
Pipo Derani levou o Brasil mais uma vez ao título de uma das competições de Endurance mais importantes do mundo. O piloto conquistou o campeonato do IMSA pela segunda vez, agora em 2023 (antes, tinha sido campeão em 2019), em uma corrida emocionante que encerrou a esta temporada.

Aconteceram dois pontos de reviravolta importantes na batalha dos três candidatos ao título da classe Grand Touring Prototype (GTP) durante a corrida Petit Le Mans , em Road Atlanta, EUA. O trio com chances estavam separados por apenas 11 pontos. Mas o Porsche Penske Motorsport 963 nº 6 deixou a disputa do campeonato apenas 74 minutos após o início do evento de 10 horas, quando Nick Tandy sofreu um acidente, desencadeado por carros Grand Touring (GT).

Assim, à medida que a corrida se desenrolava, a liderança do campeonato oscilava entre o carro nº 31 da Whelen Engineering Racing Cadillac V-Series.R e o nº 10 da Konica Minolta Racing Acura ARX-06.
A 62 minutos do fim, Filipe Albuquerquepiloto do carro nº 10, tentou ultrapassar Pipo Derani, do carro nº 31, na disputa pelo segundo na corrida, por fora na Curva 1 – uma rápida curva de 90 graus para a direita. Os carros fizeram contato lateral antes que o Acura se lançasse para a esquerda através da grama e entrasse em contato forte com uma barreira de pneus. Os comissários de corrida da IMSA revisaram o acidente, mas não responsabilizaram nenhuma das partes pelo incidente.

Esta dramática disputa garantiu que o campeonato ficasse com o Cadillac nº 31, com os pilotos Derani, Alexander Sims e Jack Aitken. Eles conquistaram o título para a equipe com um sexto lugar no final.
Entre os pilotos, Derani e Sims terminaram a temporada com 21 pontos de vantagem sobre Albuquerque e o co-piloto Ricky Taylor, que terminou apenas um ponto à frente de Blomqvist e Braun. A dupla do carro nº 60 liderou a classe GTP com três vitórias em 2023.

Derani admitiu que a perspectiva de uma batalha no final da corrida com Albuquerque gerou flashbacks de seus encontros anteriores na pista, como na Petit Le Mans de 2021.
“Parece que sempre é o número 10 que luta conosco no final, mas este ano a corrida tomou um rumo diferente”, comentou Derani, que conquistou o seu segundo campeonato IMSA. “Acho que o Filipe estava um pouco precipitado, faltando ainda mais de 1 hora para o final. Sabemos que passar por fora da Curva 1 nunca funciona”, continuou Derani. “Aconteceu no ano passado com dois Cadillacs, infelizmente. Você simplesmente perde o controle, obviamente que ele tentou, mas entrou muito agressivo tentando me bloquear por dentro. Nós nos tocamos e ele saiu, o que foi lamentável para ele”, finalizou o campeão.

Na corrida, vitória de Helio Castroneves!
Enquanto isso, a batalha pela prestigiada vitória na corrida Petit Le Mans resumiu-se a uma luta direta entre o Cadillac nº 01 da Cadillac Racing, compartilhado por Sebastien Bourdais, Renger van der Zande e o piloto Scott Dixon, e o nº 60 Acura da Meyer Shank Racing com os pilotos Tom Blomqvist, Colin Braun e Helio Castroneves.

Braun assumiu a liderança de van der Zande com um forte reinício após a relargada a 30 minutos do encerramento, e manteve-a até o desfecho da prova, o que ocorreu sob bandeira amarela após dois pequenos incidentes no final da corrida. O resultado encerrou a temporada com vitória do Meyer Shank Acura, que também tinha iniciado o campeonato com um triunfo na corrida 24 horas de Daytona. O piloto brasileiro Helio Castroneves, vibrou com mais uma conquista importante, mostrando que é um dos melhores também em carros protótipos, além do reinado que construiu nas 500 Milhas de Indianápolis em carros de Fórmula Indy.

O final da temporada também determinou os vencedores da IMSA Michelin Endurance Cup 2023. A Cadillac conquistou o título de fabricante, e Sims, Derani e a equipe nº 31 da Whelen Engineering garantiram as coroas de equipe e pilotos.
O campeonato 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship começa de 19 a 21 de janeiro próximo no Daytona International Speedway, com o Roar Before The Rolex 24 anual, seguido de 25 a 28 de janeiro pela 63ª edição da tradicional Rolex 24 Horas de Daytona.
Texto base: IMSA / divulgação
Fotos: LAT Images / IMSA / divulgação
Deixe seu Comentário