Card image
Fórmula 2
Hitech decide manter Jüri Vips na equipe para temporada da Fórmula 2

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/06/2022
  • Atualizado: 29/06/2022 às 15:32
  • Por: Ana Oliveira

A Hitech anunciou nesta quarta-feira (29), que Jüri Vips continua fazendo parte da equipe na Fórmula 2. O piloto estoniano teve seu contrato com a Red Bull encerrado após pronunciar um termo racista durante uma transmissão online. Apesar disso, suas atividades na categoria de base seguirão normalmente.

Juri Vips teve seu contrato encerrado com o programa da Red Bull (Foto: Red Bull)

Em uma longa nota, o chefe da equipe explicou a permanência de Vips: “Eu decidi manter Jüri Vips em sua vaga na F2 pelo restante da temporada. Foi uma decisão seriamente debatida. Permitir que ele termine sua temporada com a Hitech é uma oportunidade para ele demonstrar, através de suas ações, o tipo de pessoa que é.”

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“Eu deixei claro que a linguagem utilizada é totalmente inaceitável, mas eu escolhi dar a ele uma chance de se redimir”, Oakes continua. “A Hitech GP emprega uma força de trabalho inclusiva e nunca incentivou racismou ou qualquer tipo de comportamento ofensivo.”

LEIA MAIS:
Red Bull encerra contrato de Vips após comentário racista na web

“Dito isso, se nós vivemos em uma sociedade em que ninguém pode errar e se desculpar genuinamente, ter uma chance de redenção e aprender com isso – o que isso diz sobre nossa sociedade? Eu não sei porque ele disse o que disse. Eu não sei porque ele estava jogando e transmitindo C.O.D. [sigla para o jogo Call Of Duty] naquela hora do dia. Certamente existem coisas que podem beneficiar mais sua carreira!”

“O que eu realmente sei é que ter o contrato terminado pela Red Bull como resultado de suas ações é uma experiência esmagadora para ele, uma punição merecidamente severa. A realidade é que não haverá consenso se essa punição é suficiente, algo totalmente entendível.”

A nota continua com Oakes reitarando que acredita que apenas desculpas não são o suficiente para remendar o dano. E que permitir que Vips permaneça com a Hitech é dar a oportunidade para o piloto demonstrar seu remorso. O CEO também reiterou que Vips precisa tomar atitudes além de comentários a curto prazo.

“Isso pode não satisfazer alguns, mas eu acredito que todos nós merecemos uma segunda chance na vida, mas nunca uma terceira. O respeito de Jüri consigo mesmo, sua reputação e sua carreira estão agora em suas mãos”, finalizou Oakes, que também afirmou que a Hitech não se pronunciará mais sobre o assunto.

A decisão da equipe rendeu comentário da Fórmula 2. Em nota, a categoria afirmou que está surpresa e que não é o tipo de decisão que a F2 tomaria. O comunicado reitera que não tolera comentários racistas e que vai monitorar a situação de Vips para que esse comportamento não se repita.

Deixe seu Comentário

Comentários