Card image
Notícias
Coluna do Chico Lelis: Gilles, o canadense ídolo na Itália

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/08/2023
  • Atualizado: 03/08/2023 às 11:09
  • Por: Chico Lelis

– Buongiorno Signor Chico Lelis, ci fa piacere che Lei ci abbia contattato per avere informazioni sul nostro Club.

Il nostro Club è l’unico in Italia (e forse al mondo) ad essere intitolato solo ed esclusivamente al grandissimo Gilles Villeneuve. (Zonda Gilberto, presidente do Clube)

Gilles Villeneuve
Foto: divulgação

– Olá Sr. Chico Lelis,

Estamos satisfeitos por você ter entrado em contato conosco para obter informações sobre o nosso Clube (https://www.27gilles.it/storia).

Nosso clube é o único na Itália (e talvez no mundo) a receber o nome exclusivamente do grande Gilles Villeneuve.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Eu descobri este clube quando, junto com meu amigo Vicente Alessi (Autodata), estivemos rodando pela Itália (depois do lançamento da 2ª geração do Cinqüecento), para ir até a Erbè, onde nascera o “nono” dele, Giuseppe Alessi. E ali onde um parque com homenagem a Gilles Villeneuve, um dos mais carismático e “atrevido” piloto da F1, nos anos 70, que correu pela Ferrari e, com uma delas, a F 104 venceu uma disputa (de um quilômetro) com o jato (Starfighter F-104S, prefixo 51-02) da Força Aérea Italiana, no aeroporto de Istrana, em 1981.

A História do Clube

Em 8 de setembro de 1974, um grupo de entusiastas e simpatizantes da Ferrari fundou o “Club Ferrari Erbè” que, com a autorização do fundador Enzo Ferrari, registrado oficialmente da casa Maranello com o número 53.

LEIA MAIS:

Vandoorne volta a pilotar carro da F1 em teste de pneus da Pirelli
Toto Wolff compara relacionamento com Hamilton com a esposa: “Não quero me divorciar”

Os membros fundadores foram: Benedini Antonio, Bernabè Gianluigi, Cestaro Luigi e Cestaro Garduccio, Ortelli Bruno, Sabaini Oddone, Silvestris Alessandro e Sylvestris Fabrizio.

Zonda Gilberto orgulha-se ao dizer que “0 nosso clube é o único na Itália (e talvez no mundo) a receber o nome exclusivamente do grande Gilles Villeneuve.

Também lhe dedicamos um monumento além dos já existentes em Berthierville, Zolder e Imola, mas nosso monumento localizado no parque é certamente o mais volumoso e vistoso. A estátua de bronze de Gilles no monumento de Erbè é do escultor Fulvio Sandri”.

Em 4 de outubro de 1983, o clube dedicou a ele um monumento de bronze, obra do escultor Fulvio Sandri conhecido como “Cassan”, e em homenagem a Gilles foi adotado o novo nome de “Club Ferrari Gilles Villeneuve”.

Em setembro de 2006, o nome do clube passou a ser oficial e definitivamente o atual “Club Gilles Villeneuve” Erbè por que a diretoria não acatou uma ordem da Ferrari para se cobrar a taxa de ingresso em sua equipe, a chamada “taxa da paixão”. Para selar o evento, naquele mesmo ano, o avião que está no parqeu, foi doado pela Força Aérea Italiana.

Gilles Nasceu em Quebec, no Canadá, em 18 de janeiro de 1950 e faleceu em um acidente, durante sessão de qualificação, em 8 de maio de 1982, em acidente durante a sessão de classificação para o GP da Áustria, em Zolder. Ele bateu na traseira do carro de Jochen Mass, a 220 km/h.

Ele começou sua carreira sendo campeão canadense e norte-americano, na Fórmula Atlantic, em 1976, sendo bi do canadense, em 1977. Em sua primeira prova na F1, em 1977 (GP da Grã-Bretanha, em Silverstone) ele correu como 3º piloto, com um M23 da McLaren (mesmo modelo que Emerson Fittipaldi ganhou o campeonato de 1974), ao lado de James Hunt e o alemão Jochen Mass. Largou em 9º, mas acabou chegando em 11º por problemas mecânicos do carro.

Naquele mesmo ano foi para a Ferrari, para ser companheiro do argentino Carlos Reutmann. Por falar em Ferrari, seu criador, Enzo Ferrari era fã de Gilles, pela sua forma de pilotar (na foto ao lado, nota-se a descontração do encontro entre eles).

Gilles deixou dois filhos, que também foram pilotos. O mais conhecido deles, Jacques, campeão da F1 em 1997 e o Jacques-Joseph, que correu na F Indy, participando de 36 provas, saindo vencedor na Road America, em Elkhart, 1985.

Por sua vez, Gilles venceu as etapas de F1 no Canadá (81), Africa do Sul e EUA e Oeste dos EUA(79) e Monaco e Espanha (81).

Deixe seu Comentário

Comentários