Card image
Notícias
F1: Verstappen se torna o sexto piloto da história a ser campeão em um sábado

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/10/2023
  • Atualizado: 07/10/2023 às 15:55
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen entrou na seleta galeria de tricampeões mundiais de Fórmula 1 neste sábado (7), ao terminar a corrida Sprint do Grande Prêmio do Catar, disputado em Losail, com a segunda posição. Mas, mais do que isso, o holandês da Red Bull se tornou o primeiro piloto a vencer um campeonato em um sábado em 36 anos, e o primeiro a definir a conquista em uma corrida não convencional.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A última vez que um título mundial foi obtido em um sábado foi na temporada de 1987, quando Nelson Piquet venceu o campeonato após, no sábado de manhã, Nigel Mansell, seu adversário na briga pelo título, anunciar que não disputaria o GP do Japão. No dia anterior, o inglês bateu forte em Suzuka, e ficou sem condições de disputar a prova.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Em 1982, Keke Rosberg garantiu o título ao terminar o Grande Prêmio de Las Vegas com a quinta colocação. A prova fechou a temporada daquele ano e foi disputada no circuito do Caesars Palace, tendo como vencedor Michele Alboreto, com uma Tyrrell.

LEIA MAIS:

Max Verstappen conquista tricampeonato da F1 no Catar. Piastri vence a Sprint

Um ano antes, no mesmo circuito, Nelson Piquet conquistou seu primeiro título mundial de F1. O piloto da Brabham terminou a prova, vencida por Alan Jones, com a quinta colocação, em uma corrida disputada em um sábado. O resultado representou o terceiro campeonato de um piloto brasileiro, já que foi conquistado após o bicampeonato de Emerson Fittipaldi.

Em 1962, Graham Hill conquistou o mundo ao vencer o GP da África do Sul, que fechou a temporada daquele ano no circuito de East London. Foi o único caso de piloto que conquistou o título em um sábado vencendo a prova.

Em 1959, Jack Brabham foi campeão em mais uma corrida disputada em um sábado nos Estados Unidos, essa em Sebring. Naquela corrida, também a última do campeonato, o piloto foi o quarto colocado, em prova vencida por Bruce McLaren.

Por fim, em 1955, Juan Manuel Fangio garantiu o título ao ser o segundo colocado no GP da Inglaterra, em Aintree. Aquela corrida teve vitória de Stirling Moss.

Após a conquista do título de Verstappen, a F1 terá neste domingo a disputa do Grande Prêmio do Catar. A corrida tem largada marcada para 14h.

Deixe seu Comentário

Comentários