Charles Leclerc conquistou neste sábado (29), a pole position para a corrida sprint do GP do Azerbaijão. O piloto da Ferrari novamente apresentou bom ritmo e conseguiu assegurar a posição mesmo após bater seu carro no final do SQ3, com tempo de 1m41s697.
A segunda posição ficou com Sergio Pérez, da Red Bull, que garantiu 1m41s844. Seu companheiro de equipe, Max Verstappen, veio logo atrás com 1m41s987. George Russell conseguiu colocar sua Mercedes em quarto com 1m42s252, seguido pela Ferrari de Carlos Sainz, que conseguiu 1m42s287.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Lewis Hamilton, da Mercedes, parte em sexto após anotar 1m42s502. Já Alexander Albon, da Williams, é o sétimo. Ele conseguiu 1m42s846. Logo atrás vem Fernando Alonso e Lance Stroll, ambos da Aston Martin. Lando Norris, da McLaren, ficou em décimo após não poder tomar tempo no SQ3, pois não tinha um conjunto de pneus macios novos como demanda a regra.
LEIA MAIS:
F1: Leclerc diz que Ferrari “precisava” de pole Baku
F1: Pérez desapontado com P3 no GP do Azerbaijão
F1: Verstappen confiante para disputa com Leclerc no GP do Azerbaijão
A corrida sprint do GP do Azerbaijão acontece às 10h30. Confira como foi o sprint shootout, que definiu o grid da prova curta em Baku:
SQ1
A pista foi liberada exatamente às 05h30 no horário de Brasília. A maioria dos pilotos saiu dos boxes assim que permitido, enquanto outros, como Max Verstappen e Charles Leclerc, esperaram alguns minutos. Alexander Albon foi o primeiro a fechar volta, com 1m45s472, mas esse tempo foi sendo derrubado gradualmente. Os pneus médios foram obrigatórios.
Leclerc conseguiu 1m43s372, tomando a ponta e sendo 0s191 mais rápido que Verstappen. Poucos minutos depois, a bandeira amarela foi acionada após Nyck De Vries errar uma curva e parar na área de escape, mas a pista foi rapidamente liberada, permitindo que mais pilotos melhorassem seus tempos.
Lewis Hamilton conseguiu encontrar uma boa volta e assumir a segunda posição com 1m43s561. Em seguida, Verstappen tomou a ponta, mas foi novamente superado por Leclerc, que anotou 1m42s820, 0s468 mais rápido que o holandês da Red Bull.
A primeira parte da classificação foi encerrada por bandeira vermelha após Logan Sargeant bater e ficar parado na pista. Foram eliminados: Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Pierre Gasly (Alpine) e Nyck De Vries (AlphaTauri).
SQ2
Verstappen começou na liderança com 1m42s417, 0508 mais rápido que Sergio Pérez. Em seguida, Leclerc acabou tirando a segunda posição de Pérez, conseguindo 1m42s812. Nico Hulkenberg acabou se atrapalhando em sua tentativa e por pouco não bateu sua Haas no muro em uma das áreas de escape.
Nos dois minutos finais, Leclerc conseguiu 1m42s500, tempo ainda não suficiente para assumir a ponta. Uma breve bandeira amarela no setor 2 foi provocada por Carlos Sainz, mas o piloto conseguiu sair sem problemas.
Foram eliminados: Oscar Piastri (McLaren), Nico Hulkenberg (Haas), Esteban Ocon (Alpine), Kevin Magnussen (Haas) e Logan Sargeant (Williams).
SQ3
Apesar de Lando Norris ter se classificado para a terceira etapa, o britânico não tinha um conjunto novo de pneus macios, algo obrigatório para a participação no SQ3. Por isso, ele ficou de fora.
Os carros da Red Bull começaram com bom ritmo. Pérez tomou a liderança com 1m41s876, mas logo foi superado por Leclerc, que garantiu 1m41s697. No final, o mexicano ainda tentou melhorar, mas foi prejudicado após Leclerc bater seu carro no muro, ficando com a pole.
Deixe seu Comentário