Card image
Indy
Indy: Palou fatura pole position do GP de Detroit

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/06/2023
  • Atualizado: 03/06/2023 às 15:41
  • Por: Ana Oliveira

Alex Palou conquistou neste sábado (3), a pole position para o GP de Detroit da IndyCar. O piloto da Chip Ganassi conseguiu 1m01s859 na sua melhor volta na parte final da classificação, garantindo a posição de honra no traçado renovado da cidade norte-americana.

Palou faturou pole em Detroit (Foto: IndyCar)

Scott McLaughlin, da Penske, vai largar em segundo após ser 0s300 mais lento. Romain Grosjean é o terceiro com o carro da Andretti, seguido por Scott Dixon, da Chip Ganassi. O mais novo vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, parte em quinto com o carro da Penske, enquanto Marcus Ericsson ficou em sexto com a Ganassi.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Will Power, mais um piloto Penske, vai partir em sétimo. Ao seu lado estará Simon Pagenaud, da Meyer Shank. O nono colocado foi Felix Rosenqvist, da McLaren, seguido por seu companheiro de equipe, Pato O’Ward. Em 11º, Marcus Armstrong, da Ganassi, vai dividir fila com Kyle Kirkwood, da Andretti.

LEIA MAIS:
Dixon lidera segundo treino da Indy em Detroit
Indy: O’Ward lidera primeiro treino em novo traçado de Detroit
Indy corre em “pista da F1” em Detroit. Veja mais circuitos de rua ativos após a F1

A corrida da Indy em Detroit acontece neste domingo, às 16h00. Confira como foi o classificatório:

Grupo 1

O primeiro grupo foi para a pista às 14h20 do horário de Brasília. Os pilotos começaram a abrir suas voltas rápidas logo no começo, se intercalando na liderança. Aos cinco minutos, Alex Palou comandava o pelotão com 1m02s696. Esse foi o momento em que os carros retornaram para os boxes, exceto por Alexander Rossi, que continuou abrindo voltas.

Com três minutos para o fim, os carros voltaram para a pista. Helio Castroneves bateu e ficou parado na pista por alguns instantes, até conseguir realinhar e voltar. Enquanto isso, Marcus Armstrong tomava a ponta com 1m01s855. Devlin DeFrancesco empurrou Will Power para fora do top-6, enquanto Rossi subiu para a segunda colocação.

Will Power conseguiu se recolocar em terceiro, enquanto Grosjean obteve o segundo melhor tempo. Felix Rosenqvist conseguiu empurra Rossi para fora, enquanto Pagenaud melhorou sua volta.

Se classificaram: Marcus Armstrong (Chip Ganassi), Romain Grosjean (Andretti), Alex Palou (Chip Ganassi), Will Power (Penske), Simon Pagenaud (Meyer Shank), Felix Rosenqvist (McLaren).
Eliminados: Alexander Rossi (McLaren), Conor Daly (Ed Carpenter), Devlin DeFrancesco (Andretti), Benjamin Pedersen (A.J. Foyt), David Malukas (Dale Coyne), Helio Castroneves (Meyer Shank) e Jack Harvey (Rahal Letterman).

Grupo 2

O segundo grupo entrou em pista às 14h40. Todos os pilotos abriram volta rápida logo no começo da sessão, se intercalando até Scott Dixon se estabelecer na ponta com 1m05s239. Ele seria superado aos três minutos da sessão, por Kyle Kirkwood, que anotou 1m03s588. Os pilotos foram para os pits com cinco minutos no relógio.

Os carros voltaram para a pista com três minutos restantes. Em sua tentativa de volta rápida, Colton Herta chegou a bater no muro, mas conseguiu continuar. Callum Ilott, que vinha em sexto, acabou derrubado por Ferruci. O ritmo de troca de posições foi frenético, menos para Kirkwood, que permanecia na liderança com 1m02s209. Ele ainda conseguiu abaixar para 1m01s530.

Dixon passou para o segundo lugar, mas foi superado por Pato O’Ward. Durou pouco: o piloto da Ganassi deu o troco e retomou o segundo melhor tempo. Christian Lundgaard, que vinha buscando seu espaço, acabou vendo seu pneu furar. Já Ilott permaneceu na tentativa, mas foi derrubado por Scott McLaughlin que subiu de oitavo para segundo.

Se classificaram: Kyle Kirkwood (Andretti), Scott McLaughlin (Penske), Pato O’Ward (McLaren), Scott Dixon (Chip Ganassi), Marcus Ericsson (Chip Ganassi) e Josef Newgarden (Penske).
Eliminados: Rinus Veekay (Ed Carpenter), Callum Ilott (Juncos), Christian Lundgaard (Rahal Letterman), Agustin Canapino (Juncos), Santino Ferrucci (A.J. Foyt), Colton Herta (Andretti), Sting Ray Robb (Dale Coyne) e Graham Rahal (Rahal Letterman).

Top-6

A segunda parte da classificação iniciou-se às 15h05 do horário de Brasília. Dixon foi o primeiro a abrir volta, anotando 1m04s681. Em seguida vieram os outros pilotos, com Alex Palou assumindo a ponta ao conseguir 1m04s168. Aos poucos os pilotos foram se intercalando, enquanto Palou melhorou para 1m02s791. Ele foi superado por McLaughlin pouco tempo depois.

Os carros seguiram para os pits. Ali, Kirkwood acabou abandonando após tocar o muro e prejudicar uma de suas rodas. No retorno, Ericsson assumiu a ponta com 1m02s369, mas foi superado por Palou, que arrancou 1m01s639. Will Poer conseguiu se colocar em terceiro, enquanto Pato O’Ward passou para quarto, mas foi superado por Pagenaud.

Nos segundos finais, Armstrong conseguiu tirar O’Ward do top-6, enquanto Newgarden subiu para terceiro, tirando Armstrong. Grosjean passou para segundo, enquanto Power foi tirado por Dixon.

Se classificaram: Alex Palou, Romain Grosjean, Marcus Ericsson, Josef Newgarden, Scott McLaughlin e Scott Dixon.
Eliminados: Will Power, Simon Pagenaud, Felix Rosenqvist, Pato O’Ward, Marcus Armstrong e Kyle Kirkwood.

Final

Os carros saíram do pitlane às 15h25 do horário de Brasília. Palou foi o primeiro a abrir volta rápida, anotando 1m03s742. Josef Newgarden assumiu a segunda posição, seguido por McLaughlin, Grosjean e Ericsson, sendo que esses dois últimos erraram em suas voltas. Scott Dixon continuava lento em um primeiro momento.

Na parte final, Dixon subiu para o segundo lugar, enquanto McLaughlin foi derrubado para a sexta posição. Newgarden tirou o tempo de Dixon, subindo novamente para segundo. Em mais uma tentativa, McLaughlin tomou a ponta com 1m02s474, mas foi superado por Palou, que conseguiu 1m01s859, tempo suficiente para garantir a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários