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Indy: Lundgaard vence com autoridade em Toronto

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  • Publicado: 16/07/2023
  • Atualizado: 17/07/2023 às 10:06
  • Por: Redação

Christian Lundgaard venceu neste domingo (16) a décima etapa da temporada 2023 da Indy, realizada no circuito montado nas ruas de Toronto, no Canadá. O piloto da RLL mostrou um grande ritmo ao longo das 85 voltas da prova, garantindo sua primeira vitória na categoria. Mais do que isso, o time quebrou um jejum de vitórias que durava desde a Indy 500 de 2020, vencida por Takuma Sato.

Christian Lundgaard
Foto: IndyCar

A segunda posição ficou com Álex Palou, piloto da Chip Ganassi que correu com a asa dianteira quebrada por muitas voltas, mantendo a posição mesmo sob ataque nas voltas finais. Colton Herta, da Andretti Autosport, foi o terceiro, seguido por Scott Dixon, quarto com a Chip Ganassi. Josef Newgarden, da Penske, completou o grupo dos cinco melhores.

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Scott McLaughlin, que duelou em parte da prova com Lundgaard, ficou com a sexta colocação com a Penske, enquanto Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, cruzou a linha de chegada em sétimo. Pato O’Ward, da McLaren, ficou com a oitava posição, logo à frente de Graham Rahal, da RLL. Felix Rosenqvist, da McLaren, foi o décimo.

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Único brasileiro no grid da Indy, Helio Castroneves abandonou a disputa. Em uma relargada, o piloto da Meyer Shank foi tocado por Kyle Kirkwood, da Andretti, e rodou, deixando a disputa quando lutava para ficar dentro do grupo dos 15 melhores.

A Indy dá sequência a temporada 2023 já no próximo final de semana com a rodada dupla de Iowa, que será realizada no sábado e no domingo.

Confira como foi a corrida

A corrida da Indy em Toronto começou com Christian Lundgaard mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Scott McLaughlin e Pato O’Ward. Mais atrás, um acidente múltiplo envolvendo Tom Blomqvist, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay, Jack Harvey, Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Sting Ray Robb ocasionou a primeira bandeira amarela da corrida.

Após muitas voltas com o Safety Car puxando o pelotão, a relargada foi acionada no décimo giro, e Kyle Kirkwood passou por Felix Rosenqvist para tomar a sexta colocação. Mais atrás, Colton Herta começou a escalar o pelotão, passando por Álex Palou, Romain Grosjean e Marcus Armstrong para entrar no grupo dos dez melhores. Pouco antes, Armstrong havia sido superado por Josef Newgarden.

Armstrong seguiu perdendo desempenho e acabou ultrapassado por Romain Grosjean e Álex Palou, e se dirigiu aos boxes na volta 17, o que foi seguido por Rosenqvist e David Malukas, na volta seguinte, e por Kirkwood e Josef Newgarden, na volta 19. Líder, Lundgaard visitou os boxes na volta 20, enquanto O’Ward trocou pneus e reabasteceu na volta 21.

McLaughlin, agora na liderança, tinha 2,5 segundos em relação a Ericsson. Mais atrás, Lundgaard se valeu dos pneus mais novos e passou por Castroneves, tomando a nona posição. Pouco depois, Palou fez bonita ultrapassagem sobre Grosjean, e superou Herta para tomar a quinta colocação. O francês da Andretti foi aos boxes na volta 33. No giro seguinte, foi Herta quem se dirigiu aos boxes.

McLaughlin, que tinha seis segundos de frente, foi aos boxes na volta 36, o que foi seguido por Ericsson e Castroneves na volta seguinte, e por Dixon, Will Power e Palou no giro 38. Assim, Lundgaard retomou para a liderança, com uma frente de 6s5 em relação a McLaughlin. Na volta 42, Grosjean parou no muro, causando a segunda bandeira amarela da corrida.
Com 44 voltas, alguns pilotos visitaram os boxes novamente. Foram os casos de Kirkwood, Palou, Rosenqvist, Herta, Malukas e Ilott. A relargada veio na volta 46, mas Castroneves rodou no mesmo momento após ser tocado por Kirkwood, causando outra neutralização. Lundgaard e outros pilotos foram aos boxes na volta 50, e McLaughlin voltou a liderar a prova.

A relargada ocorreu na volta 52, com McLaughlin sendo pressionado por Dixon, enquanto Rinus VeeKay, em terceiro, não conseguia acompanhar o ritmo dos dois. Aos poucos, o piloto da Penske passou a abrir vantagem, enquanto o holandês da Carpenter foi aos boxes na volta 59, o que foi seguido por McLaughlin duas voltas depois.

Lundgaard conseguiu uma bonita ultrapassagem sobre Palou para tomar a liderança, já que Dixon se dirigiu para mais uma parada nos boxes na volta 63. Dixon, vindo de trás, passou a aumentar o ritmo, e superou Ilott para ganhar a 13ª colocação. Com 15 voltas para o final, Malukas se dirigiu aos boxes pela última vez na prova.

Lundgaard abriu 6,4 segundos de frente para Palou na volta 73, enquanto Newgarden passou por O’Ward para tomar a sexta posição. O mexicano foi perdendo desempenho e despencou para o oitavo posto, sendo superado também por Armstrong. A asa dianteira de Palou passou a se soltar, mas o espanhol seguiu no traçado.

Herta, com mais velocidade, abriu ataque sobre Palou, mas não conseguiu a ultrapassagem. Na frente, Lundgaard disparou para vencer a prova, seguido pelo espanhol da Ganassi e por Herta. Power e Ericsson foram aos boxes sem combustível, o que fez com que Dixon terminasse em quarto.

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