Andrea Dovizioso venceu neste domingo (15) o Grande Prêmio do Japão, 15ª etapa da temporada 2017 da MotoGP. Em uma corrida disputada embaixo de muita chuva em Motegi, o italiano da Ducati travou uma grande batalha com Marc Márquez, da Honda, durante toda a corrida, conseguindo a ultrapassagem que lhe rendeu a vitória apenas na última curva da última volta.
Márquez, que assumiu a liderança na largada e, depois, superou Danilo Petrucci para retomar o primeiro posto, teve que se contentar com a segunda colocação, enquanto o italiano da Ducati preparada pela Pramac completou o pódio com a terceira colocação. Andrea Iannone fechou a corrida em quarto, logo à frente de Álex Rins, seu companheiro de Suzuki.
Depois de largar da pole position, Johann Zarco completou a prova apenas em sexto com a Yamaha da Tech3, enquanto Jorge Lorenzo, que liderou a prova no começo, terminou em sétimo com a Ducati. Aleix Espargaró fechou a corrida na oitava posição com a Aprilia, e foi seguido por Maverick Viñales, da Yamaha. Loris Baz, da Marc VDS Honda, fechou o top-10, enquanto Valentino Rossi abandonou a prova após uma queda.
A MotoGP prossegue já no próximo domingo (22), com a realização do Grande Prêmio da Austrália, marcado para o circuito de Phillip Island.
Confira como foi a corrida
A prova começou com a pista extremamente molhada pela chuva e com Marc Márquez assumindo a liderança nos metros iniciais, deixando para trás Johann Zarco e Danilo Petrucci. No miolo do circuito, porém, Jorge Lorenzo surgiu com força e passou a quarta posição a liderança da corrida com sua Ducati. Atrás, Maverick Viñales saiu da 14ª para a oitava colocação.
As Ducatis começaram a prova demonstrando força, e Petrucci superou Márquez na segunda volta, ao passo que Andrea Dovizioso assumiu a quarta posição ao superar Zarco. Na frente, o italiano da Pramac não tomou conhecimento de Márquez e assumiu a segunda posição, tomando a liderança de Lorenzo algumas curvas mais tarde.
A Suzuki demonstrou força e viu Rins passar por Viñales para assumir a oitava colocação. No pelotão da frente, Márquez e Dovizioso passaram a trocar ultrapassagens, e o piloto da Honda prevaleceu, mantendo a terceira posição. O atual campeão foi para o ataque e deixou Lorenzo para trás, assumindo o segundo posto.
Lorenzo, que perdera a terceira posição para Dovizioso, despencou na classificação na quarta volta, quando cometeu um erro e caiu para o sexto lugar. Kohta Nozane caiu com a Yamaha da Tech3 na quinta volta, mesmo momento em que Iannone deixou Zarco para trás para assumir a quarta colocação. Ainda no giro número 5, Cal Crutchlow caiu com sua Honda da LCR.
Valentino Rossi assumiu a oitava posição ao deixar Lorenzo para trás, mas abandonou a disputa após uma queda ocorrida momentos depois de Karel Abraham também parar no chão. Zarco retomou a quarta posição de Iannone, que na oitava volta acabou superado por Álex Rins, seu companheiro de Suzuki.
Na 13ª volta, Márquez assumiu a liderança da corrida ao superar Petrucci, que no giro seguinte acabou superado por Dovizioso. A partir daí, os dois líderes do campeonato passaram a protagonizar uma grande batalha pela vitória. O piloto da Ducati assumiu a ponta quando restavam seis voltas para o final, e deu a impressão de definir a prova.
Restando três voltas para o final, Márquez deu o troco e voltou à ponta da corrida, e por lá permaneceu até a metade da última volta, quando permitiu a aproximação de Dovizioso, que o superou na reta oposta. O piloto da Honda tentou um último ataque na curva final, mas levou o “x”, e viu o italiano vencer pela quinta vez no ano.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário