Card image
Notícias
CORSA comemora 40 Anos de fundação em 2026

2 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 10/08/2026
  • Atualizado: 11/08/2026 às 12:17
  • Por: Redação

Empresa genuinamente brasileira foi pioneira na produção e Homologações FIA de vestuário para pilotos de autos e karts no país, a CORSA foi fundada por Solange Alvares Sgarbi em 11 de agosto de 1986.

A princípio, a companhia manteve suas operações em um pequeno espaço localizado em frente ao Autódromo de Interlagos. Tempos depois, mudou-se para outra sede na Avenida Interlagos, local onde funciona até hoje.

CORSA, equipamentos de segurança para pilotos, Interlagos
Fachada da sede da CORSA em Interlagos, São Paulo – Foto: CORSA divulgação

O objetivo da empresa era suprir profissionalmente a necessidade de vestuário completo, com; macacões, luvas, sapatilhas e outros acessórios para os pilotos que até aquele momento contavam apenas com produtos importados ou feitos sobe encomenda em costureiras locais que atendiam apenas sob encomenda macacões em brim.

Dois anos passaram da fundação quando, Orlando Sgarbi Filho, marido de Solange, executivo de Marketing vindo do setor de autopeças se juntou a ela, na tarefa para seguir com evolução do negócio.

LEIA MAIS: Novidades do Capacete de Ouro 30 Anos

Já no início de nos anos 90 a empresa desenvolveu o primeiro macacão antichamas na América Latina, que naquela época, eram somente usados em provas Internacionais com a Norma Fia criada em 1986.

CORSA, luvas para pilotos, segurança, Brasil, Interlagos
Luvas estão entre os equipamentos produzidos pela CORSA – Foto: Divulgação

Nesta época a grande fabricante de matérias primas feitas com a fibra Aramida, material resistente às chamas, conhecido pela marca Nomex, a Dupont do Brasil, deu apoio técnico para CORSA desenvolver as primeiras unidades de macacões no padrão dos fabricantes estrangeiros.

Em seguida a CORSA desenvolvendo testes em laboratórios Europeus e com isso foi a pioneira na Homologação FIA para macacões antichamas para pilotos de autos na América Latina, iniciando uma evolução na segurança dos pilotos Brasileiros.

Siga a RACING também no Instagram!

Nos anos que seguiram foram desenvolvidas, sapatilhas, luvas e outros acessórios, todos seguindo as Normas FIA. Com isso além de suprir o mercado brasileiro a empresa passou a exportar onde também inclusive vestiu todos os mecânicos e o piloto de uma equipe de Fórmula Indy, onde corria o piloto brasileiro Hélio Castro Neves.

Hoje a empresa evoluiu, passando a usar técnicas avançadas de modelagem por computador incluindo equipamentos de última geração no processo de sublimação, muito usado no seguimento de kart para impressão dos macacões.

CORSA, impressão, laser, confecção, pilotos, macacão, segurança, Brasil, Interlagos
Impressora utilizada para produção dos moldes de confecção de macacões na CORSA – Foto: Divulgação

Sendo uma empresa familiar, os últimos anos foram marcados pelo processo de sucessão na gestão com a chegada dos filhos dos fundadores de Taisa e Caio A. Sgarbi. Taisa atualmente gerencia a produção e toda área de design, enquanto Caio é responsável pelo planejamento de produtos, vendas e marketing.

Primeiro Macacão Nomex – Mil Milhas – Mecânico – 1987 – Foto: divulgação Corsa

Nota: Por ser quem trata das Homologações FIA, Caio Sgarbi, foi convidado e faz parte do Comite de Segurança da FIA, onde já participou de reunião na Europa promovida pela organização.

Texto e Fotos: Divulgação/CORSA

Deixe seu Comentário

Comentários