Card image
Notícias
Conheça pilotos que competiram em modalidades dos Jogos Olímpicos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/07/2021
  • Atualizado: 22/07/2021 às 19:10
  • Por: Leonardo Marson

Mais importante evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos terão, a partir desta sexta-feira (23), a abertura de mais uma edição, marcada para Tóquio, no Japão. Atletas dos mais variados esportes estarão em ação em terras japonesas. O que poucos sabem é que alguns nomes conhecidos do esporte a motor também disputarão ou já participaram das Olimpíadas.

Jogos Olímpicos
Nasser Al-Attiyah tem um bronze e disputará as Olimpíadas de Tóquio. (Foto: divulgação)

Seja nos Jogos de verão ou nos de inverno, pilotos conhecidos do grande público e outros não tão lembrados assim já fizeram participações. Alguns deles conseguiram sucesso e medalhas, enquanto outros foram figurantes tanto nas corridas quanto nas competições olímpicas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Em que pese haver esforços da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que o esporte a motor passe a fazer parte do programa olímpico, com corridas de karts elétricos, ainda é uma realidade distante ver corridas de carros nos Jogos.

LEIA MAIS:

Castroneves encontra outros tetracampeões da Indy 500 em Indianápolis
Mick Schumacher pilota carro da estreia do pai na Fórmula 1

RACING mostra a seguir alguns pilotos que disputaram algumas das principais categorias do esporte a motor mundial e que também se aventuraram nas Olimpíadas.

Nasser Al-Attiyah

O catari, três vezes vencedor do Rally Dakar e um dos principais nomes da atualidade nas competições fora de estrada, é também um dos heróis olímpicos do pequeno país localizado no Oriente Médio, atuando nas competições de tiro esportivo.

Confirmado na disputa deste ano, o atleta de 50 anos viveu seu grande momento olímpico nos Jogos de Londres, em 2012. Na ocasião, Al-Attiyah ficou com a medalha de bronze na prova do skeet individual, garantindo uma das duas medalhas do Catar naquela edição.

Divina Galica

A inglesa jamais foi uma pilota de grande destaque, tendo disputado competições na Inglaterra antes de se aventurar na Fórmula 1, quando falhou na tentativa de classificação para o GP da Inglaterra. Em 1978, pela Hesketh, Galica buscou, sem sucesso, disputar os GPs do Brasil e da Argentina.

Antes de se aventurar na Fórmula 1, porém, Galica participou de três edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, sempre disputando as competições de Sky Alpino. Depois de participar das Olimpíadas de Innsbruck 1964, Grenoble 1968, e Sapporo 1972, a inglesa esteve presente em Albertville 1992 para disputar a prova de Sky de velocidade. Galica jamais conseguiu uma medalha.

Bob Said

Não se pode negar que o americano foi um fanático por velocidade. Bob Said disputou um único Grande Prêmio em sua carreira na Fórmula 1, nos Estados Unidos, em Sebring. A corrida acabou antes de que o piloto completasse a primeira volta.

Said, porém, se aventurou nas Olimpíadas de inverno, no esporte que é considerado “a Fórmula 1 do gelo”: o Bobsleigh. O atleta competiu na modalidade nos Jogos de Grenoble 1968 e Sapporo 1972, sempre no time americano de quatro homens, mesma modalidade que aparece no filme “Jamaica Abaixo de Zero”. A medalha, porém, não veio.

Príncipe Bira

Aqui temos outro príncipe que competiu no automobilismo e em Jogos Olímpicos. O Príncipe Bira esteve no grid da primeira corrida da história da Fórmula 1, em 1950, em Silverstone, e disputou nada menos do que 19 corridas entre 1950 e 1954, tendo como melhores resultados dois quartos lugares nos GPs da Suíça, em 1950, e da França de 1954.

Por Olimpíadas, a carreira foi ainda mais longeva, com a participação em quatro edições (Melbourne 1956, Roma 1960, Tóquio 1964 e Munique 1972), sempre nas competições de vela. O tailandês, porém, jamais conquistou uma medalha olímpica.

Alessandro Zanardi

Eis um caso de sucesso nos autódromos e nas competições olímpicas. Alessandro Zanardi teve duas passagens pela Fórmula 1 e foi bicampeão da CART (Indy). Porém, um acidente numa etapa da categoria americana na Alemanha o fez perder as pernas.

Fim de carreira esportiva? Que nada! O italiano passou a competir em provas de handbike. E o desempenho foi dos melhores: em duas Paralimpíadas, em Londres e no Rio de Janeiro, o italiano conquistou quatro medalhas de ouro, e duas pratas. Além disso, foram 12 ouros em campeonatos mundiais.

Infelizmente, o piloto sofreu um acidente em 2020, quando participava de um treinamento na Itália, e segue em recuperação desde então.

Deixe seu Comentário

Comentários