Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira (3) a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo, 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma classificação marcada pela forte ameaça de chuva, que encerrou a classificação, o piloto da Red Bull anotou na melhor das suas voltas no Q3 1min10s727, garantindo a posição de honra para a corrida de domingo.
Charles Leclerc ficou com a segunda posição no grid de largada com a Ferrari, depois de ser superado em 0s294 por Verstappen. A Aston Martin monopolizou a segunda fila do grid, com Lance Stroll largando em terceiro, seguido por Fernando Alonso. Lewis Hamilton, com a Mercedes, completa a lista dos cinco melhores.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
George Russell, com a outra Mercedes do grid, vai largar em sexto, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. Carlos Sainz vai largar da oitava posição, enquanto Sergio Pérez, com a Red Bull, vai partir em nono. Oscar Piastri, da McLaren, completa a lista dos dez melhores.
LEIA MAIS:
F1: Sainz puxa 1-2 da Ferrari em único treino livre para o GP de São Paulo
F1 renova contrato com Interlagos até a temporada de 2030
Hamilton e outros pilotos fogem de pergunta sobre possível título de Massa
Veja a programação e onde assistir ao GP de São Paulo de F1 na TV
O sábado (4) será todo reservado para a corrida curta. A partir das 11h será realizado o Shootout, enquanto a Sprint tem largada marcada para 15h30. O Grande Prêmio de São Paulo será disputado neste domingo, com largada marcada para 14h.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação em Interlagos começou atrasada por conta de trabalhos na pista após o treino livre da Porsche Cup. A temperatura às 15h estava em 30°C na região de Interlagos, e umidade do ar em 50%. O asfalto tinha 40°C. A atividade só começou às 15h15. O primeiro a sair para a pista foi Oscar Piastri, piloto da McLaren, que foi seguido por outros competidores.
Enquanto a maiorias dos pilotos iniciava suas atividades, Alpine e AlphaTauri seguraram seus carros no pit por alguns instantes. O primeiro a registrar tempo foi Piastri, com 1min11s494 usando pneus macios. Alexander Albon se colocou em segundo com a Williams, sendo seguido por Fernando Alonso, piloto que defende a Aston Martin.
Com quatro minutos de treino, Lando Norris se colocou na ponta com 1min10s623, sendo seguido por Max Verstappen, que anotou um tempo 0s321 mais lento, e reclamou com a Red Bull que o carro sofria com saltos, como ocorreu no México. Lewis Hamilton foi para a pista e cravou o segundo tempo, superando o campeão deste ano.
Transcorridos seis minutos, a zona de eliminação chamava atenção com as presenças de Carlos Sainz, Charles Leclerc e Sergio Pérez. O monegasco, porém, para a pista pouco depois e tomou a ponta da sessão com 1min10s472, enquanto seu companheiro de equipe avançou ao quarto lugar, com um tepo 0s412 aquém do obtido pelo líder.
Piastri voltou à pista e marcou dois setores roxos, mas perdeu o melhor tempo no setor final, ficando 0s047 atrás de Leclerc. Pérez também evoluiu, subindo para o quinto lugar. Na metade da primeira rodada, o grupo dos cinco eliminados tinha Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Alexander Albon e GuanYu Zhou.
O terço final do Q1 começou com Tsunoda avançando ao sexto lugar, enquanto Russell marcou apenas o 12º tempo com a Mercedes. Verstappen foi outro a melhorar o tempo, cravando o quinto lugar na folha de classificação. Na Mercedes, Hamilton debatia com a Mercedes se dava mais uma saída para a pista ou não.
Albon anotou o quarto tempo com a Williams com três minutos para o final da sessão. Enquanto a chuva se aproximava de Interlagos, Russell marcou o melhor tempo com 1min10s340, enquanto Hulkenberg se colocou em terceiro, com Kevin Magnussen em sexto. Com o cronômetro zerado, Ocon se colocou em 14º.
Russell foi o mais rápido, seguido por Verstappen e Leclerc. Tsunoda, Ricciardo, Bottas, Sargeant e Zhou foram eliminados.
Q2
A temperatura da pista despencou três graus desde o início da classificação, e chegou aos 37°C no momento em que os pilotos saíram para a pista ao Q2. Verstappen foi o primeiro a sair para a pista, cravando 1min10s162 com os pneus macios. Pérez se colocou em segundo, distante 0s208 do tempo do companheiro de Red Bull.
Norris avançou ao segundo lugar com a McLaren, enquanto Stroll pulou para o quarto lugar, seguido por Hamilton. A Haas mandou seus pilotos à pista e viu Hulkenberg avançar para oitavo, e Magnussen para nono. Com sete minutos de sessão, foi a vez de Hamilton partir para a pista, e tomou o quarto lugar, enquanto Russell tomou o segundo lugar.
Sainz tomou o lugar de Russell com seis minutos para o encerramento do treino, ficando 0s092 atrás de Verstappen. Pouco depois, foi a vez de Alonso passar a ocupar o segundo posto. Norris, por sua vez, tomou a liderança da sessão com pouco mais de três minutos para o final, cravando 1min10s021. Pérez apareceu em terceiro pouco depois.
Albon, em 15º, perdeu a volta por conta dos limites de pista. Já Verstappen tentou recuperar a primeira posição, mas não bateu o tempo de Norris. Hamilton se colocou em sexto. Norris foi o melhor, seguido por Verstappen e Pérez. Hulkenberg, Ocon, Gasly, Magnussen e Albon foram eliminados.
Q3
No intervalo entre o Q2 e o Q3, as pessoas nas arquibancadas passaram a colocar capa de chuva. Apesar disso, os carros partiram para a rodada final da classificação com pneus slicks macios. Com a iminência da chuva, os dez pilotos partiram para a pista imediatamente. O primeiro a completar volta foi Alonso, com 1min11s387, marca batida por Stroll pouco depois.
Verstappen tomou a liderança com 1min10s727, sendo seguido por Leclerc. Piastri escapou da pista no terceiro setor e causou uma rápida bandeira amarela localizada. Com sete minutos para o final da classificação, todos os pilotos retornaram aos boxes. A bandeira vermelha foi acionada com 4min19s para o final, e a sessão foi encerrada.
Deixe seu Comentário