O australiano Oscar Piastri conquistou neste sábado (7) a pole position para a Sprint do Grande Prêmio do Catar. O piloto da McLaren acertou uma volta nos instantes finais do Q3 do Shootout realizado no circuito de Losail, marcou 1min24s454, e garantiu a posição de honra para a corrida curta marcada para esta tarde.
A segunda posição ficou com Lando Norris, que acabou superado em 0s082 por Piastri, seu companheiro de equipe. Max Verstappen, com a Red Bull, vai largar da terceira posição, sendo seguido por George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores no grid para a Sprint será completado por Carlos Sainz, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Charles Leclerc vai largar em sexto com a Ferrari, enquanto Nico Hulkenberg, da Haas, e Sergio Pérez, da Red Bull, vão dividir a quarta fila do grid logo mais. Fernando Alonso, com a Aston Martin, e Esteban Ocon, da Alpine, completam o grupo dos dez melhores, mesmo sem terem registrado tempo no Q3 da Shootout.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen acerta volta voadora e fatura pole position no Catar
F1: Verstappen acerta volta no final e lidera treino livre no Catar
F1: Haas escala Bearman para treinos livres no México e em Abu Dhabi
F1: Gabriel Bortoleto se torna piloto de desenvolvimento da McLaren
Saiba o que Verstappen precisa para faturar tri da F1 no Catar
A partir das 14h30 será realizada a Sprint, que pode definir o título em favor de Max Verstappen. O Grande Prêmio do Catar será disputado neste domingo (8), a partir das 14h.
Confira como foi o Shootout
Q1
A classificação que determinou as posições de largada para a Sprint começou com Charles Leclerc e Carlos Sainz sendo os primeiros a partir para a pista. Com oito minutos para o final, Sergio Pérez se colocou na frente, mas logo foi superado por George Russell, que cravou 1min26s359 com a Mercedes. Todos os pilotos usavam pneus médios.
Max Verstappen partiu para a pista e cravou o melhor tempo com 1min25s510. Alexander Albon, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e GuanYu Zhou ainda não tinham tempo aferido restando cinco minutos para o encerramento da primeira rodada da classificação, partindo para a pista pouco depois.
Lando Norris avançou para a segunda colocação com três minutos para o final do Q1, sendo seguido por Russell e por Lewis Hamilton. O heptacampeão, porém, teve a volta excluída com dois minutos para o encerramento do treinamento. Verstappen e o inglês da McLaren recolheram para os boxes no minuto final, enquanto todos os outros 18 pilotos ainda buscavam tempo.
Russell se colocou na ponta com 1min25s413, liderando a atividade. Verstappen ficou com o segundo tempo, sendo seguido por Norris, Gasly e Sainz. Lance Stroll, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e Logan Sargeant foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maior parte dos pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a registrar tempo foi Hamilton, com 1min26s069, marca que logo foi batida por Pérez, com a marca de 1min25s824. Os tempos seguiram caindo, com Piastri tomando a ponta, mas sendo superado por Verstappen, que marcou 1min25s199.
Norris avançou para a liderança quando restavam cinco minutos para o final da sessão, com 1min24s947. Enquanto isso, alguns pilotos tinham suas voltas excluídas, caso de Hamilton. Bottas e Zhou ainda não tinham voltas registradas restando pouco mais de três minutos para o encerramento da atividade no circuito de Losail.
Sainz foi mais um que teve a volta excluída por conta dos limites de pista, caindo para a zona de eliminação. A dupla da Alfa Romeo, por sua vez, marcou volta, mas no primeiro momento ficou de fora do top-10. Russell se colocou em segundo, distante 0s080 do tempo de Norris, superando Verstappen, que aparecia em terceiro.
Com a Ferrari, Sainz se colocou em sexto, enquanto Hamilton perdeu a sua volta. Pérez, por outro lado, marcou o terceiro tempo com o cronômetro zerado para o Q2. Norris liderou, seguido por Russell e Pérez. Gasly, Hamilton, Bottas, Lawson e Zhou foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos procurando a pista rapidamente. Verstappen marcou 1min24s543 em seu primeiro giro rápido, mas teve a volta excluída por conta dos limites de pista. Assim, Sainz, com 1min26s961, tomou a liderança mesmo com um tempo alto. Pouco depois, Pérez assumiu a ponta da classificação com 1min25s382.
Piastri tomou a liderança, mas viu Norris marcar 1min24s536 para tomar a ponta. Leclerc, por sua vez, teve duas voltas excluídas. Russell se colocou na terceira colocação com a Mercedes, derrubando Pérez para o quarto lugar. Verstappen tomou a posição do piloto da Mercedes, enquanto Hulkenberg se posicionou em sexto.
Piastri tomou o melhor tempo com 1min24s454, garantindo a pole position para a Sprint. Norris vai largar em segundo, seguido por Verstappen, Russell e Alonso.
Deixe seu Comentário