Card image
Notícias
F1: Verstappen domina Q3 e fatura pole para o GP de Abu Dhabi

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/11/2023
  • Atualizado: 25/11/2023 às 12:05
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou neste sábado (25) a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa final da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta manhã no circuito de Yas Marina, o piloto da Red Bull e tricampeão mundial registrou na melhor das suas voltas 1min23s445, garantindo a posição de honra para a prova nos Emirados Árabes Unidos.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s139 mais lento em relação a Verstappen. Oscar Piastri, com a McLaren, vai partir da terceira colocação, dividindo a segunda fila com George Russell, quarto com a Mercedes. Lando Norris, com a outra McLaren do grid, completou o grupo dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Yuki Tsunoda, piloto da AlphaTauri, vai largar da sexta colocação no circuito nos Emirados Árabes Unidos. Fernando Alonso, com a Aston Martin, partirá em sétimo, dividindo a quarta fila do grid com Nico Hulkenberg, piloto da Haas. Sergio Pérez vai largar em nono com a Red Bull, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, parte em décimo.

LEIA MAIS:

F1: Russell domina terceiro treino livre para o GP de Abu Dhabi
F1: Leclerc bate Norris e lidera segundo treino em Abu Dhabi
Russell lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi. Drugovich termina em segundo
Pilotos novatos “invadem” TL1 do GP de Abu Dhabi de F1. Veja a lista completa

A sessão contou com duas surpresas. Lewis Hamilton foi eliminado ainda na segunda rodada da classificação em Yas Marina e vai largar apenas da 11ª colocação com a Mercedes. Já Carlos Sainz foi ainda pior: caiu no Q1 e partirá somente do 16º lugar com o carro da Ferrari.

O Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 será disputado neste domingo (26), com largada marcada para 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Yas Marina começou com temperatura em 26°C e umidade do ar em 65%. O asfalto estava em 32°C no momento em que os boxes foram liberados. Apesar disso, os pilotos demoraram alguns instantes para partirem para a pista. Os carros só partiram para a pista após quatro minutos de atividade, com Max Verstappen sendo o primeiro a ir para a pista.

O primeiro a marcar tempo foi Logan Sargeant, com 1min24s722, sendo superado na sequência por Verstappen, que cravou 1min24s160. Alexander Albon apareceu na segunda colocação com a Williams, sendo superado por Lando Norris pouco depois. A Ferrari mandou seus pilotos à pista e viu Charles Leclerc se colocar em terceiro, enquanto Carlos Sainz apareceu em sétimo.

A maior parte dos pilotos foi aos boxes com sete minutos para o final da sessão, buscando melhores ajustes nos carros e um novo jogo de pneus. Com pouco mais de três minutos para o final, Sargeant acertou grande volta para avançar ao terceiro lugar, mas acabou perdendo a volta por conta dos limites de pista na primeira curva do circuito.

Com dois minutos para o final, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Logan Sargeant, GuanYu Zhou e Nico Hulkenberg estavam na zona de eliminação. Lewis Hamilton, por sua vez, avançou para o sexto lugar, enquanto George Russell foi ainda melhor, tomando o terceiro lugar. Outro que deu um bom salto foi Yuki Tsunoda, segundo com a AlphaTauri.

Com o cronômetro zerado, Verstappen ficou com o melhor tempo, seguido por Pérez e Tsunoda. Os eliminados foram Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, GuanYu Zhou e Logan Sargeant.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos demorando um pouco menos para visitar a pista. O primeiro a marcar tempo foi Albon, com 1min24s965. Essa marca foi superada primeiro por Russell, e depois por Verstappen, que cravou 1min23s740 com a Red Bull. Pouco depois, Norris tomou a segunda posição, ainda 0s180 atrás do holandês.

Sergio Pérez aparecia na terceira posição com sete minutos para o final do treinamento, sendo seguido por Piastri e por Russell. Nico Hulkenberg, por sua vez, perdeu uma volta após exceder os limites de pista na curva 16 do traçado emiradense. Com cinco minutos para o final, Ricciardo, Gasly, Albon, Ocon e Hulkenberg estavam na zona de eliminação.

Albon acertou boa volta com três minutos para o final e tomou a quinta colocação. Quem caiu para a zona de eliminação foi Hamilton, que aparecia na 11ª posição. Verstappen, na liderança da sessão, recolheu para os boxes com pouco mais de dois minutos para o final, o que foi seguido pelo tailandês da Williams pouco depois.

Hulkenberg avançou para o quarto lugar, caindo um posto após Leclerc pular para terceiro. Pierre Gasly foi outro que marcou um bom tempo, se colocando atrás do monegasco da Ferrari. Hamilton até se colocou em décimo, mas acabou superado por Russell, enquanto Albon também ficou de fora. Além dos dois, Ocon, Stroll e Ricciardo ficaram de fora do Q3.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista imediatamente. O primeiro a marcar tempo foi Verstappen, com 1min23s445. Norris se colocou em segundo com um giro 0s371 aquém do obtido pelo holandês, enquanto Pérez apareceu em terceiro com a outra Red Bull. O mexicano acabou superado por Piastri pouco depois.

Enquanto Leclerc se colocou em nono, Russell mostrou força ao marcar o quarto melhor tempo. Os pilotos, então, se dirigiram aos boxes para os últimos ajustes antes de tentar mais uma volta rápida. Os pilotos retornaram à pista com pouco mais de três minutos para o encerramento da atividade, abrindo volta com dois minutos antes de o cronômetro zerar.

Norris cometeu um erro no terceiro setor e não melhorou seu tempo, e viu Piastri tomar o segundo tempo. Leclerc, então, bateu o tempo do australiano para se garantir na segunda fila, enquanto Verstappen, mesmo sem melhorar seu tempo, faturou a posição de honra.

Deixe seu Comentário

Comentários