O calor pegou os pilotos de surpresa no início da tarde deste domingo (16) durante a segunda etapa da Porsche Cup Brasil, disputada no circuito do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), e que teve o topo do pódio 100% gaúcho nas vitórias de Marçal Müller e Miguel Paludo na classe principal, a Carrera Cup. Paludo, inclusive, chegou a 39 vitórias na categoria e igualou-se a Constantino Júnior como recordista de vitórias na Porsche Cup Brasil.
Depois de uma sexta-feira chuvosa no autódromo do interior paulista, o sábado foi de temperaturas agradáveis, na casa dos 23 graus, e com o sol aparecendo entre nuvens. O domingo, no entanto, amanheceu ensolarado e de céu azul, sem nenhuma ameaça da chuva que encurtou os treinos da sexta-feira. E a temperatura passou dos 27 graus.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
“Essa diferença de temperatura entre ontem e hoje muda completamente o trabalho com o carro. Hoje estava muito mais quente, uma temperatura que a gente não trabalhou o fim de semana todo”, espantou-se Marçal Müller, vencedor da primeira prova, no sábado, e quarto lugar neste domingo. “Como o desgaste de pneus aqui é muito alto, principalmente nos dianteiros, eu tinha que ficar mexendo na regulagem dos freios, e isso tem uma influência bem grande em como trabalhar o ritmo”, completou Miguel Paludo, vencedor deste domingo.
LEIA MAIS:
Porsche Cup: Junqueira vê rivais serem punidos e vence na Challenge
Porsche Cup: Paludo supera Salles e vence corrida 2 no Velocitta
Porsche Cup: Müller toma a liderança na largada e vence no Velocitta
Porsche Cup: Tomasoni supera Antonella e vence na Challenge em Mogi Guaçu
Müller havia largado da terceira posição na primeira corrida e tomou a liderança do pole position Nicolas Costa já na segunda curva após manobra ousada. Dali em diante, o piloto gaúcho tratou de administrar o ritmo para vencer pela primeira vez na temporada. Ele, no entanto, destaca que não foi fácil.
“Andar sozinho na frente é muito difícil, sem referência. É desgastante porque você não sabe o que seu adversário está fazendo, e a única informação que tenho é o engenheiro no rádio passando as diferenças. Fiquei muito feliz com a vitória. A primeira prova foi muito positiva, com um ritmo forte e a vitória; hoje acabei ficando ali no meio do bolo. Tomei dois toques fortes que desalinharam o carro e não conseguir ir para a frente na metade final da corrida. De qualquer forma, estou feliz com o quarto lugar porque é um passo importante para pensar no campeonato”, disse o piloto de Novo Hamburgo (RS). O pódio da primeira corrida foi completado pelo também gaúcho Werner Neugebauer e pelo carioca Nicolas Costa.
Com a inversão dos seis primeiros no grid de domingo, Miguel Paludo se viu largando também do terceiro lugar após terminar o sábado em quarto. O gaúcho de Nova Prata (RS), entretanto, tinha outros planos em mente e os colocou em prática adotando um ritmo muito forte, especialmente na primeira metade da corrida. “Eu sabia que a largada ia ser complicada para fazer o movimento sem haver toques laterais. Não fiz a melhor das minhas largadas; procurei esperar um pouco e depois consegui entrar em um ritmo forte. Passei o Alceu (Feldmann) e passei o Lucas (Salles) na volta seguinte”, disse. “Soube que atingi um recorde de vitórias; nunca achei que conseguiria chegar a este nível, mas acho que este fim de semana como um todo é para ser extremamente comemorado”, completou. Feldmann e Neugebauer fecharam os três primeiros.
Paludo ainda assumiu a liderança do campeonato com 91 pontos, oito a mais que Alceu Feldmann. Marçal Müller e Nicolas Costa empatam com 71 pontos, enquanto Werner Neugebauer soma 66 no quinto lugar. Georgios Frangulis (64 pontos), Raijan Mascarello (49), Lucas Salles (48), Nelson Monteiro (43) e Lineu Pires, com 40, fecham os dez primeiros na tabela.
O próximo encontro da Porsche Cup Brasil acontece no autódromo de Interlagos no dia 13 de maio, em etapa válida pelo campeonato Endurance, de provas de longa duração nas quais os pilotos correm em duplas. Pelo campeonato Sprint, a terceira etapa acontece em Goiânia (GO) no dia 3 de junho.
A temporada 2023 é a 19ª da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.
Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
Deixe seu Comentário