Card image
Indy
Indy: Lundgaard desbanca Rosenqvist e fatura pole do GP de Indianápolis

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/05/2023
  • Atualizado: 12/05/2023 às 18:27
  • Por: Ana Oliveira

Christian Lundgaard faturou nesta sexta-feira (12), a pole position do GP de Indianápolis, realizado no traçado misto do circuito. O piloto da Rahal Letteman foi constante durante todo o classificatório e garantiu sua melhor volta em 1m09s332.

Foto: IndyCar

A segunda posição ficou com Feliz Rosenqvist, da McLaren, que foi apenas 0s002 mais lento. Alex Palou, da Chip Ganassi, larga da terceira posição, após garantir 1m09s378. Jack Harvey conseguiu outra boa posição para a Rahal Letteman e parte em quarto. Pato O’Ward ficou em quinto com outro carro da McLaren, enquanto Kyle Kirkwood, da Andretti, marcou o sexto melhor tempo da parte final da classificação.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Marcus Ericsson vai partir em sétimo com seu carro da Chip Ganassi. Logo atrás ficou Graham Rahal, com o terceiro carro da Rahal Letteman. A nona posição ficou com Scott Dixon, da Ganassi, enquanto Alexander Rossi colocou sua McLaren em décimo. Marcus Armstrong, da Ganassi, e Will Power, da Penske, fecharam o top-12.

LEIA MAIS:
Indy: Palou lidera segundo treino no misto de Indianápolis
O’Ward comanda primeiro treino da Indy no misto de Indianápolis

A Indy realiza sua prova no misto de Indianápolis neste sábado (13), às 16h30, com transmissão da ESPN, TV Cultura e Star+.

GRUPO 1

Os primeiros minutos foram utilizados para os pilotos estudarem a pista. O classificatório começou com o asfalto ainda um pouco molhado da chuva que caiu algum tempo antes. Com cinco minutos para o fim, os pilotos voltaram aos boxes para colocar os pneus macios e se prepararem para a volta rápida.

Com três minutos para a bandeirada, os pilotos saíram dos boxes. Pagenaud começou com um bom tempo, mas logo foi superado por Power e Newgarden. As voltas foram se seguindo e Lundgaard assumiu a ponta com 1m09s463. O final trouxe Rosenqvist eliminando Newgarden.

Passaram: Christian Lundgaard (Rahal Letterman), Graham Rahal (Rahal Letterman), Felix Rosenqvist (McLaren), Marcus Armstrong (Chip Ganassi), Will Power (Penske) e Ericsson (Chip Ganassi).

Eliminados: Josef Newgarden (Penske), Devlin DeFrancesco (Andretti), Rinus Veekay (Ed Carpenter), Simon Pagenaud (Meyer Shank), Conor Daly (Ed Carpenter), Benjamin Pedersen (A.J. Foyt) e Agustin Canapino (Juncos).

GRUPO 2

O segundo grupo começou exatamente como o primeiro, com os pilotos dando voltas, mas sem forçar tanto os carros. Nesse momento, Kirkwood tomou a liderança com 1m10s607, mas logo foi batido por O’Ward, que foi 0s396 mais rápido e permaneceu assim até que a parada antes das voltas rápidas.

A parte final do round começou com Dixon liderando, mas O’Ward melhorou. Grosjean abortou sua primeira tentativa, enquanto Castroneves, que teve problemas no carro durante os treinos livres, tentava encaixar sua volta, mas acabou não conseguindo tempo suficiente.

Passaram: Pato O’Ward (McLaren), Alexander Rossi (McLaren), Alex Palou (Chip Ganassi), Jack Harvey (Rahal Letterman), Kyler Kirkwood (Andretti) e Scott Dixon (Chip Ganassi).

Eliminados: Colton Herta (Andretti), Scott McLaughlin (Penske), Romain Grosjean (Andretti), David Malukas (Dale Coyne), Sting Ray Robb (Dale Coyne), Callum Ilott (Juncos), Helio Castroneves (Meyer Shank) e Santino Ferrucci (A.J Foyt).

TOP 12

Nas primeiras voltas, Lundgaard novamente mostrou bom ritmo com pneus duros e Rosenqvist deu o troco tomando a ponta com 1m10s221. Os carros voltaram aos pits e saíram praticamente ao mesmo tempo para as últimas tentativas.

Palou tomou a ponta com uma boa volta em 1m09s208. Já O’Ward, que vinha bem, acabou despencando para o sétimo lugar com a melhora dos outros pilotos, mas por pouco tendo. Logo ele voltou para terceiro. Ericsson vinha conseguindo se manter, enquanto Power errou sua volta. Por fim, Kirkwood garantiu tempo suficiente para eliminar Ericsson.

Passaram: Palou, Lundgaard, O’Ward, Rosenqvist, Harvey e Kirkwood.
Eliminados: Ericsson, Rahal, Dixon, Rossi, Armstrong e Power.

FINAL

Harvey começou com uma boa volta, tomando a ponta com 1m09s422 nos minutos antes das paradas, que aconteceram com cerca de três minutos para o fim. Kirkwood veio com dificuldades em sua tentativa, mas logo melhorou e pulou para terceiro. Lundgaard veio melhorando e garantiu 1m09s332. Rosenqvist até tentou, mas foi 0s002 mais lento e não conseguiu tirar a pole do piloto da Rahal Letteman.

Deixe seu Comentário

Comentários