<p>Scott Dixon conquistou na noite deste domingo (30) o seu quarto título da IndyCar Series, ao vencer o Grande Prêmio de Sonoma, última etapa da temporada 2015. O piloto da equipe Chip Ganassi contou com a estratégia e um erro de seu principal rival, Juan Pablo Montoya, que provocou um acidente com Will Power e precisou ir aos boxes para trocar o bico de seu carro. Ainda assim, os dois terminaram o campeonato empatados em pontos, com o neozelandês levando a melhor pelo número de vitórias.</p>
<p>A segunda colocação da corrida ficou com o americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, enquanto Charlie Kimball, companheiro de equipe de Dixon, completou a lista dos três melhores da prova. O brasileiro Tony Kanaan, outro piloto da Chip Ganassi, ficou com o quarto posto, seguido pelo australiano Ryan Briscoe, com o carro da equipe Schimidt-Peterson.</p>
<p>Juan Pablo Montoya completou a corrida na sexta colocação e ficou a uma ultrapassagem de conquistar seu segundo título na categoria. O colombiano ficou a 1s2 da posição que lhe daria o campeonato. Will Power ficou com a sétima colocação, seguido pelo japonês Takuma Sato. O venezuelano Rodolfo González levou a Dale Coyne a uma surpreendente nona posição, chegando a frente de Mikhail Aleshin, que retornou a categoria neste final de semana.</p>
<p>Os outros três postulantes ao título não tiveram uma boa posição de chegada. O brasileiro Helio Castroneves ficou com a 16ª colocação, depois de ser sacrificado no final da corrida para que Montoya tivesse chances de faturar o título. Graham Rahal terminou na 18ª posição, enquanto Josef Newgarden ficou com o 21º posto, depois de seu motor apagar na última rodada de paradas nos boxes.</p>
<p>A corrida</p>
<p>A largada teve Power mantendo a liderança, seguido por Newgarden e Hunter-Reay. Rahal bateu roda com alguns concorrentes – entre eles Dixon, e caiu para o nono posto. Kanaan pulou para a oitava colocação, enquanto Castroneves ganhou duas posições e avançou para a 13ª colocação.</p>
<p>Vindo do pelotão de trás, Castroneves optou por visitar os boxes logo na quarta volta, trocando os pneus de tarja vermelha, mais macios, pelos de tarja preta, de borracha mais dura. Bourdais e Vautier fizeram a parada na volta seguinte, enquanto outros pilotos também providenciaram a primeira troca de pneus nos giros seguintes.</p>
<p>Entre os ponteiros, Kanaan foi o primeiro a visitar os boxes, na 13ª volta. Mas o brasileiro da Chip Ganassi colocou pneus macios. Dixon fez seu pitstop na passagem seguinte, enquanto Power, Newgarden e Pagenaud trocaram os pneus no 15º giro. O americano da CFH precisou passar pela “vaga” do francês da Penske para não provocar um acidente.</p>
<p>Castroneves foi aos boxes pela segunda vez na 19ª volta, antes de Andretti, Saavedra e Servià, que esticaram o primeiro stint. O colombiano assumiu a liderança ao superar o americano na 20ª passagem. O espanhol da Andretti Autosport foi aos boxes no 22º giro, enquanto os dois líderes trocaram pneus na sequência.</p>
<p>Power retomou a liderança, seguido por Newgarden, enquanto Dixon pulou para a terceira posição, seguido por Hunter-Reay e Montoya. Kanaan fez sua segunda parada na 29ª volta e viu, quatro giros depois, a primeira bandeira amarela ser acionada por conta de um problema no carro de Luca Filippi.</p>
<p>Os líderes foram para os boxes e Dixon superou Power e Newgarden, enquanto Saavedra assumiu a liderança, depois de ficar na pista, seguido por Andretti, Servià e Kanaan, enquanto Castroneves pulou para a sexta posição. A relargada veio na 39ª volta e Kanaan superou Servià, pulando para o terceiro posto. Mais atrás, Power foi tocado por Montoya, rodando na pista e forçando nova bandeira amarela.</p>
<p>Com Montoya e Power na parte de trás do pelotão, a disputa pelo título ficou aberta, com Dixon e Rahal sendo os principais postulantes ao título. Na pista, a relargada veio na 43ª passagem, e Kanaan assumiu a liderança dois giros depois, ao superar Andretti e Saavedra, que logo após fizeram a segunda parada, na 49ª volta.</p>
<p>Kanaan fez sua parada na 52ª volta e cedeu a liderança a Dixon, que neste momento passou a ser o campeão da temporada, aproveitando-se do fato de Montoya seguir no pelotão de trás. Buscando abrir caminho, o brasileiro da Chip Ganassi passou a abrir caminho e superou Montoya na 58ª passagem, assumindo a 11ª posição.</p>
<p>Newgarden deixou a disputa pelo título na 61ª volta, quando foi aos boxes e deixou o motor de seu carro – que sofreu um princípio de incêndio – apagar. Dixon fez sua última parada no giro seguinte, enquanto Montoya e Power pararam na 63ª passagem. Kanaan e Power entraram nos boxes no giro 64, quando Jakes bateu e forçou a terceira bandeira amarela da prova.</p>
<p>A prova foi reiniciada restando 16 voltas para o final, com Dixon mantendo a ponta da corrida. Montoya, que relargou da 12ª colocação, subiu para o oitavo lugar, beneficiado pelo acidente de Muñoz, que ficou parado no hairpin após um toque com Hawksworth e forçou a quarta entrada do Safety Car na prova.</p>
<p>Nova bandeira verde foi dada quando restavam 12 voltas para o final da corrida com o colombiano da Penske precisando subir para o quinto lugar para conquistar o título, mas sem condições de fazer ultrapassagens. Mas, restando nove voltas, Bourdais atingiu Rahal, que rodou, cedendo sua posição para Montoya, que faturou a posição do francês, que foi punido pela manobra.</p>
<p>Com a vitória garantida para Dixon, o neozelandês passou a torcer para que o colombiano não ganhasse mais nenhuma posição. Montoya partiu com tudo para cima de Briscoe, mas não conseguiu tentar uma manobra para superá-lo, ficando com a sexta posição na corrida e o vice-campeonato.</p>
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