O Grande Prêmio de Las Vegas representará mais do que o retorno da Fórmula 1 a “cidade do pecado”. A prova marcada para este final de semana nas ruas da capital do estado americano de Nevada será a 1.100ª da história da mais importante competição do esporte a motor mundial. E, se considerarmos o histórico, as corridas “redondas” costumam ser agitadas.
Até hoje foram realizadas dez corridas “centenárias” na história da Fórmula 1, e chama atenção o fato de algumas delas serem corridas que entraram para a história da categoria. Há casos como o da corrida 300, vencida por Ronnie Peterson em Kyalami, em um GP da África do Sul que, como ocorrerá com Las Vegas, foi disputado em um sábado.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
O Brasil também já recebeu uma corrida centenária da F1. O tumultuado GP de 2003, corrida 700 da categoria, que teve a vitória de Giancarlo Fisichella, então piloto da Jordan. Em uma corrida repleta de acidentes, incluindo o de Mark Webber na volta 54, e o de Fernando Alonso, no giro seguinte, o italiano viu seu carro pegar fogo e a vitória ser declarada a Kimi Räikkönen.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen critica atividades em Las Vegas: “A gente parece um palhaço”
Vasco dará camisa para Verstappen após piloto declarar torcida ao time no Brasileirão
GP de Las Vegas será o 58º da história da F1 a ser realizado em um sábado
Veja a programação e onde assistir ao GP de Las Vegas de F1 na TV
Ferrari exibe layout especial no carro para o GP de Las Vegas de F1
Porém, como o resultado em bandeira vermelha, na época, contemplava o resultado de duas voltas antes, o “Físico”, que chegou a subir ao pódio na capital paulista com a segunda colocação, foi declarado o vencedor. Aquela seria a última vitória da equipe Jordan em sua passagem pela mais importante categoria do esporte a motor mundial.
Outra corrida centenária história é a de número 800. O fatídico GP de Singapura de 2008, que teve vitória de Fernando Alonso após manobra da Renault em que Nelsinho Piquet bateu seu carro de propósito para favorecer o espanhol. Atualmente, Felipe Massa, vice-campeão daquele ano, busca o cancelamento da corrida, o que lhe daria, 15 anos depois, o título de campeão mundial.
Apenas um piloto na história venceu duas corridas centenárias: Lewis Hamilton. O inglês triunfou na corrida 900 da categoria, o GP do Bahrein de 2014, e também no GP 1.000, o GP da China de 2019. Ambos os triunfos foram obtidos já pela Mercedes, equipe da qual o inglês segue defendendo até os dias atuais.
O GP de Las Vegas será disputado na madrugada deste domingo, a partir das 3h. Confira os vencedores de corridas centenárias da história da F1:
Corrida 100
GP da Alemanha de 1961 – Nurburgring
Vencedor – Stirling Moss (Lotus)
Corrida 200
GP de Mônaco de 1971 – Monte Carlo
Vencedor – Jackie Stewart (Tyrrell)
Corrida 300
GP da África do Sul de 1978 – Kyalami
Vencedor – Ronnie Peterson (Lotus)
Corrida 400
GP da Áustria de 1984 – Red Bull Ring
Vencedor – Niki Lauda (McLaren)
Corrida 500
GP da Austrália de 1990 – Adelaide
Vencedor – Nelson Piquet (Benetton)
Corrida 600
GP da Argentina de 1997 – Buenos Aires
Vencedor – Jacques Villeneuve (Williams)
Corrida 700
GP do Brasil de 2003 – Interlagos
Vencedor – Giancarlo Fisichella (Jordan)
Corrida 800
GP de Singapura de 2008 – Marina Bay
Vencedor – Fernando Alonso (Renault)
Corrida 900
GP do Bahrein de 2014 – Sakhir
Vencedor – Lewis Hamilton (Mercedes)
Corrida 1.000
GP da China de 2019 – Xangai
Vencedor – Lewis Hamilton (Mercedes)
Deixe seu Comentário