Card image
Fórmula 1
Fórmula 1 comemora 50 anos de história no Brasil

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/03/2022
  • Atualizado: 30/03/2022 às 15:35
  • Por: Ana Oliveira

Foi em 30 de março 1972 que a Fórmula 1 pela primeira vez gastou borracha nas curvas de Interlagos. Era o início de uma história de sucesso em terras brasileiras, com corridas memoráveis e decisões de campeonato dando o tom desses 50 anos de história da categoria no país.

A primeira corrida de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos não valeu pontos, mas marcou o começo do relacionamento entre os fãs brasileiros e o esporte. Na época, quem foi assistir o evento presencialmente via um jovem Emerson Fittipaldi conquistar a pole position.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Depois disso, o Brasil presenciou grandes momentos do automobilismo mundial e Interlagos se tornou um dos circuitos mais queridos pelos amantes da categoria. A pista de São Paulo já deu chance para muitos pilotos mostrarem serviço: um dos exemplos mais recentes é o do atual campeão mundial Max Verstappen, que brilhou durante uma corrida na chuva em 2016.

LEIA MAIS:
Galvão Bueno se despede da TV com bagagens de narrações no esporte a motor

Algumas provas ainda vivem na memória de quem acompanha a categoria. Uma delas é o Grande Prêmio do Brasil de 1991, quando Ayrton Senna terminou a corrida com problemas na marcha e venceu. O desgaste foi tanto que o tricampeão mal tinha forças para erguer o troféu no pódio.

Senna precisou de atendimento médico logo após a prova devido ao grande desgaste físico. Foto: Divulgação

 

Outra prova inesquecível e de gosto amargo para os brasileiros foi o GP do Brasil de 2008, quando Felipe Massa cruzou a linha de chegada e deu aos brasileiros a oportunidade de comemorar novamente um título mundial. Mas a alegria durou apenas alguns segundos: Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock e conseguiu os pontos necessários para tirar o título das mãos do brasileiro.

 

Massa foi campeão do mundo por alguns segundos. Foto: Reprodução

 

Mais recente, o GP Brasil de 2019 chegou a ser eleito uma das melhores corridas da temporada. Além de ser um sucesso de público, a corrida contou com muita disputa e momentos inesperados, como Pierre Gasly e Lewis Hamilton cruzando a linha final com centímetros de diferença. A imagem mais marcante ficou por conta da Ferrari: Charles Leclerc e Sebastian Vettel deixaram os fãs chocados ao colidirem na reta oposta.

Leclerc e Vettel se estranharam na pista e acabaram colidindo. Foto: Reprodução

 

Em 2022, Interlagos recebe mais um Grande Prêmio de Fórmula 1 nos dias 11, 12 e 13 de novembro. A organização do evento confirmou que surpresas para comemorar os 50 anos da categoria no Brasil estão programadas para acontecer ao longo do ano.

Deixe seu Comentário

Comentários