O Grande Prêmio do Azerbaijão realizado no último domingo (12), teve como protagonista algo que incomodou muito os pilotos: o porpoising. O problema vem afetando os carros do novo regulamento desde o início da temporada 2022 e até agora, foram encontradas poucas soluções.
Após reclamações, a FIA decidiu intervir na situação para garantir a segurança dos competidores, exigindo que as equipes façam ajustes para diminuir ou eliminar o porpoising de vez. As seguintes diretrizes técnicas foram divulgadas:
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– Deve ser feita uma checagem mais minuciosa das pranchas e assoalhos, tanto em termos de design quanto de desgaste observado.
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– Uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, deve ser definida. Ela dará um limite quantitativo para o nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica ainda está sendo analisada pela FIA, e as equipes de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.
A decisão da FIA veio após uma consulta com seus médicos, visando a segurança dos pilotos. Na corrida em Baku, Lewis Hamilton teve fortes dores nas colunas e não foi o único: Daniel Ricciardo também apresentou queixas. A dor excessiva pode trazer consequências para os competidores
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