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Com a maior freada da temporada, Interlagos abre segunda metade de 2022 da Stock Car

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  • Publicado: 29/07/2022
  • Atualizado: 29/07/2022 às 16:42
  • Por: Ana Oliveira

A Stock Car Pro Series abre a segunda metade do campeonato 2022 no mesmo local onde iniciou a atual temporada, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo. Depois da disputa da Corrida de Duplas, em fevereiro, o tradicional circuito recebe a sétima etapa com a disputa pela liderança acesa e perspectivas de nova mudança de líder da tabela.

Carros reduzem a velocidade em 165 km/h em poucos metros
(Foto: Luís França/P1 Media Relations)

Isso porque o atual primeiro colocado na classificação geral, Daniel Serra, não estará em Interlagos no final de semana. O tricampeão da Stock Car, que tem 11 pontos de vantagem sobre o atual campeão Gabriel Casagrande, irá disputar as 24 Horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, pela Ferrari. E com 56 pontos em disputa, o vice-líder tem bons prospectos na busca por recuperar a ponta.

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Serra será substituído pelo tocantinense Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016. Fraga, atualmente competindo no DTM, onde venceu a última prova, usará o número 74 no Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC.

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Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

O fim de semana reserva dois treinos livres na sexta-feira (29), o classificatório no sábado (30) às 13h10 e no domingo (31) a largada da primeira prova acontece no mesmo horário; a segunda corrida tem largada programada para as 13h45. As provas do domingo têm transmissão ao vivo de Band, SporTV, canal oficial da Stock Car no YouTube e outras plataformas digitais.

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