Card image
Fórmula E
Fórmula E: Da Costa segura Vergne e vence ePrix da Cidade do Cabo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/02/2023
  • Atualizado: 25/02/2023 às 11:57
  • Por: Ana Oliveira

Antonio Félix da Costa venceu neste sábado (25), o ePrix da Cidade do Cabo da Fórmula E, na África do Sul. O piloto da Porsche chegou a assumir a liderança na última parte da prova, mas perdeu por conta de um erro no acionamento do modo ataque. Porém, o português não se rendeu e pressionou Jean-Éric Vergne para retomar a ponta.

Da Costa chegou a errar ativação do modo ataque (Foto: Formula E)

Vergne até tentou retomar o primeiro lugar nas curvas finais, mas não conseguiu achar espaço com seu carro da DS Penske. O terceiro lugar ficou com Nick Cassidy, que liderou boa parte da corrida com a Envision, mas viu seu desempenho cair nas voltas finais. René Rast ficou em quarto com a McLaren, seguido por Sebastien Buemi, com outro monoposto da Envision.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A sexta posição ficou com a NIO 333 de Dan Ticktum. Logo atrás, Stoffel Vandoorne veio com seu carro da Penske. Norman Nato conseguiu o oitavo lugar para a Nissan, enquanto Andre Lotterer foi o nono melhor posicionado. Jake Hughes cruzou a linha final em décimo com a McLaren.

LEIA MAIS:
Fenestraz conquista primeira pole da F-E na Cidade do Cabo
Mahindra e ABT desistem do ePrix da Cidade do Cabo da F-E

A corrida contou com uma entrada do Safety Car e bandeiras amarelas. O líder do campeonato, Pascal Wehrlein, da Porsche, foi um dos pilotos que precisou abandonar a prova.

A etapa na África do Sul contou ainda com um elemento surpresa: a Mahindra e a ABT ficaram de fora da classificação e corrida após um problema na suspensão traseira de seus carros que oferecia riscos para os pilotos. A decisão da retirada dos carros acabou afetando o brasileiro Lucas di Grassi.

A próxima rodada da Fórmula E será a inédita etapa de São Paulo. A rodada vai acontecer ao redor do Sambódromo do Anhembi entre os dias 24 e 25 de março.

Confira como foi o ePrix da Cidade do Cabo:

Sacha Fenestraz manteve boa vantagem na largada, enquanto Nick Cassidy foi para cima de Maximilian Gunther pela segunda colocação, mas não conseguiu a ultrapassagem. As primeiras curvas transcorreram sem grandes problemas, mas isso acabou perto do final da primeira volta, quando Wehrlein errou a freada e bateu em Buemi, causando a primeira bandeira amarela da corrida. Edoardo Mortara também bateu e o Safety Car foi acionado.

A corrida retornou com Gunther na liderança e Fenestraz em segundo. Dessa vez, não houveram intercorrências durante as primeiras voltas. Buemi conseguiu voltar para a corrida.

Na volta 9, os pilotos começaram a utilizar o modo ataque para obter vantagem na prova. Na volta seguinte, Cassidy conseguiu tirar o segundo lugar de Fenestraz, mesmo com o piloto da Nissan estando no modo ataque. Já Mitch Evans acabou voltando para o box da Jaguar entre as voltas 10 e 11 para pagar uma punição drive-through.

Cassidy conseguiu assumir a liderança da prova na volta 13 com a Envision. Em seguida, Fenestraz finalmente conseguiu se recuperar e retomou a segunda posição de Gunther.

No meio do grid, Vergne e Da Costa passaram a briga pela quarta colocação. Em um movimento arriscado, Vergne quase bateu nas barreiras. Porém, o português da Porsche se defendeu bem e conseguiu manter a posição.

Jake Dennis, que vinha na nona posição, recebe uma punição de drive-through por um erro da Andretti na pressão dos pneus. Ele caiu para a 15º colocação, atrás de Evans.

A volta 21 trouxe um toque de Gunther em outro carro. O piloto precisou encostar com sua Maserati, causando a segunda bandeira amarela da prova. A corrida voltou rapidamente com a seguinte ordem: Cassidy, Da Costa, Vergne, Fenestraz e Rast no top-5.

Em um movimento rápido, Da Costa foi para cima de Cassidy e assumiu a ponta da prova. Ele aproveitou a pista livre para começar a abrir vantagem. Vergne conseguiu subir para a segunda colocação, jogando Cassidy para o terceiro lugar.

Pouco tempo depois, Vergne tomou a posição de Da Costa após o português errar no acionamento do modo ataque e ter sua prova prejudicada. Logo depois, Fenestraz tirou a terceira posição de Cassidy.

Nas curvas finais, Da Costa conseguiu a ultrapassagem sobre Vergne. O francês tentou retomar a posição, mas acabou cruzando a linha de chegada em segundo. Já Fenestraz viu sua corrida ruim após bater na últimas duas voltas.

Deixe seu Comentário

Comentários