Card image
Indy
Indy: Herta desbanca Rahal e fatura pole em Mid-Ohio

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/07/2023
  • Atualizado: 01/07/2023 às 17:08
  • Por: Ana Oliveira

Colton Herta conquistou neste sábado (1º), a pole position para o GP de Mid-Ohio, nona etapa da Indy em 2023. O piloto da Andretti conseguiu uma boa volta nos últimos segundos da classificação, anotando 1m06s309, desbancando Graham Rahal.

Foto: IndyCar

Rahal veio com um bom ritmo ao longo de toda a classificação e vai partir em segundo após marcar 1m06s352 com a Rahal Letterman. O terceiro lugar ficou com Kyle Kirkwood, da Andretti, que conseguiu 1m06s369. Alex Palou parte em quarto com a Chip Ganassi, seguido pela Rahal Letterman de Christian Lundgaard. Scott Dixon, também da Ganassi, é o sexto colocado.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Will Power, da Penske, vai partir em sétimo. Em seguida está seu companheiro de equipe, Scott McLaughlin. Marcus Ericcsson, da Ganassi, é o nono colocado. Felix Rosenqvist ficou logo atrás com a McLaren, seguido por Jack Harvey, terceiro carro da Rahal Letterman. David Malukas fecha o top-12 com a Dale Coyne.

LEIA MAIS:
Indy: Power lidera treino marcado por acidente de Pagenaud em Mid-ohio
Indy: O’Ward lidera primeiro treino em Mid-Ohio

A Indy realiza a corrida em Mid-Ohio neste domingo (2), às 14h00. A transmissão acontece nos canais ESPN, TV Cultura e no serviço de streaming Star+. Confira como foi a classificação em Mid-Ohio:

GRUPO 1

O primeiro pelotão foi formado por Josef Newgarden (Penske), Scott McLaughlin (Penske), Pato O’Ward (McLaren), Helio Castroneves (Meyer-Shank), Felix Rosenqvist (McLaren), Alexander Rossi (McLaren), Marcus Ericsson (Chip Ganassi), Alex Palou (Chip Ganassi), David Malukas (Dale Coyne), Ryan Hunter-Reay (Ed Carpenter), Jack Harvey (Rahal Letterman), Agustin Canapino (Juncos) e Benjamin Pedersen (A.J. Foyt).

Os pilotos foram para a pista já nos primeiros minutos, para testarem suas primeiras voltas, se alternando na liderança e abaixando cada vez mais os tempos. O’Ward acabou saindo da pista e ficou parado na grama. A bandeira da vermelha foi acionada com pouco mais de quatro minutos de sessão.

Os carros retornaram com Marcus Ericsson na liderança com 1m07s091, mas em instantes mais pilotos começaram a derrubar os tempos, com Palou assumindo a ponta com 1m06s035. Ericsson deu o troco com 1m05s952 e conseguiu se classificar neste tempo.
Se classificaram: Marcus Ericsson, Alex Palou, Felix Rosenqvist, Scott McLaughlin, Jack Harvey e David Malukas.

GRUPO 2

Scott Dixon (Chip Ganassi), Marcus Armstrong (Chip Ganassi), Will Power (Penske), Santino Ferrucci (A.J. Foyt), Graham Rahal (Rahal Letterman), Rinus Veekay (Ed Carpenter), Colton Herta (Andretti), Kyle Kirkwood (Andretti), Romain Grosjean (Andretti), Devlin DeFrancesco (Andretti), Christian Lundgaard (Rahal Letterman), Sting Ray Robb (Dale Coyne) e Callum Ilott (Juncos) formaram o segundo pelotão.

Novamente, os pilotos foram para a pista assim que liberado. Herta foi o primeiro a se estabelecer na liderança com 1m06s886. Na segunda posição, os pilotos se alternaram, com Lundgaard sendo o mais estável na primeira metade da sessão. Com cinco minutos para o fim, os carros voltaram para os boxes.

No retorno, Herta ainda estava na ponta, mas com 1m06s299, marca que foi batida por Lundgaard com 1m05s893. Rahal melhorou e conseguir se encaixar em terceiro. No último minuto, os pilotos finalmente começaram a melhorar suas voltas. Com isso, Kirkwood conseguiu pular para primeiro com 1m05s7240, seguido por Dixon, 0s052 mais lento.

Se classificaram: Kyle Kirkwood, Scott Dixon, Colton Herta, Christian Lundgaard, Will Power e Graham Rahal.

TOP 12

Herta e Palou foram os primeiros a abrirem volta, com o piloto da Andretti assumindo a liderança com 1m09s107. Ele foi desbancado por Power que atingiu 1m08s, mas isso durou pouco: em seguida, vários pilotos começaram a atingir a marca de 1m07s, com Lundgaard na ponta marcando 1m07s249. Ele foi superado por Herta, que atingiu 1m06s840 antes dos carros voltarem ao pitlane.

A disputa ficou acirrada, com os pilotos se alternando bastante no top-6. Com menos de 30 segundos para o fim, Lundgaard ocupava a liderança com 1m05s883, mas foi novamente superado por Herta que fez 1m05s857. Em uma última tentativa, Power forçou, mas não conseguiu passar.

Se classificaram: Colton Herta, Christian Lundgaard, Graham Rahal, Kyle Kirkwood, Scott Dixon e Alex Palou.

TOP 6 E POLE

Os carros saíram para a pista e deram algumas voltas, já com tempo baixo, mas ainda sem o ideal para a pole position. Rahal tomou a ponta com 1m06s966. Lundgaard foi melhorando e conseguiu 1m06s780. Rahal retomou a ponta com 1m06s352.

Os pilotos tentaram, mas nenhum conseguiu atingir a primeira posição, se intercalando em segundo apenas. No último segundo, Colton Herta arrancou uma boa volta e conseguiu 1m06s309, levando a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários