Card image
Notícias
Galvão Bueno se despede da TV com bagagem de narrações no esporte a motor

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/03/2022
  • Atualizado: 25/03/2022 às 8:56
  • Por: Ana Oliveira

Galvão Bueno anunciou que está se despedindo da TV em 2022. O contrato do narrador vai até dezembro, mas o tom de despedida já teve início nas redes sociais com um post de Galvão anunciando que nesta quinta (24), vai narrar o último jogo da seleção brasileira no estádio do Maracanã.

Galvão já narrou diversos momentos importantes do automobilismo. Foto: Divulgação

 

Mas a carreira de Galvão vai muito além do futebol. Considerado o principal narrador televisivo do Brasil, o experiente comunicador já narrou grandes momentos do automobilismo mundial. Desde títulos muito celebrados pelos brasileiros até derrotas amargas, Galvão carimbou seu nome nos livros do esporte.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Em 1980, Nelson Piquet conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Long Beach, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o público acompanhava tudo com a voz de Galvão Bueno descrevendo volta a volta a conquista do futuro bicampeão mundial.

LEIA MAIS:
Alpine faz história e leva mulheres para pilotar F1 na Arábia Saudita
Massa revela ter notícias sobre o estado de Schumacher

Aliás, narrar vitórias importantes de campeões brasileiros é uma das especialidades do narrador. Em 1991, Interlagos recebia mais uma edição do Grande Prêmio do Brasil. Os fãs esperavam uma vitória de Ayrton Senna no circuito. E ela veio. Quem não conseguiu acompanhar do autódromo, ouviu a narração de Galvão pela TV:

Galvão narrou títulos, vitórias heróicas e situações inesperadas. Mas o narrador também ficou responsável por uma das narrações mais doloridas do automobilismo mundial. Em 1° de maio de 1994, Galvão Bueno deu voz às imagens do acidente fatal de Ayrton Senna em Ímola. Até os dias atuais, Galvão afirma que o tricampeão é uma de suas inspirações.

Outra narração especial para os brasileiros foi a primeira vitórias de Rubens Barrichello na categoria. Barrichello quebrou um jejum de sete anos sem vitórias tupiniquins durante uma corrida na chuva surpreendente, largando do fim do grid.

Já Felipe Massa teve sua primeira vitória em Interlagos narrada por Galvão em 2006, após 13 anos sem representantes do país vencendo na pista. O narrador também deu voz à corrida Interlagos 2016, quando Massa fazia sua primeira despedida da Fórmula 1 com um abandono, emocionando a todos.

Apesar de narrar diversos momentos do automobilismo nacional e internacional, Galvão não teve a oportunidade de emprestar sua voz às conquistas de Cacá Bueno, seu filho, na Stock Car. O narrador foi proibido de narrar as corridas do filho em 2004 e só voltou em 2019, com a edição da Corrida do Milhão daquele ano.

Deixe seu Comentário

Comentários