Card image
Notícias
F1: Verstappen escala pelotão e vence GP dos Estados Unidos

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/10/2023
  • Atualizado: 22/10/2023 às 21:57
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (22) o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da sexta posição, mas conseguiu escalar o pelotão no Circuito das Américas, em Austin, para garantir sua 15ª vitória no campeonato. O resultado igualou o recorde de vitórias do holandês em um ano, obtido em 2022.

Max Verstappen
Foto: Red Bull

A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que liderou a primeira parte da corrida. Carlos Sainz, com a Ferrari, terminou a prova com a terceira colocação, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a outra Red Bull do grid. George Russell, com a Mercedes, foi o quinto colocado.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Pierre Gasly fechou a corrida com a sexta colocação com um carro da Alpine, sendo seguido por Lance Stroll, sétimo com a Aston Martin. Yuki Tsunoda completou em oitavo com a AlphaTauri. Alexander Albon foi o nono, enquanto Logan Sargeant, companheiro do tailandês na Williams, foi o décimo e somou seu primeiro ponto na F1.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen vence de ponta a ponta Sprint para o GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen leva a melhor no Shootout e fatura pole da Sprint em Austin
F1: Leclerc fatura pole para o GP dos Estados Unidos
Verstappen lidera único treino livre da F1 em Austin
GP de São Paulo de F1 terá venda de ingressos nesta sexta-feira
F1: Red Bull apresenta novo layout no carro para o GP dos Estados Unidos

Após a corrida, a vistoria descobriu um desgaste excessivo na prancha do assoalho dos carros de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Ambos foram desclassificados horas depois. Na pista, o piloto da Mercedes havia sido o segundo colocado, enquanto o representante da Ferrari cruzou a linha de chegada em sexto.

A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já no próximo domingo, com a disputa do Grande Prêmio da Cidade do México, marcado para o Autódromo Hermanos Rodríguez.

Confira como foi a corrida
Lando Norris tomou a primeira posição de Charles Leclerc nos metros iniciais, enquanto Carlos Sainz pulou para a terceira colocação, deixando Lewis Hamilton com o quarto lugar. Max Verstappen assumiu a quinta posição no começo da corrida, sendo seguido por Oscar Piastri. O inglês da McLaren disparou 1,7 segundos logo no giro inicial.

Na segunda volta, Esteban Ocon passou a ser pressionado por George Russell, em disputa valendo o sétimo lugar. O piloto da Mercedes, porém, teve um lance anotado por extrapolar os limites de pista. Na terceira volta, o inglês conseguiu a ultrapassagem sobre o rival da Alpine, que perdeu o oitavo posto também para Sergio Pérez.

Depois de se aproximar de Leclerc nas primeiras voltas, Sainz passou a ter o terceiro lugar ameaçado por Hamilton, sendo ultrapassado na quarta volta. No giro seguinte, Verstappen também passou pelo espanhol da Ferrari, tomando o quarto posto na classificação. O heptacampeão, então, passou a se aproximar de Leclerc, e tomou o segundo lugar na sexta volta.

Ocon teve um toque com Oscar Piastri e se dirigiu aos boxes para abandonar a disputa na sétima volta. Na frente, Norris mantinha uma vantagem de três segundos para Hamilton, que por sua vez não era ameaçado por Leclerc. Verstappen, por sua vez, vinha em quarto, 6,4 distante do líder na décima volta. GuanYu Zhou abriu a rodada de paradas nos boxes no mesmo giro.

Oscar Piastri apareceu lento na pista na décima volta, deixando a disputa pouco depois. Alexander Albon, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen entraram nos boxes para a troca de pneus. Com 11 voltas, Verstappen passou por Leclerc para tomar a terceira colocação. No 12º giro, foi a vez de Logan Sargeant visitar os boxes pela primeira vez.

Hamilton passou a descontar a vantagem de Norris, que caiu de três segundos para 2,3 segundos na volta 13. Verstappen, em terceiro, tinha um atraso de sete segundos em relação ao piloto da McLaren, mas também começava a descontar a diferença. Mais atrás, Sargeant passou por Magnussen após uma breve batalha, tomando o 17º lugar.

Verstappen foi o primeiro a visitar os boxes, colocando pneus médios na 17ª volta, o que o obrigava a fazer uma segunda parada. Na volta seguinte, Norris foi para os boxes, cedendo a ponta para Hamilton. O inglês ganhou um jogo de pneus duros, enquanto Sainz parou no mesmo momento e recebeu médios. Outros pilotos também fizeram pit stops, casos de Sergio Pérez e Yuki Tsunoda.

Pierre Gasly foi aos boxes na volta 19, enquanto Verstappen fez a melhor volta da prova no 19º giro. Hamilton, por sua vez, cometeu um pequeno erro, o que fez com que perdesse algum tempo para Leclerc, o segundo colocado. Alonso trocou pneus na volta 20, o que também ocorreu com Nico Hulkenberg. Na volta 21, foi a vez de Hamilton trocar pneus, ganhando pneus duros da Mercedes.

Leclerc assumiu a liderança da prova, sendo seguido por Norris, que passou por Russell na volta 21. O inglês da Mercedes foi aos boxes no complemento do giro. Ricciardo foi para os boxes na volta 23, deixando o top-10. Na frente, o inglês da McLaren descontava rapidamente a vantagem de Leclerc, que seguia com os mesmos pneus da largada da corrida.

O monegasco da Ferrari parou nos boxes na volta 24, retornando à pista em sexto. Assim, Norris tomou a ponta, sendo seguido por Verstappen, Hamilton, Sainz e Pérez. Na volta 25, o piloto da McLaren cometeu um erro e viu sua vantagem em relação ao holandês da Red Bull despencar para pouco mais de um segundo.

Verstappen chegou em Norris na volta 27, passando a poder usar a asa móvel. No pelotão de trás, a Alfa Romeo ordenou a Zhou permitir a ultrapassagem de Bottas, o que ocorreu rapidamente. O finlandês assumiu a 12ª posição. Na volta 28, Verstappen se valeu da asa móvel para superar Norris e tomar a liderança da corrida.

Um incidente entre Sargeant e Stroll passou a ser investigado pela direção de prova na volta 30. No mesmo momento, Albon visitou os boxes pela segunda vez, o que foi seguido por Magnussen. Ainda no pelotão de trás, Hulkenberg passou por Ricciardo, tomando a 13ª posição. Verstappen abriu um segundo sobre Norris na volta 32.

Embora tenha começado a abrir frente para Norris, chegando aos três segundos na volta 34, Verstappen passou a reclamar do funcionamento dos freios de sua Red Bull. Hamilton, por sua vez, passou a se aproximar rapidamente do adversário da McLaren, que visitou os boxes na volta 35, colocando pneus duros em seu carro.

Na volta seguinte, Verstappen foi aos boxes, ganhando um jogo de pneus duros, o que também ocorreu com Sainz. Hamilton passou para a liderança da corrida, sendo seguido por Pérez e Leclerc. O holandês aparecia em quarto, 15 segundos atrás do heptacampeão do mundo, enquanto Norris era o quinto colocado.

Pérez foi aos boxes na volta 38, o que também ocorreu com Pierre Gasly. Sainz passou Russell para ocupar a quinta posição. Na volta 39, foi a vez de Hamilton entrar nos boxes para sua parada, ganhando um jogo de pneus médios. Ainda no giro 39, Norris passou por Leclerc, voltando ao segundo lugar. Com 40 voltas, foi a vez de Russell parar nos boxes e ganhar um jogo de pneus médios.

Stroll, que vinha em oitavo, foi aos boxes na volta 41, enquanto Verstappen abria vantagem em relação a Norris, mas começava a ver Hamilton cortar a diferença, ainda que o inglês da Mercedes estivesse 6,6 segundos atrás, e na quarta posição. O heptacampeão, porém, chegou rapidamente em Leclerc, que tinha apenas uma parada nos boxes e pneus duros muito desgastados.

Alonso foi aos boxes na volta 43, enquanto Hamilton passou por Leclerc no mesmo giro, tomando a terceira colocação. Verstappen começou a abrir vantagem sobre Norris, e mantinha uma perda controlada de sua distância em relação ao adversário da Mercedes. A prova entrou nas dez voltas finais com os três primeiros colocados separados por 5,5 segundos.

Stroll passou Tsunoda para tomar a décima posição na volta 48, enquanto Hamilton abriu ataque sobre Norris, tomando a posição na abertura do giro seguinte para ocupar a segunda posição. Fernando Alonso passou a reclamar de problemas de suspensão em sua Aston Martin. Com 50 voltas, Sainz passou Leclerc para tomar a quarta posição.

Alonso abandonou a disputa na volta 51, enquanto Pérez se aproximou rapidamente de Leclerc para brigar pelo quinto lugar. Alexander Albon foi punido em cinco segundos por conta dos limites de pista. O mexicano passou pelo monegasco na volta 53. Hamilton até descontou a vantagem sobre Verstappen, mas o holandês seguiu para vencer, seguido por Hamilton e Norris.

Deixe seu Comentário

Comentários