 12h20; no domingo (17), a partir das 14h30 a largada para as duas corridas.

Deixe seu Comentário

Comentários