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Indy: McLaughlin supera Grosjean e vence GP do Alabama

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  • Publicado: 30/04/2023
  • Atualizado: 30/04/2023 às 18:24
  • Por: Ana Oliveira

Scott McLaughlin venceu neste domingo (30), o GP do Alabama, quarta etapa do campeonato 2023 da IndyCar. O piloto da Penske se envolveu em uma disputa muito acirrada com Romain Grosjean ao longo de toda a prova, dando o bote na parte final da corrida e garantiu sua vitória em Barber.

Foto: IndyCar

Grosjean liderou a prova por um bom tempo, mas uma escapada deu a oportunidade para que McLaughlin tirasse de vez as chances do piloto da Andretti, que ficou em segundo. A Penske colocou mais um piloto no pódio, Will Power. Pato O’Ward chegou a brigar pela liderança com a McLaren, mas finalizou em quinto, seguido por Alex Palou com o carro da Chip Ganassi.

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Christian Lundgaard, da Rahal Letterman, mostrou bom ritmo ao longo de toda a prova, terminando em sexto. Scott Dixon, da Ganassi, recebeu a bandeira em sétimo, enquanto Alexander Rossi foi o oitavo com a McLaren. A nona posição ficou com Felix Rosenqvist, também da McLaren, que precisou fazer uma corrida de recuperação após cair para 26º. Marcus Ericsson fechou o top-10 com a Ganassi.

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A próxima etapa da Indy será no circuito misto de Indianápolis em 13 de maio. Confira como foi a corrida em Barber:

Romain Grosjean fez uma boa largada, mas foi acompanhado por Pato O’Ward e Alex Palou, que forçaram para tentar a ultrapassagem. Os três carros chegaram a ficar lado a lado, mas Grosjean resistiu e Palou ficou com a segunda posição. Apesar das disputas acirradas, a primeira volta não contou com incidentes.

Na terceira volta, Palou voltou a atacar Grosjean, colocando o carro novamente ao lado do piloto da Andretti, que não aliviou. No meio do pelotão, Colton Herta começou a escalar da 14º para a nona colocação. Já Felix Rosenqvist não teve sorte e caiu de oitavo para 26º.

Dixon começou a se aproximar de O’Ward, chegando a atacar na nona volta, mas enfrentando resistência do piloto da McLaren. Na volta seguinte, os pilotos já se distanciaram um pouco. A volta 15 trouxe a primeira janela de paradas, com poucos pilotos fazendo suas paradas, entre eles Scott McLaughlin e Will Power. Eles colocaram pneus macios.

A prova se estabilizou após as primeiras paradas, com Grosjean se mantendo 1,5s à frente de Palou. Já Christian Lundgaard fez uma ultrapassagem sobre Colton Herta na volta 21 pela sexta posição. Em seguida, ele passou Rinus Veekay, enquanto Kyle Kirkwood jogava Herta mais para baixo.

Newgarden passou a fazer diversas ultrapassagens, subindo para a oitava posição. Já os líderes aproveitaram as voltas seguintes para fazerem suas paradas. O’Ward e a McLaren fizeram uma boa estratégia e, com os pneus mais aquecidos, tiraram a segunda posição de Palou. Newgarden assumiu a liderança após a parada de Grosjean, mas McLauglin assumiu logo depois.

Na volta 38, o carro de Sting Ray Robb ficou parado na pista e a bandeira amarela foi acionada um pouco depois, dando tempo para os pilotos trocarem seus pneus. A prova foi retomada na volta 43, com Grosjean novamente na frente, enquanto Lundgaard pressionou e passou Palou pelo quarto lugar.

McLaughlin pressionou Grosjean, mas o francês se defendeu bem das investidas. A equipe chegou até mesmo a interferir, falando no rádio para que McLaughlin não se exasperasse. Nas voltas seguintes, o ritmo diminuiu e Grosjean ficou mais tranquilo na liderança. Novamente, a corrida ficou estabilizada por algumas voltas.

Grosjean fez mais uma parada na volta 61, voltando em 11º. Enquanto isso, Newgarden e Dixon disputavam pela terceira posição, com o piloto da Penske não conseguindo evitar a ultrapassagem. Já Rosenqvist suabia para a quarta posição em sua corrida de recuperação.

McLaughlin foi para o pitstop na volta 64, conseguindo voltar na frente de Grosjean e assumir a liderança. O piloto da Andretti logo foi para cima, conseguindo a ultrapassagem no começo da volta 65. Quatro voltas depois, o piloto da Penske voltou a se aproximar.

McLaughlin contava com 32 segundos de push to pass, enquanto Grosjean já estava zerado. Mesmo assim, o piloto da Andretti conseguiu segurar e até voltar a abrir uma distância mais segura. Mas um erro do francês acabou criando a oportunidade perfeita para que McLaughlin ultrapassasse e tomasse de vez a liderança.

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